Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nadaes, Júlia Rocha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28630
Resumo: Desde 2019, com o surgimento do novo vírus SARS-CoV-2, até a atualidade, ano de 2022, o mundo vem enfrentando verdadeiras batalhas contra o vírus e as suas consequências. Nesse contexto de pandemia e dos diversos aspectos políticos envolvidos na temática, é possível notar uma maior participação do movimento antivacina nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, em razão da grande quantidade de notícias de conteúdos falsos (fake news) veiculadas. A percepção da polarização que se estabeleceu na sociedade brasileira e o movimento de descredibilização da ciência, fez-me refletir sobre a importância de ações de popularização do conhecimento científico, da formação cidadã e da escola. Esse cenário de pandemia da Covid-19 e seu impacto em toda sociedade brasileira, especialmente nas escolas com a suspensão de suas atividades por um longo tempo, levou-me à reflexão sobre a importância do conhecimento científico e a sua visão crítica para o ensino de Ciências. Neste sentido, este trabalho apresenta uma proposta metodológica de ensino do conteúdo Vacinação para alunos do 70. ano do Ensino Fundamental da rede básica de Ensino, referenciada na pedagogia dialógica de Freire e no seu conceito de tema gerador, assim como nos preceitos de Alfabetização Científica de Chassot. A proposta resultou na sequência didática intitulada “Vacinação: uma proposta de metodologia de ensino”.
id UFF-2_df6843c0383b8ab0ecdb50970bb8b364
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28630
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científicamovimento antivacina; alfabetização científica; tema gerador; sequência didática.Ensino da Ciência, Divulgação científica, Vacinação, Sequência didáticaDesde 2019, com o surgimento do novo vírus SARS-CoV-2, até a atualidade, ano de 2022, o mundo vem enfrentando verdadeiras batalhas contra o vírus e as suas consequências. Nesse contexto de pandemia e dos diversos aspectos políticos envolvidos na temática, é possível notar uma maior participação do movimento antivacina nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, em razão da grande quantidade de notícias de conteúdos falsos (fake news) veiculadas. A percepção da polarização que se estabeleceu na sociedade brasileira e o movimento de descredibilização da ciência, fez-me refletir sobre a importância de ações de popularização do conhecimento científico, da formação cidadã e da escola. Esse cenário de pandemia da Covid-19 e seu impacto em toda sociedade brasileira, especialmente nas escolas com a suspensão de suas atividades por um longo tempo, levou-me à reflexão sobre a importância do conhecimento científico e a sua visão crítica para o ensino de Ciências. Neste sentido, este trabalho apresenta uma proposta metodológica de ensino do conteúdo Vacinação para alunos do 70. ano do Ensino Fundamental da rede básica de Ensino, referenciada na pedagogia dialógica de Freire e no seu conceito de tema gerador, assim como nos preceitos de Alfabetização Científica de Chassot. A proposta resultou na sequência didática intitulada “Vacinação: uma proposta de metodologia de ensino”.81p.Santos, Maria Bernadete Pinto dosAnjos, Maylta Brandão dosOliveira, Luiza Rodrigues deCova, Rose Mary LatiniBampi, Maria Luísa FurlinNadaes, Júlia Rocha2023-04-27T13:50:24Z2023-04-27T13:50:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfNADAES, Júlia Rocha. Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica. 2022. 81 f. Dissertação(Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28630CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-27T13:50:29Zoai:app.uff.br:1/28630Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:53.752770Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica
title Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica
spellingShingle Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica
Nadaes, Júlia Rocha
movimento antivacina; alfabetização científica; tema gerador; sequência didática.
Ensino da Ciência, Divulgação científica, Vacinação, Sequência didática
title_short Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica
title_full Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica
title_fullStr Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica
title_full_unstemmed Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica
title_sort Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica
author Nadaes, Júlia Rocha
author_facet Nadaes, Júlia Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Maria Bernadete Pinto dos
Anjos, Maylta Brandão dos
Oliveira, Luiza Rodrigues de
Cova, Rose Mary Latini
Bampi, Maria Luísa Furlin
dc.contributor.author.fl_str_mv Nadaes, Júlia Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv movimento antivacina; alfabetização científica; tema gerador; sequência didática.
Ensino da Ciência, Divulgação científica, Vacinação, Sequência didática
topic movimento antivacina; alfabetização científica; tema gerador; sequência didática.
Ensino da Ciência, Divulgação científica, Vacinação, Sequência didática
description Desde 2019, com o surgimento do novo vírus SARS-CoV-2, até a atualidade, ano de 2022, o mundo vem enfrentando verdadeiras batalhas contra o vírus e as suas consequências. Nesse contexto de pandemia e dos diversos aspectos políticos envolvidos na temática, é possível notar uma maior participação do movimento antivacina nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, em razão da grande quantidade de notícias de conteúdos falsos (fake news) veiculadas. A percepção da polarização que se estabeleceu na sociedade brasileira e o movimento de descredibilização da ciência, fez-me refletir sobre a importância de ações de popularização do conhecimento científico, da formação cidadã e da escola. Esse cenário de pandemia da Covid-19 e seu impacto em toda sociedade brasileira, especialmente nas escolas com a suspensão de suas atividades por um longo tempo, levou-me à reflexão sobre a importância do conhecimento científico e a sua visão crítica para o ensino de Ciências. Neste sentido, este trabalho apresenta uma proposta metodológica de ensino do conteúdo Vacinação para alunos do 70. ano do Ensino Fundamental da rede básica de Ensino, referenciada na pedagogia dialógica de Freire e no seu conceito de tema gerador, assim como nos preceitos de Alfabetização Científica de Chassot. A proposta resultou na sequência didática intitulada “Vacinação: uma proposta de metodologia de ensino”.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-27T13:50:24Z
2023-04-27T13:50:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NADAES, Júlia Rocha. Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica. 2022. 81 f. Dissertação(Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28630
identifier_str_mv NADAES, Júlia Rocha. Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica. 2022. 81 f. Dissertação(Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823567888711680