Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28630 |
Resumo: | Desde 2019, com o surgimento do novo vírus SARS-CoV-2, até a atualidade, ano de 2022, o mundo vem enfrentando verdadeiras batalhas contra o vírus e as suas consequências. Nesse contexto de pandemia e dos diversos aspectos políticos envolvidos na temática, é possível notar uma maior participação do movimento antivacina nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, em razão da grande quantidade de notícias de conteúdos falsos (fake news) veiculadas. A percepção da polarização que se estabeleceu na sociedade brasileira e o movimento de descredibilização da ciência, fez-me refletir sobre a importância de ações de popularização do conhecimento científico, da formação cidadã e da escola. Esse cenário de pandemia da Covid-19 e seu impacto em toda sociedade brasileira, especialmente nas escolas com a suspensão de suas atividades por um longo tempo, levou-me à reflexão sobre a importância do conhecimento científico e a sua visão crítica para o ensino de Ciências. Neste sentido, este trabalho apresenta uma proposta metodológica de ensino do conteúdo Vacinação para alunos do 70. ano do Ensino Fundamental da rede básica de Ensino, referenciada na pedagogia dialógica de Freire e no seu conceito de tema gerador, assim como nos preceitos de Alfabetização Científica de Chassot. A proposta resultou na sequência didática intitulada “Vacinação: uma proposta de metodologia de ensino”. |
id |
UFF-2_df6843c0383b8ab0ecdb50970bb8b364 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/28630 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científicamovimento antivacina; alfabetização científica; tema gerador; sequência didática.Ensino da Ciência, Divulgação científica, Vacinação, Sequência didáticaDesde 2019, com o surgimento do novo vírus SARS-CoV-2, até a atualidade, ano de 2022, o mundo vem enfrentando verdadeiras batalhas contra o vírus e as suas consequências. Nesse contexto de pandemia e dos diversos aspectos políticos envolvidos na temática, é possível notar uma maior participação do movimento antivacina nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, em razão da grande quantidade de notícias de conteúdos falsos (fake news) veiculadas. A percepção da polarização que se estabeleceu na sociedade brasileira e o movimento de descredibilização da ciência, fez-me refletir sobre a importância de ações de popularização do conhecimento científico, da formação cidadã e da escola. Esse cenário de pandemia da Covid-19 e seu impacto em toda sociedade brasileira, especialmente nas escolas com a suspensão de suas atividades por um longo tempo, levou-me à reflexão sobre a importância do conhecimento científico e a sua visão crítica para o ensino de Ciências. Neste sentido, este trabalho apresenta uma proposta metodológica de ensino do conteúdo Vacinação para alunos do 70. ano do Ensino Fundamental da rede básica de Ensino, referenciada na pedagogia dialógica de Freire e no seu conceito de tema gerador, assim como nos preceitos de Alfabetização Científica de Chassot. A proposta resultou na sequência didática intitulada “Vacinação: uma proposta de metodologia de ensino”.81p.Santos, Maria Bernadete Pinto dosAnjos, Maylta Brandão dosOliveira, Luiza Rodrigues deCova, Rose Mary LatiniBampi, Maria Luísa FurlinNadaes, Júlia Rocha2023-04-27T13:50:24Z2023-04-27T13:50:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfNADAES, Júlia Rocha. Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica. 2022. 81 f. Dissertação(Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28630CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-27T13:50:29Zoai:app.uff.br:1/28630Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:53.752770Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica |
title |
Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica |
spellingShingle |
Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica Nadaes, Júlia Rocha movimento antivacina; alfabetização científica; tema gerador; sequência didática. Ensino da Ciência, Divulgação científica, Vacinação, Sequência didática |
title_short |
Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica |
title_full |
Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica |
title_fullStr |
Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica |
title_sort |
Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica |
author |
Nadaes, Júlia Rocha |
author_facet |
Nadaes, Júlia Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Maria Bernadete Pinto dos Anjos, Maylta Brandão dos Oliveira, Luiza Rodrigues de Cova, Rose Mary Latini Bampi, Maria Luísa Furlin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nadaes, Júlia Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
movimento antivacina; alfabetização científica; tema gerador; sequência didática. Ensino da Ciência, Divulgação científica, Vacinação, Sequência didática |
topic |
movimento antivacina; alfabetização científica; tema gerador; sequência didática. Ensino da Ciência, Divulgação científica, Vacinação, Sequência didática |
description |
Desde 2019, com o surgimento do novo vírus SARS-CoV-2, até a atualidade, ano de 2022, o mundo vem enfrentando verdadeiras batalhas contra o vírus e as suas consequências. Nesse contexto de pandemia e dos diversos aspectos políticos envolvidos na temática, é possível notar uma maior participação do movimento antivacina nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, em razão da grande quantidade de notícias de conteúdos falsos (fake news) veiculadas. A percepção da polarização que se estabeleceu na sociedade brasileira e o movimento de descredibilização da ciência, fez-me refletir sobre a importância de ações de popularização do conhecimento científico, da formação cidadã e da escola. Esse cenário de pandemia da Covid-19 e seu impacto em toda sociedade brasileira, especialmente nas escolas com a suspensão de suas atividades por um longo tempo, levou-me à reflexão sobre a importância do conhecimento científico e a sua visão crítica para o ensino de Ciências. Neste sentido, este trabalho apresenta uma proposta metodológica de ensino do conteúdo Vacinação para alunos do 70. ano do Ensino Fundamental da rede básica de Ensino, referenciada na pedagogia dialógica de Freire e no seu conceito de tema gerador, assim como nos preceitos de Alfabetização Científica de Chassot. A proposta resultou na sequência didática intitulada “Vacinação: uma proposta de metodologia de ensino”. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-27T13:50:24Z 2023-04-27T13:50:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NADAES, Júlia Rocha. Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica. 2022. 81 f. Dissertação(Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/28630 |
identifier_str_mv |
NADAES, Júlia Rocha. Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica. 2022. 81 f. Dissertação(Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823567888711680 |