O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/3186
http://hdl.handle.net/11449/135436
Resumo: A proposta apresentada busca discutir as potencialidades que uma sequência didática baseada nos eixos teóricos de Divulgação Científica e da concepção educacional de Paulo Freire, teve para uma formação problematizadora de alunos de uma escola no Brasil. Considerando formação como meio da interação entre sujeitos e com o mundo, viabilizada pelo questionamento da realidade e enfrentamento dos problemas da prática social e intervenção direta no mundo, a problematização da Divulgação Científica no ensino formal permite proporcionar discussões que representam a possibilidade de relação de seu conteúdo geral, do conhecimento científico e de esferas do mundo vivido. Em nosso caso, essa possibilidade viabilizou o tratamento de conhecimentos relacionados ao conceito de modelos atômicos além de enfatizar as potencialidades do planejamento interdisciplinar.
id UNSP_1436fe186f343195ea245baadf71d351
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135436
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadoraDivulgação científicaEducação problematizadoraSequência didáticaA proposta apresentada busca discutir as potencialidades que uma sequência didática baseada nos eixos teóricos de Divulgação Científica e da concepção educacional de Paulo Freire, teve para uma formação problematizadora de alunos de uma escola no Brasil. Considerando formação como meio da interação entre sujeitos e com o mundo, viabilizada pelo questionamento da realidade e enfrentamento dos problemas da prática social e intervenção direta no mundo, a problematização da Divulgação Científica no ensino formal permite proporcionar discussões que representam a possibilidade de relação de seu conteúdo geral, do conhecimento científico e de esferas do mundo vivido. Em nosso caso, essa possibilidade viabilizou o tratamento de conhecimentos relacionados ao conceito de modelos atômicos além de enfatizar as potencialidades do planejamento interdisciplinar.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP]Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]2016-03-02T13:02:45Z2016-03-02T13:02:45Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article30-35application/pdfhttp://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/3186Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. 2014, p. 30-35, 2014.0121-3814http://hdl.handle.net/11449/135436ISSN0121-3814-2014-2014-30-35.pdf25719776710306815809010042856167Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de la Facultad de Ciencia y Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:08:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135436Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:19:46.283502Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadora
title O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadora
spellingShingle O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadora
Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP]
Divulgação científica
Educação problematizadora
Sequência didática
title_short O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadora
title_full O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadora
title_fullStr O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadora
title_full_unstemmed O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadora
title_sort O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadora
author Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP]
author_facet Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP]
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
author_role author
author2 Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP]
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
Educação problematizadora
Sequência didática
topic Divulgação científica
Educação problematizadora
Sequência didática
description A proposta apresentada busca discutir as potencialidades que uma sequência didática baseada nos eixos teóricos de Divulgação Científica e da concepção educacional de Paulo Freire, teve para uma formação problematizadora de alunos de uma escola no Brasil. Considerando formação como meio da interação entre sujeitos e com o mundo, viabilizada pelo questionamento da realidade e enfrentamento dos problemas da prática social e intervenção direta no mundo, a problematização da Divulgação Científica no ensino formal permite proporcionar discussões que representam a possibilidade de relação de seu conteúdo geral, do conhecimento científico e de esferas do mundo vivido. Em nosso caso, essa possibilidade viabilizou o tratamento de conhecimentos relacionados ao conceito de modelos atômicos além de enfatizar as potencialidades do planejamento interdisciplinar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-03-02T13:02:45Z
2016-03-02T13:02:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/3186
Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. 2014, p. 30-35, 2014.
0121-3814
http://hdl.handle.net/11449/135436
ISSN0121-3814-2014-2014-30-35.pdf
2571977671030681
5809010042856167
url http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/3186
http://hdl.handle.net/11449/135436
identifier_str_mv Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. 2014, p. 30-35, 2014.
0121-3814
ISSN0121-3814-2014-2014-30-35.pdf
2571977671030681
5809010042856167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30-35
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129415644708864