O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/3186 http://hdl.handle.net/11449/135436 |
Resumo: | A proposta apresentada busca discutir as potencialidades que uma sequência didática baseada nos eixos teóricos de Divulgação Científica e da concepção educacional de Paulo Freire, teve para uma formação problematizadora de alunos de uma escola no Brasil. Considerando formação como meio da interação entre sujeitos e com o mundo, viabilizada pelo questionamento da realidade e enfrentamento dos problemas da prática social e intervenção direta no mundo, a problematização da Divulgação Científica no ensino formal permite proporcionar discussões que representam a possibilidade de relação de seu conteúdo geral, do conhecimento científico e de esferas do mundo vivido. Em nosso caso, essa possibilidade viabilizou o tratamento de conhecimentos relacionados ao conceito de modelos atômicos além de enfatizar as potencialidades do planejamento interdisciplinar. |
id |
UNSP_1436fe186f343195ea245baadf71d351 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/135436 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadoraDivulgação científicaEducação problematizadoraSequência didáticaA proposta apresentada busca discutir as potencialidades que uma sequência didática baseada nos eixos teóricos de Divulgação Científica e da concepção educacional de Paulo Freire, teve para uma formação problematizadora de alunos de uma escola no Brasil. Considerando formação como meio da interação entre sujeitos e com o mundo, viabilizada pelo questionamento da realidade e enfrentamento dos problemas da prática social e intervenção direta no mundo, a problematização da Divulgação Científica no ensino formal permite proporcionar discussões que representam a possibilidade de relação de seu conteúdo geral, do conhecimento científico e de esferas do mundo vivido. Em nosso caso, essa possibilidade viabilizou o tratamento de conhecimentos relacionados ao conceito de modelos atômicos além de enfatizar as potencialidades do planejamento interdisciplinar.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP]Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]2016-03-02T13:02:45Z2016-03-02T13:02:45Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article30-35application/pdfhttp://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/3186Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. 2014, p. 30-35, 2014.0121-3814http://hdl.handle.net/11449/135436ISSN0121-3814-2014-2014-30-35.pdf25719776710306815809010042856167Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de la Facultad de Ciencia y Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:08:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135436Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:19:46.283502Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadora |
title |
O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadora |
spellingShingle |
O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadora Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP] Divulgação científica Educação problematizadora Sequência didática |
title_short |
O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadora |
title_full |
O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadora |
title_fullStr |
O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadora |
title_full_unstemmed |
O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadora |
title_sort |
O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadora |
author |
Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP] |
author_facet |
Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP] Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP] Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação científica Educação problematizadora Sequência didática |
topic |
Divulgação científica Educação problematizadora Sequência didática |
description |
A proposta apresentada busca discutir as potencialidades que uma sequência didática baseada nos eixos teóricos de Divulgação Científica e da concepção educacional de Paulo Freire, teve para uma formação problematizadora de alunos de uma escola no Brasil. Considerando formação como meio da interação entre sujeitos e com o mundo, viabilizada pelo questionamento da realidade e enfrentamento dos problemas da prática social e intervenção direta no mundo, a problematização da Divulgação Científica no ensino formal permite proporcionar discussões que representam a possibilidade de relação de seu conteúdo geral, do conhecimento científico e de esferas do mundo vivido. Em nosso caso, essa possibilidade viabilizou o tratamento de conhecimentos relacionados ao conceito de modelos atômicos além de enfatizar as potencialidades do planejamento interdisciplinar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-03-02T13:02:45Z 2016-03-02T13:02:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/3186 Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. 2014, p. 30-35, 2014. 0121-3814 http://hdl.handle.net/11449/135436 ISSN0121-3814-2014-2014-30-35.pdf 2571977671030681 5809010042856167 |
url |
http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/3186 http://hdl.handle.net/11449/135436 |
identifier_str_mv |
Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. 2014, p. 30-35, 2014. 0121-3814 ISSN0121-3814-2014-2014-30-35.pdf 2571977671030681 5809010042856167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
30-35 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129415644708864 |