Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27769
Resumo: Esta tese busca compreender a relação entre Educação e Comunicação, com foco nas interações mediadas pelas mídias digitais no cotidiano escolar. Como fio condutor, apoiamo- nos nos estudos freireanos, no que tange à interlocução dos processos comunicacionais com as interações que ocorrem entre educadores e educandos nas salas de aula. Analisamos a comunicação em uma perspectiva relacional, que visa o entrecruzamento de sujeitos, linguagem (ou discurso) e contexto sócio histórico, com aporte teórico em José Luiz Braga (2016), Vera França (2016) e Luiz C. Martino (2016). As contribuições neste campo nos remeteram à formação das subjetividades na atual sociedade em processo de midiatização (FAXINA; GOMES, 2016) e da lógica da mídia (HJARVARD, 2015) que penetram no cotidiano escolar. Para os estudos do cotidiano utilizamos como base teórica Agnes Heller (2008 [1970]) e Henry Lefebvre (2006 [1974]), além dos estudos de Bernadetti Gatti (2012) sobre o cotidiano escolar. Nossas referências metodológicas são os teóricos Michel Thiollent (1986), Antonio Chizzotti (2003) e Cicilia Peruzzo (2003) e o método de análise teve aporte em Laurence Bardin (2011 [1977]). Como resultado, a pesquisa nos fez compreender as mídias digitais como gêneros do discurso nas interações entre educadores e educandos no cotidiano das salas de aula na medida em que se constituem em significação no diálogo estabelecido entre os interlocutores, ultrapassando a dimensão instrumental dos meios. Para sustentar esta tese, baseamo-nos no conceito de gêneros do discurso de Bakhtin (2015 [1979]) e na abertura conceitual de Irene Machado (2014) acerca dos estudos da formação discursiva no campo da comunicação mediada pelas mídias digitais.
id UFF-2_df8174fe28b46500d0f9bf0c1f0513e0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27769
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolarEducaçãoComunicaçãoCotidiano escolarMídias digitaisGêneros do discursoLinguagemEducação básicaMídia SocialCotidianoEducationCommunicationEveryday school lifeDigital mediaGenres of discourseLanguageEsta tese busca compreender a relação entre Educação e Comunicação, com foco nas interações mediadas pelas mídias digitais no cotidiano escolar. Como fio condutor, apoiamo- nos nos estudos freireanos, no que tange à interlocução dos processos comunicacionais com as interações que ocorrem entre educadores e educandos nas salas de aula. Analisamos a comunicação em uma perspectiva relacional, que visa o entrecruzamento de sujeitos, linguagem (ou discurso) e contexto sócio histórico, com aporte teórico em José Luiz Braga (2016), Vera França (2016) e Luiz C. Martino (2016). As contribuições neste campo nos remeteram à formação das subjetividades na atual sociedade em processo de midiatização (FAXINA; GOMES, 2016) e da lógica da mídia (HJARVARD, 2015) que penetram no cotidiano escolar. Para os estudos do cotidiano utilizamos como base teórica Agnes Heller (2008 [1970]) e Henry Lefebvre (2006 [1974]), além dos estudos de Bernadetti Gatti (2012) sobre o cotidiano escolar. Nossas referências metodológicas são os teóricos Michel Thiollent (1986), Antonio Chizzotti (2003) e Cicilia Peruzzo (2003) e o método de análise teve aporte em Laurence Bardin (2011 [1977]). Como resultado, a pesquisa nos fez compreender as mídias digitais como gêneros do discurso nas interações entre educadores e educandos no cotidiano das salas de aula na medida em que se constituem em significação no diálogo estabelecido entre os interlocutores, ultrapassando a dimensão instrumental dos meios. Para sustentar esta tese, baseamo-nos no conceito de gêneros do discurso de Bakhtin (2015 [1979]) e na abertura conceitual de Irene Machado (2014) acerca dos estudos da formação discursiva no campo da comunicação mediada pelas mídias digitais.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis thesis seeks to understand the relationship between Education and Communication, focusing on the interactions mediated by digital media in everyday school life. As a conductor, we are supported by freirean studies, regarding the interconnection of communication processes with the interactions that occur between educators and students in the classroom. We analyze communication from a relational perspective, which aims at the intersection of subjects, language (or discourse) and socio-historical context, with theoretical support in José Luiz Braga (2016), Vera França (2016) and Luiz C. Martino (2016). The contributions in this field referred us to the formation of subjectivities in the current society in the process of mediatization (FAXINA; GOMES, 2016) and the media logic (HJARVARD, 2015) that penetrate the school daily life. For the studies of everyday life we used Agnes Heller (2008 [1970]) and Henry Lefebvre (2006 [1974]) as theoretical basis, in addition to Bernadetti Gatti's (2012) studies on everyday school life. Our methodological references are the theorists Michel Thiollent (1986), Antonio Chizzotti (2003), and Cicilia Peruzzo (2003), and the analysis method was supported by Laurence Bardin (2011 [1977]). As a result, the research made us understand the digital media as genres of discourse in the interactions between educators and students in everyday classroom life insofar as they constitute meaning in the dialogue established between the interlocutors, going beyond the instrumental dimension of the media. To support this thesis, we draw on Bakhtin's (2015 [1979]) concept of genres of discourse and Irene Machado's (2014) conceptual openness about discourse formation studies in the field of communication mediated by digital media.254 p.Farbiarz, AlexandreFarbiarz, AlexandreAlves, Walcea BarretoLacerda, Maíra GonçalvesNecyk, Bárbara JaneKenski, Vani MoreiraGonçalves, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano2023-02-01T14:25:29Z2023-02-01T14:25:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGONÇALVES, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano. Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar. 2022. 254 f. Tese (Doutorado em Mídia e Cotidiano)- Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27769CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-01T14:25:32Zoai:app.uff.br:1/27769Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:16.869648Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar
title Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar
spellingShingle Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar
Gonçalves, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano
Educação
Comunicação
Cotidiano escolar
Mídias digitais
Gêneros do discurso
Linguagem
Educação básica
Mídia Social
Cotidiano
Education
Communication
Everyday school life
Digital media
Genres of discourse
Language
title_short Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar
title_full Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar
title_fullStr Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar
title_full_unstemmed Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar
title_sort Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar
author Gonçalves, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano
author_facet Gonçalves, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farbiarz, Alexandre
Farbiarz, Alexandre
Alves, Walcea Barreto
Lacerda, Maíra Gonçalves
Necyk, Bárbara Jane
Kenski, Vani Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Comunicação
Cotidiano escolar
Mídias digitais
Gêneros do discurso
Linguagem
Educação básica
Mídia Social
Cotidiano
Education
Communication
Everyday school life
Digital media
Genres of discourse
Language
topic Educação
Comunicação
Cotidiano escolar
Mídias digitais
Gêneros do discurso
Linguagem
Educação básica
Mídia Social
Cotidiano
Education
Communication
Everyday school life
Digital media
Genres of discourse
Language
description Esta tese busca compreender a relação entre Educação e Comunicação, com foco nas interações mediadas pelas mídias digitais no cotidiano escolar. Como fio condutor, apoiamo- nos nos estudos freireanos, no que tange à interlocução dos processos comunicacionais com as interações que ocorrem entre educadores e educandos nas salas de aula. Analisamos a comunicação em uma perspectiva relacional, que visa o entrecruzamento de sujeitos, linguagem (ou discurso) e contexto sócio histórico, com aporte teórico em José Luiz Braga (2016), Vera França (2016) e Luiz C. Martino (2016). As contribuições neste campo nos remeteram à formação das subjetividades na atual sociedade em processo de midiatização (FAXINA; GOMES, 2016) e da lógica da mídia (HJARVARD, 2015) que penetram no cotidiano escolar. Para os estudos do cotidiano utilizamos como base teórica Agnes Heller (2008 [1970]) e Henry Lefebvre (2006 [1974]), além dos estudos de Bernadetti Gatti (2012) sobre o cotidiano escolar. Nossas referências metodológicas são os teóricos Michel Thiollent (1986), Antonio Chizzotti (2003) e Cicilia Peruzzo (2003) e o método de análise teve aporte em Laurence Bardin (2011 [1977]). Como resultado, a pesquisa nos fez compreender as mídias digitais como gêneros do discurso nas interações entre educadores e educandos no cotidiano das salas de aula na medida em que se constituem em significação no diálogo estabelecido entre os interlocutores, ultrapassando a dimensão instrumental dos meios. Para sustentar esta tese, baseamo-nos no conceito de gêneros do discurso de Bakhtin (2015 [1979]) e na abertura conceitual de Irene Machado (2014) acerca dos estudos da formação discursiva no campo da comunicação mediada pelas mídias digitais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-01T14:25:29Z
2023-02-01T14:25:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano. Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar. 2022. 254 f. Tese (Doutorado em Mídia e Cotidiano)- Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27769
identifier_str_mv GONÇALVES, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano. Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar. 2022. 254 f. Tese (Doutorado em Mídia e Cotidiano)- Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823613609771008