Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27769 |
Resumo: | Esta tese busca compreender a relação entre Educação e Comunicação, com foco nas interações mediadas pelas mídias digitais no cotidiano escolar. Como fio condutor, apoiamo- nos nos estudos freireanos, no que tange à interlocução dos processos comunicacionais com as interações que ocorrem entre educadores e educandos nas salas de aula. Analisamos a comunicação em uma perspectiva relacional, que visa o entrecruzamento de sujeitos, linguagem (ou discurso) e contexto sócio histórico, com aporte teórico em José Luiz Braga (2016), Vera França (2016) e Luiz C. Martino (2016). As contribuições neste campo nos remeteram à formação das subjetividades na atual sociedade em processo de midiatização (FAXINA; GOMES, 2016) e da lógica da mídia (HJARVARD, 2015) que penetram no cotidiano escolar. Para os estudos do cotidiano utilizamos como base teórica Agnes Heller (2008 [1970]) e Henry Lefebvre (2006 [1974]), além dos estudos de Bernadetti Gatti (2012) sobre o cotidiano escolar. Nossas referências metodológicas são os teóricos Michel Thiollent (1986), Antonio Chizzotti (2003) e Cicilia Peruzzo (2003) e o método de análise teve aporte em Laurence Bardin (2011 [1977]). Como resultado, a pesquisa nos fez compreender as mídias digitais como gêneros do discurso nas interações entre educadores e educandos no cotidiano das salas de aula na medida em que se constituem em significação no diálogo estabelecido entre os interlocutores, ultrapassando a dimensão instrumental dos meios. Para sustentar esta tese, baseamo-nos no conceito de gêneros do discurso de Bakhtin (2015 [1979]) e na abertura conceitual de Irene Machado (2014) acerca dos estudos da formação discursiva no campo da comunicação mediada pelas mídias digitais. |
id |
UFF-2_df8174fe28b46500d0f9bf0c1f0513e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27769 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolarEducaçãoComunicaçãoCotidiano escolarMídias digitaisGêneros do discursoLinguagemEducação básicaMídia SocialCotidianoEducationCommunicationEveryday school lifeDigital mediaGenres of discourseLanguageEsta tese busca compreender a relação entre Educação e Comunicação, com foco nas interações mediadas pelas mídias digitais no cotidiano escolar. Como fio condutor, apoiamo- nos nos estudos freireanos, no que tange à interlocução dos processos comunicacionais com as interações que ocorrem entre educadores e educandos nas salas de aula. Analisamos a comunicação em uma perspectiva relacional, que visa o entrecruzamento de sujeitos, linguagem (ou discurso) e contexto sócio histórico, com aporte teórico em José Luiz Braga (2016), Vera França (2016) e Luiz C. Martino (2016). As contribuições neste campo nos remeteram à formação das subjetividades na atual sociedade em processo de midiatização (FAXINA; GOMES, 2016) e da lógica da mídia (HJARVARD, 2015) que penetram no cotidiano escolar. Para os estudos do cotidiano utilizamos como base teórica Agnes Heller (2008 [1970]) e Henry Lefebvre (2006 [1974]), além dos estudos de Bernadetti Gatti (2012) sobre o cotidiano escolar. Nossas referências metodológicas são os teóricos Michel Thiollent (1986), Antonio Chizzotti (2003) e Cicilia Peruzzo (2003) e o método de análise teve aporte em Laurence Bardin (2011 [1977]). Como resultado, a pesquisa nos fez compreender as mídias digitais como gêneros do discurso nas interações entre educadores e educandos no cotidiano das salas de aula na medida em que se constituem em significação no diálogo estabelecido entre os interlocutores, ultrapassando a dimensão instrumental dos meios. Para sustentar esta tese, baseamo-nos no conceito de gêneros do discurso de Bakhtin (2015 [1979]) e na abertura conceitual de Irene Machado (2014) acerca dos estudos da formação discursiva no campo da comunicação mediada pelas mídias digitais.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis thesis seeks to understand the relationship between Education and Communication, focusing on the interactions mediated by digital media in everyday school life. As a conductor, we are supported by freirean studies, regarding the interconnection of communication processes with the interactions that occur between educators and students in the classroom. We analyze communication from a relational perspective, which aims at the intersection of subjects, language (or discourse) and socio-historical context, with theoretical support in José Luiz Braga (2016), Vera França (2016) and Luiz C. Martino (2016). The contributions in this field referred us to the formation of subjectivities in the current society in the process of mediatization (FAXINA; GOMES, 2016) and the media logic (HJARVARD, 2015) that penetrate the school daily life. For the studies of everyday life we used Agnes Heller (2008 [1970]) and Henry Lefebvre (2006 [1974]) as theoretical basis, in addition to Bernadetti Gatti's (2012) studies on everyday school life. Our methodological references are the theorists Michel Thiollent (1986), Antonio Chizzotti (2003), and Cicilia Peruzzo (2003), and the analysis method was supported by Laurence Bardin (2011 [1977]). As a result, the research made us understand the digital media as genres of discourse in the interactions between educators and students in everyday classroom life insofar as they constitute meaning in the dialogue established between the interlocutors, going beyond the instrumental dimension of the media. To support this thesis, we draw on Bakhtin's (2015 [1979]) concept of genres of discourse and Irene Machado's (2014) conceptual openness about discourse formation studies in the field of communication mediated by digital media.254 p.Farbiarz, AlexandreFarbiarz, AlexandreAlves, Walcea BarretoLacerda, Maíra GonçalvesNecyk, Bárbara JaneKenski, Vani MoreiraGonçalves, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano2023-02-01T14:25:29Z2023-02-01T14:25:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGONÇALVES, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano. Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar. 2022. 254 f. Tese (Doutorado em Mídia e Cotidiano)- Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27769CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-01T14:25:32Zoai:app.uff.br:1/27769Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:16.869648Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar |
title |
Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar |
spellingShingle |
Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar Gonçalves, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano Educação Comunicação Cotidiano escolar Mídias digitais Gêneros do discurso Linguagem Educação básica Mídia Social Cotidiano Education Communication Everyday school life Digital media Genres of discourse Language |
title_short |
Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar |
title_full |
Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar |
title_fullStr |
Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar |
title_sort |
Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar |
author |
Gonçalves, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano |
author_facet |
Gonçalves, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Farbiarz, Alexandre Farbiarz, Alexandre Alves, Walcea Barreto Lacerda, Maíra Gonçalves Necyk, Bárbara Jane Kenski, Vani Moreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Comunicação Cotidiano escolar Mídias digitais Gêneros do discurso Linguagem Educação básica Mídia Social Cotidiano Education Communication Everyday school life Digital media Genres of discourse Language |
topic |
Educação Comunicação Cotidiano escolar Mídias digitais Gêneros do discurso Linguagem Educação básica Mídia Social Cotidiano Education Communication Everyday school life Digital media Genres of discourse Language |
description |
Esta tese busca compreender a relação entre Educação e Comunicação, com foco nas interações mediadas pelas mídias digitais no cotidiano escolar. Como fio condutor, apoiamo- nos nos estudos freireanos, no que tange à interlocução dos processos comunicacionais com as interações que ocorrem entre educadores e educandos nas salas de aula. Analisamos a comunicação em uma perspectiva relacional, que visa o entrecruzamento de sujeitos, linguagem (ou discurso) e contexto sócio histórico, com aporte teórico em José Luiz Braga (2016), Vera França (2016) e Luiz C. Martino (2016). As contribuições neste campo nos remeteram à formação das subjetividades na atual sociedade em processo de midiatização (FAXINA; GOMES, 2016) e da lógica da mídia (HJARVARD, 2015) que penetram no cotidiano escolar. Para os estudos do cotidiano utilizamos como base teórica Agnes Heller (2008 [1970]) e Henry Lefebvre (2006 [1974]), além dos estudos de Bernadetti Gatti (2012) sobre o cotidiano escolar. Nossas referências metodológicas são os teóricos Michel Thiollent (1986), Antonio Chizzotti (2003) e Cicilia Peruzzo (2003) e o método de análise teve aporte em Laurence Bardin (2011 [1977]). Como resultado, a pesquisa nos fez compreender as mídias digitais como gêneros do discurso nas interações entre educadores e educandos no cotidiano das salas de aula na medida em que se constituem em significação no diálogo estabelecido entre os interlocutores, ultrapassando a dimensão instrumental dos meios. Para sustentar esta tese, baseamo-nos no conceito de gêneros do discurso de Bakhtin (2015 [1979]) e na abertura conceitual de Irene Machado (2014) acerca dos estudos da formação discursiva no campo da comunicação mediada pelas mídias digitais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-01T14:25:29Z 2023-02-01T14:25:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONÇALVES, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano. Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar. 2022. 254 f. Tese (Doutorado em Mídia e Cotidiano)- Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/27769 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano. Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar. 2022. 254 f. Tese (Doutorado em Mídia e Cotidiano)- Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823613609771008 |