A study of lexical complexity in foreign language production
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18518 |
Resumo: | Este estudo é fruto da constatação que aprendizes de inglês como língua estrangeira de nível adiantado sentem-se frustrados em relação ao seu discurso na língua alvo (L2), em particular no que tange o aprendizado e desenvolvimento de vocabulário. O objetivo principal é, portanto, refletir sobre o discurso de brasileiros aprendizes de inglês como língua estrangeira, enfatizando principalmente a natureza das escolhas lexicais e complexidade, com o intuito de entender melhor tal frustração. Para a análise do corpus, que consistiu em 20 resenhas de filmes escritas em L2 e em português (L1) por alunos de nível adiantado de inglês, investigamos a) se o discurso em L2 (língua estrangeira) era menos preciso ou complexo, em comparação com o de L1 (língua materna); b) se a suposta falta de precisificação poderia ser atribuída ou relacionada a estratégias de compensação usadas para lidar com limitações lingüísticas ou ao gênero no qual o discurso se deu; c) se as escolhas lexicais, especificamente linguagem avaliativa poderia afetar a expressividade do sujeito. Os resultados da pesquisa sugerem que o discurso em L1 foi mais preciso em relação ao vocabulário, especialmente no uso de linguagem avaliativa, a qual estaria relacionada às características do gênero no qual o discurso se evidenciou, ou seja, resenhas de filmes. |
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A study of lexical complexity in foreign language productionLexical complexityGenreCompensation strategiesAppraisalStudy and teaching of English languageAcquisition of second languageComplexidade lexicalGêneroEstratégias de compensaçãoLinguagem avaliativaEstudo e ensino da Língua inglesaAquisição da segunda linguagemCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEste estudo é fruto da constatação que aprendizes de inglês como língua estrangeira de nível adiantado sentem-se frustrados em relação ao seu discurso na língua alvo (L2), em particular no que tange o aprendizado e desenvolvimento de vocabulário. O objetivo principal é, portanto, refletir sobre o discurso de brasileiros aprendizes de inglês como língua estrangeira, enfatizando principalmente a natureza das escolhas lexicais e complexidade, com o intuito de entender melhor tal frustração. Para a análise do corpus, que consistiu em 20 resenhas de filmes escritas em L2 e em português (L1) por alunos de nível adiantado de inglês, investigamos a) se o discurso em L2 (língua estrangeira) era menos preciso ou complexo, em comparação com o de L1 (língua materna); b) se a suposta falta de precisificação poderia ser atribuída ou relacionada a estratégias de compensação usadas para lidar com limitações lingüísticas ou ao gênero no qual o discurso se deu; c) se as escolhas lexicais, especificamente linguagem avaliativa poderia afetar a expressividade do sujeito. Os resultados da pesquisa sugerem que o discurso em L1 foi mais preciso em relação ao vocabulário, especialmente no uso de linguagem avaliativa, a qual estaria relacionada às características do gênero no qual o discurso se evidenciou, ou seja, resenhas de filmes.This study emerged from the observation of the dissatisfaction felt by EFL learners of advanced level of proficiency towards their discourse in the target language, more specifically regarding the acquisition and development of lexis. Thus, the main aim is to reflect upon the discourse of Brazilian advanced learners of English as a foreign language (L2), with particular emphasis on the nature of lexical choice and complexity, so as to better understand their frustration. In the analysis of the corpus, which consisted of 20 film reviews written by advanced learners of EFL in L1 and L2, the focus lay on a) whether the L2 discourse was less complex or precise in comparison to L1; b) whether this supposed lack of precisification could be attributed or related to compensation strategies employed to tackle linguistic limitations or to the genre in which the discourse production was evidenced; c) whether lexical choices, specifically attitudinal language, would affect learners expression of their subjectivity. The findings of the investigation suggested that the L1 discourse was in fact, more lexically precise, especially in the employment of attitudinal language, which would be connected with the characteristics of the genre in which the discourse was evidenced.Programa de Pós-graduação em LetrasletrasVereza, Solange CoelhoCPF:56389756422http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3Castro, Mabel Costa de2021-03-10T20:44:48Z2009-08-032021-03-10T20:44:48Z2003-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18518engCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:44:48Zoai:app.uff.br:1/18518Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:44:48Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Este estudo é fruto da constatação que aprendizes de inglês como língua estrangeira de nível adiantado sentem-se frustrados em relação ao seu discurso na língua alvo (L2), em particular no que tange o aprendizado e desenvolvimento de vocabulário. O objetivo principal é, portanto, refletir sobre o discurso de brasileiros aprendizes de inglês como língua estrangeira, enfatizando principalmente a natureza das escolhas lexicais e complexidade, com o intuito de entender melhor tal frustração. Para a análise do corpus, que consistiu em 20 resenhas de filmes escritas em L2 e em português (L1) por alunos de nível adiantado de inglês, investigamos a) se o discurso em L2 (língua estrangeira) era menos preciso ou complexo, em comparação com o de L1 (língua materna); b) se a suposta falta de precisificação poderia ser atribuída ou relacionada a estratégias de compensação usadas para lidar com limitações lingüísticas ou ao gênero no qual o discurso se deu; c) se as escolhas lexicais, especificamente linguagem avaliativa poderia afetar a expressividade do sujeito. Os resultados da pesquisa sugerem que o discurso em L1 foi mais preciso em relação ao vocabulário, especialmente no uso de linguagem avaliativa, a qual estaria relacionada às características do gênero no qual o discurso se evidenciou, ou seja, resenhas de filmes. |
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