Working memory capacity and lexical access in advanced students of L2 english

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Flávia de Sousa Dias da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39423
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre a memória de trabalho e o acesso lexical em segunda língua. Acredita-se que a memória de trabalho, responsável pelo armazenamento de informações em curto prazo, desempenhe um papel importante no aprendizado de segunda língua (BADDELEY, 2003) e que quanto maior for a capacidade de armazenamento, maior será o vocabulário e mais rápido se dará o acesso a essas informações (TOKOWICZ, MICHAEL & KROLL, 2004). Utilizando modelos de testes de capacidade de memória de trabalho e de acesso lexical, alunos com alto grau de proficiência foram testados para tentar provar essa relação. Com a análise dos resultados, ficou provado que a capacidade da memória de trabalho interfere positivamente na acurácia dos participantes na tarefa de tradução em alunos com alto grau de proficiência em Inglês como segunda língua, mas não interfere de maneira significativa no tempo de resposta dos participantes.
id UFRGS-2_af684cd05b7fd5cf88586e89e7fdd7cd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39423
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Flávia de Sousa Dias daFinger, Ingrid2012-04-21T01:34:01Z2011http://hdl.handle.net/10183/39423000824076Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre a memória de trabalho e o acesso lexical em segunda língua. Acredita-se que a memória de trabalho, responsável pelo armazenamento de informações em curto prazo, desempenhe um papel importante no aprendizado de segunda língua (BADDELEY, 2003) e que quanto maior for a capacidade de armazenamento, maior será o vocabulário e mais rápido se dará o acesso a essas informações (TOKOWICZ, MICHAEL & KROLL, 2004). Utilizando modelos de testes de capacidade de memória de trabalho e de acesso lexical, alunos com alto grau de proficiência foram testados para tentar provar essa relação. Com a análise dos resultados, ficou provado que a capacidade da memória de trabalho interfere positivamente na acurácia dos participantes na tarefa de tradução em alunos com alto grau de proficiência em Inglês como segunda língua, mas não interfere de maneira significativa no tempo de resposta dos participantes.This paper wants to investigate the relation between working memory and lexical access in a second language. It is believed that working memory, responsible for keeping information in a short time period, has an important role in second language acquisition (BADDELEY, 2003) and that bigger it is the working memory capacity bigger will be the vocabulary and faster will be the access to this information (TOKOWICZ, MICHAEL & KROLL, 2004). Using working memory capacity tests and lexical access tests, English students with a high level of proficiency in English were tested to prove this relation. After data analyzes, it was corroborated the hypothesis that working memory capacity interferes positively in participants’ accuracy in the translation task, but not in a significant way in participant’s response time.application/pdfengMemória de trabalhoAcesso lexicalAquisição da linguagem (segunda língua)Working memoryLexical accessSecond languageWorking memory capacity and lexical access in advanced students of L2 englishinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2011Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000824076.pdf.txt000824076.pdf.txtExtracted Texttext/plain77465http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39423/2/000824076.pdf.txtf3ccc07ab5ab5c7981c1e3acfd6fcc67MD52ORIGINAL000824076.pdf000824076.pdfTexto completo (inglês)application/pdf950672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39423/1/000824076.pdfc4027bcfab3a361d3781e44e59defa0cMD51THUMBNAIL000824076.pdf.jpg000824076.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39423/3/000824076.pdf.jpgc222cf8b304d2b93d740ab6ac7e5f696MD5310183/394232023-07-14 03:33:26.993205oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39423Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-14T06:33:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Working memory capacity and lexical access in advanced students of L2 english
title Working memory capacity and lexical access in advanced students of L2 english
spellingShingle Working memory capacity and lexical access in advanced students of L2 english
Silveira, Flávia de Sousa Dias da
Memória de trabalho
Acesso lexical
Aquisição da linguagem (segunda língua)
Working memory
Lexical access
Second language
title_short Working memory capacity and lexical access in advanced students of L2 english
title_full Working memory capacity and lexical access in advanced students of L2 english
title_fullStr Working memory capacity and lexical access in advanced students of L2 english
title_full_unstemmed Working memory capacity and lexical access in advanced students of L2 english
title_sort Working memory capacity and lexical access in advanced students of L2 english
author Silveira, Flávia de Sousa Dias da
author_facet Silveira, Flávia de Sousa Dias da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Flávia de Sousa Dias da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Finger, Ingrid
contributor_str_mv Finger, Ingrid
dc.subject.por.fl_str_mv Memória de trabalho
Acesso lexical
Aquisição da linguagem (segunda língua)
topic Memória de trabalho
Acesso lexical
Aquisição da linguagem (segunda língua)
Working memory
Lexical access
Second language
dc.subject.eng.fl_str_mv Working memory
Lexical access
Second language
description Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre a memória de trabalho e o acesso lexical em segunda língua. Acredita-se que a memória de trabalho, responsável pelo armazenamento de informações em curto prazo, desempenhe um papel importante no aprendizado de segunda língua (BADDELEY, 2003) e que quanto maior for a capacidade de armazenamento, maior será o vocabulário e mais rápido se dará o acesso a essas informações (TOKOWICZ, MICHAEL & KROLL, 2004). Utilizando modelos de testes de capacidade de memória de trabalho e de acesso lexical, alunos com alto grau de proficiência foram testados para tentar provar essa relação. Com a análise dos resultados, ficou provado que a capacidade da memória de trabalho interfere positivamente na acurácia dos participantes na tarefa de tradução em alunos com alto grau de proficiência em Inglês como segunda língua, mas não interfere de maneira significativa no tempo de resposta dos participantes.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-21T01:34:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39423
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000824076
url http://hdl.handle.net/10183/39423
identifier_str_mv 000824076
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39423/2/000824076.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39423/1/000824076.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39423/3/000824076.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f3ccc07ab5ab5c7981c1e3acfd6fcc67
c4027bcfab3a361d3781e44e59defa0c
c222cf8b304d2b93d740ab6ac7e5f696
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224427606638592