Working memory capacity and lexical access in advanced students of L2 english
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39423 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre a memória de trabalho e o acesso lexical em segunda língua. Acredita-se que a memória de trabalho, responsável pelo armazenamento de informações em curto prazo, desempenhe um papel importante no aprendizado de segunda língua (BADDELEY, 2003) e que quanto maior for a capacidade de armazenamento, maior será o vocabulário e mais rápido se dará o acesso a essas informações (TOKOWICZ, MICHAEL & KROLL, 2004). Utilizando modelos de testes de capacidade de memória de trabalho e de acesso lexical, alunos com alto grau de proficiência foram testados para tentar provar essa relação. Com a análise dos resultados, ficou provado que a capacidade da memória de trabalho interfere positivamente na acurácia dos participantes na tarefa de tradução em alunos com alto grau de proficiência em Inglês como segunda língua, mas não interfere de maneira significativa no tempo de resposta dos participantes. |
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Silveira, Flávia de Sousa Dias daFinger, Ingrid2012-04-21T01:34:01Z2011http://hdl.handle.net/10183/39423000824076Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre a memória de trabalho e o acesso lexical em segunda língua. Acredita-se que a memória de trabalho, responsável pelo armazenamento de informações em curto prazo, desempenhe um papel importante no aprendizado de segunda língua (BADDELEY, 2003) e que quanto maior for a capacidade de armazenamento, maior será o vocabulário e mais rápido se dará o acesso a essas informações (TOKOWICZ, MICHAEL & KROLL, 2004). Utilizando modelos de testes de capacidade de memória de trabalho e de acesso lexical, alunos com alto grau de proficiência foram testados para tentar provar essa relação. Com a análise dos resultados, ficou provado que a capacidade da memória de trabalho interfere positivamente na acurácia dos participantes na tarefa de tradução em alunos com alto grau de proficiência em Inglês como segunda língua, mas não interfere de maneira significativa no tempo de resposta dos participantes.This paper wants to investigate the relation between working memory and lexical access in a second language. It is believed that working memory, responsible for keeping information in a short time period, has an important role in second language acquisition (BADDELEY, 2003) and that bigger it is the working memory capacity bigger will be the vocabulary and faster will be the access to this information (TOKOWICZ, MICHAEL & KROLL, 2004). Using working memory capacity tests and lexical access tests, English students with a high level of proficiency in English were tested to prove this relation. After data analyzes, it was corroborated the hypothesis that working memory capacity interferes positively in participants’ accuracy in the translation task, but not in a significant way in participant’s response time.application/pdfengMemória de trabalhoAcesso lexicalAquisição da linguagem (segunda língua)Working memoryLexical accessSecond languageWorking memory capacity and lexical access in advanced students of L2 englishinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2011Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000824076.pdf.txt000824076.pdf.txtExtracted Texttext/plain77465http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39423/2/000824076.pdf.txtf3ccc07ab5ab5c7981c1e3acfd6fcc67MD52ORIGINAL000824076.pdf000824076.pdfTexto completo (inglês)application/pdf950672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39423/1/000824076.pdfc4027bcfab3a361d3781e44e59defa0cMD51THUMBNAIL000824076.pdf.jpg000824076.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39423/3/000824076.pdf.jpgc222cf8b304d2b93d740ab6ac7e5f696MD5310183/394232023-07-14 03:33:26.993205oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39423Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-14T06:33:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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