"Fundamentados": construção de um aplicativo para celular como tecnologia educacional na enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Victor, Yasmin Mendes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2646
Resumo: Introdução: Através da percepção das dificuldades apresentadas pelos alunos de Fundamentos de Enfermagem II durante a realização de procedimentos e técnicas de enfermagem na prática assistencial no Ensino Teórico-prático, viu-se necessária a construção de uma tecnologia educacional para auxiliar os alunos durante o ensino teórico-prático e estimular sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Realizar um levantamento bibliográfico sobre o uso de tecnologias educacionais no ensino de Enfermagem; Construir um aplicativo sobre técnicas e procedimentos de enfermagem como tecnologia educacional para o aprendizado de cuidados básicos em clientes hospitalizados. Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada de produção tecnológica com abordagem qualitativa, constituída de 2 fases. O levantamento bibliográfico corresponde à primeira etapa, a fim de levantar estudos já realizados sobre o assunto. Já a segunda etapa, caracteriza-se pela metodologia de construção do aplicativo para celular sobre técnicas e procedimentos de enfermagem. Resultados: Foram selecionados 41 artigos através do levantamento bibliográfico, 10 abordam sobre objetos educacionais digitais; 8 artigos discorrem sobre o tema Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); 8 artigos abordam sobre a construção de softwares no ensino da enfermagem; 5 destacam o uso de websites educacionais; outros 3 estudos falam sobre chats educacionais; mais 3 comentam sobre uso de cartilhas informativas em educação em saúde; 2 artigos falam de jogos educativos no ensino; um artigo foi encontrado sobre a construção de um vídeo educativo e mais um artigo selecionado sobre o uso de um web rádio. O desenvolvimento do aplicativo foi realizado em conjunto com um profissional Analista de Sistema que ofereceu seus serviços voluntariamente e de forma gratuita, através de uma ferramenta denominada IDE – Android Studio usada na construção de softwares e aplicativos. Discussão: O Levantamento bibliográfico sobre a temática nos possibilitou conhecer a falta de pesquisas relacionadas ao uso de aplicativos para celular no ensino-aprendizado. Esta pesquisa alcançou seus objetivos, possibilitando o incentivo às novas possibilidades tecnológicas nas práticas de ensino, que em conjunto com as universidades, sirva como apoio ao ensino presencial ou no desenvolvimento de atividades a distância. Conclusão: espera-se que o aplicativo contribua no ensino-aprendizado e apresente possibilidades de um grande desafio na busca de novas estratégias, não só para auxiliar no desenvolvimento dos alunos, mas prepará-los para o desafio da aprendizagem continuada, desenvolvendo novas habilidades e aquisição de competências
id UFF-2_e12bd5abc3a6f152af63cefb087daab3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2646
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling "Fundamentados": construção de um aplicativo para celular como tecnologia educacional na enfermagemTecnologia educacionalEnfermagemEnsinoTecnologia educacionalAplicativos móveisEnsinoEnfermagemEducational technologyNursingTeachingIntrodução: Através da percepção das dificuldades apresentadas pelos alunos de Fundamentos de Enfermagem II durante a realização de procedimentos e técnicas de enfermagem na prática assistencial no Ensino Teórico-prático, viu-se necessária a construção de uma tecnologia educacional para auxiliar os alunos durante o ensino teórico-prático e estimular sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Realizar um levantamento bibliográfico sobre o uso de tecnologias educacionais no ensino de Enfermagem; Construir um aplicativo sobre técnicas e procedimentos de enfermagem como tecnologia educacional para o aprendizado de cuidados básicos em clientes hospitalizados. Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada de produção tecnológica com abordagem qualitativa, constituída de 2 fases. O levantamento bibliográfico corresponde à primeira etapa, a fim de levantar estudos já realizados sobre o assunto. Já a segunda etapa, caracteriza-se pela metodologia de construção do aplicativo para celular sobre técnicas e procedimentos de enfermagem. Resultados: Foram selecionados 41 artigos através do levantamento bibliográfico, 10 abordam sobre objetos educacionais digitais; 8 artigos discorrem sobre o tema Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); 8 artigos abordam sobre a construção de softwares no ensino da enfermagem; 5 destacam o uso de websites educacionais; outros 3 estudos falam sobre chats educacionais; mais 3 comentam sobre uso de cartilhas informativas em educação em saúde; 2 artigos falam de jogos educativos no ensino; um artigo foi encontrado sobre a construção de um vídeo educativo e mais um artigo selecionado sobre o uso de um web rádio. O desenvolvimento do aplicativo foi realizado em conjunto com um profissional Analista de Sistema que ofereceu seus serviços voluntariamente e de forma gratuita, através de uma ferramenta denominada IDE – Android Studio usada na construção de softwares e aplicativos. Discussão: O Levantamento bibliográfico sobre a temática nos possibilitou conhecer a falta de pesquisas relacionadas ao uso de aplicativos para celular no ensino-aprendizado. Esta pesquisa alcançou seus objetivos, possibilitando o incentivo às novas possibilidades tecnológicas nas práticas de ensino, que em conjunto com as universidades, sirva como apoio ao ensino presencial ou no desenvolvimento de atividades a distância. Conclusão: espera-se que o aplicativo contribua no ensino-aprendizado e apresente possibilidades de um grande desafio na busca de novas estratégias, não só para auxiliar no desenvolvimento dos alunos, mas prepará-los para o desafio da aprendizagem continuada, desenvolvendo novas habilidades e aquisição de competênciasIntroduction: Through the perception of the difficulties presented by the Nursing Fundamentals II students while performing procedures and nursing techniques in care practice in Teaching Theoretical and practical, It was necessary to build an educational technology to assist students during the theoretical and practical teaching and encouraging their autonomy in the teaching-learning process. Objectives: Conduct a literature review on the use of educational technology in nursing education; Build an application on technical and nursing procedures as educational technology for learning basic care in hospitalized clientes. Method: It is a production technology of applied research with a qualitative approach, consisting of two phases. The literature corresponds to the first step in order to raise existing studies on the subject. The second step is haracterized by the application methodology for cell construction on techniques and nursing procedures. Results: We selected 41 articles through literature, 10 talk about digital learning objects; 8 articles discourse on the theme of Learning Virtual Environments; 8 articles discuss about building software in nursing education; 5 highlight the use of educational websites; 3 other studies talk about educational chats; 3 more comment on the use of informative booklets on health education; 2 articles speak of educational games in teaching ; an article was found on the construction of an educational video plus a selected article on the use of a web radio. The development of the application was held in conjunction with a professional system analyst who offered their services voluntarily and free, through a tool called IDE - Android Studio used to build software and applications. Discussion: The bibliographic survey on the topic enabled us to meet the lack of research related to the use of mobile applications in teaching and learning. This research achieved its goals, providing encouragement to the new technological possibilities in teaching practices, which together with universities, serve as support for classroom teaching or the development of distance activities. Conclusion: it is expected that the application will help in the teaching- learning and present possibilities for a major challenge in finding new strategies, not only to assist in the development of the students, but prepare them for the challenge of lifelong learning, developing new skills and acquiring skillsQueluci, Gisella de CarvalhoChrizostimo, Miriam MarinhoValente, Geilsa Soraia CavalcantiVictor, Yasmin Mendes2017-01-03T16:57:13Z2017-01-03T16:57:13Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVictor, Yasmim Mendes. "Fundamentados": construção de um aplicativo para celular como tecnologia educacional na enfermagem. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Licenciatura)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016https://app.uff.br/riuff/handle/1/2646http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-10T16:07:21Zoai:app.uff.br:1/2646Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:16.540006Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv "Fundamentados": construção de um aplicativo para celular como tecnologia educacional na enfermagem
title "Fundamentados": construção de um aplicativo para celular como tecnologia educacional na enfermagem
spellingShingle "Fundamentados": construção de um aplicativo para celular como tecnologia educacional na enfermagem
Victor, Yasmin Mendes
Tecnologia educacional
Enfermagem
Ensino
Tecnologia educacional
Aplicativos móveis
Ensino
Enfermagem
Educational technology
Nursing
Teaching
title_short "Fundamentados": construção de um aplicativo para celular como tecnologia educacional na enfermagem
title_full "Fundamentados": construção de um aplicativo para celular como tecnologia educacional na enfermagem
title_fullStr "Fundamentados": construção de um aplicativo para celular como tecnologia educacional na enfermagem
title_full_unstemmed "Fundamentados": construção de um aplicativo para celular como tecnologia educacional na enfermagem
title_sort "Fundamentados": construção de um aplicativo para celular como tecnologia educacional na enfermagem
author Victor, Yasmin Mendes
author_facet Victor, Yasmin Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queluci, Gisella de Carvalho
Chrizostimo, Miriam Marinho
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
dc.contributor.author.fl_str_mv Victor, Yasmin Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Enfermagem
Ensino
Tecnologia educacional
Aplicativos móveis
Ensino
Enfermagem
Educational technology
Nursing
Teaching
topic Tecnologia educacional
Enfermagem
Ensino
Tecnologia educacional
Aplicativos móveis
Ensino
Enfermagem
Educational technology
Nursing
Teaching
description Introdução: Através da percepção das dificuldades apresentadas pelos alunos de Fundamentos de Enfermagem II durante a realização de procedimentos e técnicas de enfermagem na prática assistencial no Ensino Teórico-prático, viu-se necessária a construção de uma tecnologia educacional para auxiliar os alunos durante o ensino teórico-prático e estimular sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Realizar um levantamento bibliográfico sobre o uso de tecnologias educacionais no ensino de Enfermagem; Construir um aplicativo sobre técnicas e procedimentos de enfermagem como tecnologia educacional para o aprendizado de cuidados básicos em clientes hospitalizados. Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada de produção tecnológica com abordagem qualitativa, constituída de 2 fases. O levantamento bibliográfico corresponde à primeira etapa, a fim de levantar estudos já realizados sobre o assunto. Já a segunda etapa, caracteriza-se pela metodologia de construção do aplicativo para celular sobre técnicas e procedimentos de enfermagem. Resultados: Foram selecionados 41 artigos através do levantamento bibliográfico, 10 abordam sobre objetos educacionais digitais; 8 artigos discorrem sobre o tema Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); 8 artigos abordam sobre a construção de softwares no ensino da enfermagem; 5 destacam o uso de websites educacionais; outros 3 estudos falam sobre chats educacionais; mais 3 comentam sobre uso de cartilhas informativas em educação em saúde; 2 artigos falam de jogos educativos no ensino; um artigo foi encontrado sobre a construção de um vídeo educativo e mais um artigo selecionado sobre o uso de um web rádio. O desenvolvimento do aplicativo foi realizado em conjunto com um profissional Analista de Sistema que ofereceu seus serviços voluntariamente e de forma gratuita, através de uma ferramenta denominada IDE – Android Studio usada na construção de softwares e aplicativos. Discussão: O Levantamento bibliográfico sobre a temática nos possibilitou conhecer a falta de pesquisas relacionadas ao uso de aplicativos para celular no ensino-aprendizado. Esta pesquisa alcançou seus objetivos, possibilitando o incentivo às novas possibilidades tecnológicas nas práticas de ensino, que em conjunto com as universidades, sirva como apoio ao ensino presencial ou no desenvolvimento de atividades a distância. Conclusão: espera-se que o aplicativo contribua no ensino-aprendizado e apresente possibilidades de um grande desafio na busca de novas estratégias, não só para auxiliar no desenvolvimento dos alunos, mas prepará-los para o desafio da aprendizagem continuada, desenvolvendo novas habilidades e aquisição de competências
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-01-03T16:57:13Z
2017-01-03T16:57:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Victor, Yasmim Mendes. "Fundamentados": construção de um aplicativo para celular como tecnologia educacional na enfermagem. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Licenciatura)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2646
identifier_str_mv Victor, Yasmim Mendes. "Fundamentados": construção de um aplicativo para celular como tecnologia educacional na enfermagem. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Licenciatura)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823661345144832