Veículos elétricos no Brasil: um estudo sobre atratividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Amanda Dutra
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33152
Resumo: Devido ao desenvolvimento da indústria do petróleo, os veículos movidos a gasolina dominaram o mercado automobilístico mundial por várias décadas. Entretanto, com às crescentes preocupações com o aquecimento global, e considerando que o setor de transporte é responsável por grande parte das emissões de gases de efeito estufa em razão do uso de combustíveis fósseis, os veículos elétricos reapareceram no cenário mundial como uma alternativa viável para descarbonizar o setor de transportes e reduzir a emissão de gases poluentes. Nesse sentido, existe atualmente uma pressão para que os países adotem práticas mais sustentáveis e com menor impacto ao meio ambiente. O presente estudo visa analisar a influência do custo, da tarifa de energia elétrica, renda per capita e políticas públicas de incentivo na atratividade de veículos elétricos no Brasil. As análises realizadas indicam que atualmente a aquisição desta tecnologia apresenta elevado custo inicial e a ausência de políticas públicas de incentivo à adoção. No presente trabalho comparamos o mercado Brasileiro com diferentes mercados, verificando a atratividade da adoção de veículos elétricos no Brasil. Uma metodologia para tal comparação é apresentada assim como os principais resultados. A partir dos resultados encontrados foi possível concluir que devido à ausência de políticas públicas de incentivos a compra, a substituição de veículos convencionais por veículos elétricos é inviável pois o retorno do investimento se daria em mais de dez anos
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