Veículos elétricos no Brasil: um estudo sobre atratividade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33152 |
Resumo: | Devido ao desenvolvimento da indústria do petróleo, os veículos movidos a gasolina dominaram o mercado automobilístico mundial por várias décadas. Entretanto, com às crescentes preocupações com o aquecimento global, e considerando que o setor de transporte é responsável por grande parte das emissões de gases de efeito estufa em razão do uso de combustíveis fósseis, os veículos elétricos reapareceram no cenário mundial como uma alternativa viável para descarbonizar o setor de transportes e reduzir a emissão de gases poluentes. Nesse sentido, existe atualmente uma pressão para que os países adotem práticas mais sustentáveis e com menor impacto ao meio ambiente. O presente estudo visa analisar a influência do custo, da tarifa de energia elétrica, renda per capita e políticas públicas de incentivo na atratividade de veículos elétricos no Brasil. As análises realizadas indicam que atualmente a aquisição desta tecnologia apresenta elevado custo inicial e a ausência de políticas públicas de incentivo à adoção. No presente trabalho comparamos o mercado Brasileiro com diferentes mercados, verificando a atratividade da adoção de veículos elétricos no Brasil. Uma metodologia para tal comparação é apresentada assim como os principais resultados. A partir dos resultados encontrados foi possível concluir que devido à ausência de políticas públicas de incentivos a compra, a substituição de veículos convencionais por veículos elétricos é inviável pois o retorno do investimento se daria em mais de dez anos |
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Veículos elétricos no Brasil: um estudo sobre atratividadeVeículos elétricosEnergia elétricaDesenvolvimento sustentávelVeículo elétricoEnergia elétricaDesenvolvimento sustentávelElectric vehiclesElectricitySustainable developmentDevido ao desenvolvimento da indústria do petróleo, os veículos movidos a gasolina dominaram o mercado automobilístico mundial por várias décadas. Entretanto, com às crescentes preocupações com o aquecimento global, e considerando que o setor de transporte é responsável por grande parte das emissões de gases de efeito estufa em razão do uso de combustíveis fósseis, os veículos elétricos reapareceram no cenário mundial como uma alternativa viável para descarbonizar o setor de transportes e reduzir a emissão de gases poluentes. Nesse sentido, existe atualmente uma pressão para que os países adotem práticas mais sustentáveis e com menor impacto ao meio ambiente. O presente estudo visa analisar a influência do custo, da tarifa de energia elétrica, renda per capita e políticas públicas de incentivo na atratividade de veículos elétricos no Brasil. As análises realizadas indicam que atualmente a aquisição desta tecnologia apresenta elevado custo inicial e a ausência de políticas públicas de incentivo à adoção. No presente trabalho comparamos o mercado Brasileiro com diferentes mercados, verificando a atratividade da adoção de veículos elétricos no Brasil. Uma metodologia para tal comparação é apresentada assim como os principais resultados. A partir dos resultados encontrados foi possível concluir que devido à ausência de políticas públicas de incentivos a compra, a substituição de veículos convencionais por veículos elétricos é inviável pois o retorno do investimento se daria em mais de dez anosDue to the development of the oil industry, gasoline-powered vehicles dominated the global auto market for several decades. However, with growing concerns about global warming, and considering that the transportation sector is responsible for a large part of greenhouse gas emissions due to the use of fossil fuels, electric vehicles have reappeared on the world stage as a viable alternative for decarbonize the transport sector and reduce the emission of polluting gases. In this sense, there is currently pressure for countries to adopt more sustainable practices with less impact on the environment. This study aims to analyze the influence of cost, electricity tariff, income per capita and public policies to encourage the attractiveness of electric vehicles in Brazil. The analyzes carried out indicate that currently the acquisition of this technology has a high initial cost and the absence of public policies to encourage adoption. In the present work, we compared the Brazilian market with different markets, verifying the attractiveness of the adoption of electric vehicles in Brazil. A methodology for such a comparison is presented as well as the main results. From the results found, it was possible to conclude that due to the absence of public policies of incentives to purchase, the replacement of conventional vehicles by electric vehicles is not viable because the return on investment would take place in more than ten years113 f.Gandelman, Dan AbensurRamos, Rut Amelia DíazMuller, Glaysson de MelloMachado, Amanda Dutra2024-07-10T19:22:16Z2024-07-10T19:22:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMACHADO, Amanda Dutra. Veículos elétricos no Brasil: um estudo sobre atratividade. 2020. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33152CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-10T19:24:26Zoai:app.uff.br:1/33152Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:16.415109Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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