Devolva minhas bonecas pretas, o que fizeram com elas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maiah Lunas Maciel Marques de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9327
Resumo: Ao utilizar entrevistas realizadas com sete jovens mulheres negras do Estado do Rio de Janeiro com idade entre dezenove e trinta e um anos, o presente trabalho se propõe a refletir sobre a importância que é para uma criança negra ter ou não bonecas negras, trazendo para a discussão como se dá construção da identidade racial infantil por meio dos brinquedos. As questões colocadas pelas entrevistadas ao longo do processo de pesquisa são dispostas no trabalho para fazer uma discussão acerca dos caminhos possíveis para essa formação identitária afro brasileira fazendo paralelos entre a escola, a família e a sociedade de consumo. O objetivo aqui é então compreender como o racismo através da ausência de espelhos e identidades positivas, causa marcas no corpo negro desde a infância e como esses indivíduos carregam essas marcas ao longo da vida adulta, procurando enxergar se as situações vividas são superadas ou não, seja com o auxílio da escola ou do ambiente familiar
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