A adoção do discurso dissidente como meio de legitimação empresarial: o caso das bonecas Baby Alive
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16598 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar como o discurso dissidente baseado em gênero é utilizado na campanha publicitária “Todos podemos cuidar” da Linha de bonecas Baby Alive. Para alcançar isso, identifica e descreve o enunciador (a fabricante de brinquedos Hasbro) de acordo com suas práticas econômicas, sociais e discursivas; destaca os recursos de comunicação usados no vídeo que o caracterizam como parte de um discurso dissidente; avalia o impacto do vídeo em outros meios de comunicação e busca compreender como a empresa se apropria de elementos do discurso dissidente baseado em gênero para fins de legitimação organizacional. O estudo concluiu que houve a utilização de discurso dissidente com fim de legitimação organizacional e que para minimizar as repercussões negativas do uso desse discurso, a publicidade associou a boneca a valores já aceitos na sociedade, como a educação e o cuidado. Além disso, sua audiência foi limitada a um grupo que já apoiava o brincar não sexista, e a construção narrativa da publicidade se utilizou de hiperônimos e hipônimos, quando começou tratando as crianças como iguais, diferenciando-as com base em seu gênero à medida que a narrativa avançava |
id |
UFJF_4aef9e3a4fb385799b28f33c27d6cd06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/16598 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Gilmar José doshttp://lattes.cnpq.br/Sampaio, Danilo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/Mourão, Ludmila Nuneshttp://lattes.cnpq.br/Diniz, Angela Maria Carratohttp://lattes.cnpq.br/8061249168413148http://lattes.cnpq.br/8427120622708555Santos, Hanna Guimarães2024-02-05T12:22:03Z2024-02-052024-02-05T12:22:03Z2023-12-20https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16598O objetivo deste estudo é analisar como o discurso dissidente baseado em gênero é utilizado na campanha publicitária “Todos podemos cuidar” da Linha de bonecas Baby Alive. Para alcançar isso, identifica e descreve o enunciador (a fabricante de brinquedos Hasbro) de acordo com suas práticas econômicas, sociais e discursivas; destaca os recursos de comunicação usados no vídeo que o caracterizam como parte de um discurso dissidente; avalia o impacto do vídeo em outros meios de comunicação e busca compreender como a empresa se apropria de elementos do discurso dissidente baseado em gênero para fins de legitimação organizacional. O estudo concluiu que houve a utilização de discurso dissidente com fim de legitimação organizacional e que para minimizar as repercussões negativas do uso desse discurso, a publicidade associou a boneca a valores já aceitos na sociedade, como a educação e o cuidado. Além disso, sua audiência foi limitada a um grupo que já apoiava o brincar não sexista, e a construção narrativa da publicidade se utilizou de hiperônimos e hipônimos, quando começou tratando as crianças como iguais, diferenciando-as com base em seu gênero à medida que a narrativa avançavaThe objective of this study is to analyze how gender-based dissident discourse is utilized in the advertising campaign "We Can All Care" by the Baby Alive Doll Line. To achieve this, it identifies and describes the speaker (Hasbro) according to their economic, social, and discursive practices; highlights the communication resources used in the video that characterize it as part of a dissident discourse; evaluates the impact of the video on other media and seeks to understand how the company appropriates elements of gender-based dissident discourse for organizational legitimation purposes. The study concluded that dissident discourse was used for organizational legitimation, and to mitigate negative repercussions of using this discourse, the advertising associated the doll with values already accepted in society, such as education and care. Additionally, its audience was limited to a group already supporting non-sexist play, and the narrative construction of the advertising used hypernyms and hyponyms, initially treating children as equals and differentiating them based on gender as the narrative progressed.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Mestrado Acadêmico em AdministraçãoUFJFBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOLegitimaçãoTeoria institucionalGêneroBrinquedoBonecaLegitimationInstitutional theoryGenderToyDollA adoção do discurso dissidente como meio de legitimação empresarial: o caso das bonecas Baby Aliveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALhannaguimaraessantos.pdfhannaguimaraessantos.pdfPDF/Aapplication/pdf3189954https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16598/1/hannaguimaraessantos.pdf860507b247e09db4137b95795c8be2e1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16598/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16598/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXThannaguimaraessantos.pdf.txthannaguimaraessantos.pdf.txtExtracted texttext/plain209448https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16598/4/hannaguimaraessantos.pdf.txt15e95b163b8056a2e29ed79e118399b5MD54THUMBNAILhannaguimaraessantos.pdf.jpghannaguimaraessantos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16598/5/hannaguimaraessantos.pdf.jpg79315dc4cc9ab92ef51b8d961f63f411MD55ufjf/165982024-02-06 04:04:30.96oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2024-02-06T06:04:30Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A adoção do discurso dissidente como meio de legitimação empresarial: o caso das bonecas Baby Alive |
title |
A adoção do discurso dissidente como meio de legitimação empresarial: o caso das bonecas Baby Alive |
spellingShingle |
A adoção do discurso dissidente como meio de legitimação empresarial: o caso das bonecas Baby Alive Santos, Hanna Guimarães CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Legitimação Teoria institucional Gênero Brinquedo Boneca Legitimation Institutional theory Gender Toy Doll |
title_short |
A adoção do discurso dissidente como meio de legitimação empresarial: o caso das bonecas Baby Alive |
title_full |
A adoção do discurso dissidente como meio de legitimação empresarial: o caso das bonecas Baby Alive |
title_fullStr |
A adoção do discurso dissidente como meio de legitimação empresarial: o caso das bonecas Baby Alive |
title_full_unstemmed |
A adoção do discurso dissidente como meio de legitimação empresarial: o caso das bonecas Baby Alive |
title_sort |
A adoção do discurso dissidente como meio de legitimação empresarial: o caso das bonecas Baby Alive |
author |
Santos, Hanna Guimarães |
author_facet |
Santos, Hanna Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Gilmar José dos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sampaio, Danilo de Oliveira |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Mourão, Ludmila Nunes |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Diniz, Angela Maria Carrato |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8061249168413148 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8427120622708555 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Hanna Guimarães |
contributor_str_mv |
Santos, Gilmar José dos Sampaio, Danilo de Oliveira Mourão, Ludmila Nunes Diniz, Angela Maria Carrato |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Legitimação Teoria institucional Gênero Brinquedo Boneca Legitimation Institutional theory Gender Toy Doll |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Legitimação Teoria institucional Gênero Brinquedo Boneca Legitimation Institutional theory Gender Toy Doll |
description |
O objetivo deste estudo é analisar como o discurso dissidente baseado em gênero é utilizado na campanha publicitária “Todos podemos cuidar” da Linha de bonecas Baby Alive. Para alcançar isso, identifica e descreve o enunciador (a fabricante de brinquedos Hasbro) de acordo com suas práticas econômicas, sociais e discursivas; destaca os recursos de comunicação usados no vídeo que o caracterizam como parte de um discurso dissidente; avalia o impacto do vídeo em outros meios de comunicação e busca compreender como a empresa se apropria de elementos do discurso dissidente baseado em gênero para fins de legitimação organizacional. O estudo concluiu que houve a utilização de discurso dissidente com fim de legitimação organizacional e que para minimizar as repercussões negativas do uso desse discurso, a publicidade associou a boneca a valores já aceitos na sociedade, como a educação e o cuidado. Além disso, sua audiência foi limitada a um grupo que já apoiava o brincar não sexista, e a construção narrativa da publicidade se utilizou de hiperônimos e hipônimos, quando começou tratando as crianças como iguais, diferenciando-as com base em seu gênero à medida que a narrativa avançava |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-05T12:22:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-05 2024-02-05T12:22:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16598 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado Acadêmico em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16598/1/hannaguimaraessantos.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16598/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16598/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16598/4/hannaguimaraessantos.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16598/5/hannaguimaraessantos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
860507b247e09db4137b95795c8be2e1 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 15e95b163b8056a2e29ed79e118399b5 79315dc4cc9ab92ef51b8d961f63f411 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813194009253773312 |