12 de outubro no mundo hispânico: reconfigurações discursivas de um dispositivo memorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sánchez, Beatriz Adriana Komavli de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3670
Resumo: O objetivo desta tese é reunir num arquivo diversas materialidades semióticas atreladas à data comemorativa do 12 de outubro no mundo hispânico, desde sua instituição até a atualidade. A partir desse arquivo nos propomos: (a) analisar a rede de sentidos (saberes, poderes e subjetividades) que possibilitou a instituição da data do 12 de outubro no mundo hispânico, bem como suas reconfigurações, e, consequentemente, (b) contribuir para a reflexão em torno da noção de hispanidade ao longo deste último século. A partir das recentes redesignações da data em algumas nações da América do Sul, formulamos nossa pergunta de pesquisa: como se materializa a rede de restrição de sentidos, ou seja, o que pode e não pode ser dito em um determinado contexto histórico-social, que possibilitou a instituição da data do 12 de outubro no mundo hispânico, bem como as reconfigurações? Os conceitos que norteiam esta pesquisa advêm do marco teórico da AD francesa, e contempla proposições provenientes dos estudos enunciativos que consideram em suas análises a materialidade linguística (COURTINE, 2009; MAINGUENEAU, 2001, 2008a, 2008b, 2015; ORLANDI, 1990, 1998, 2001, 2011). Cabe ressaltar que a AD é uma disciplina entre, visto que se constitui em um espaço interdisciplinar, no diálogo com outros campos do saber. No caso desta tese, estabelecemos um diálogo com as ciências humanas, como a história (ANDERSON, 2011; FOUCAULT, 1995; HOBSBWAM, 1984; LE GOFF, 1990), a filosofia (DELEUZE, 1990, 1995; DUSSEL, 1990) e os estudos culturais (HALL, 2003, 2015; SANTOS, 2010). As noções norteadoras são: tradição inventada, arquivo, dispositivo, memória discursiva, práticas e acontecimentos discursivos. Nosso espaço discursivo compreende 34 materialidades produzidas em diversos âmbitos: político-institucional, midiático e pedagógico e acadêmico, abrangendo de decretos e bandeiras, notícias, publicidades, até revista infantil. Concebemos tanto a instituição da data quanto as reconfigurações do dispositivo memorial como unidades não tópicas plurifocais (MAINGUENEAU, 2008b, 2015). A instituição da data como comemorativa corresponde ao objeto discursivo raça/hispanidade, recentemente reconfigurado como: descolonização; resistência indígena e respeito à diversidade cultural. As conclusões apontam que o entendimento atual da memória como dever (HEYMANN, 2007; HUYSSEN, 2004), junto com os novos paradigmas das globalizações contra-hegemônicas que vêm se perfilando, apontados por Santos (2010), parecem embasar o novo regime de enunciabilidade que possibilita que toda uma nova série de regularizações se projete nas reconfigurações do dispositivo memorial do 12 de outubro. Os enunciados também são forças e sentidos que lutam. Nesse aspecto concluímos que a reconfiguração ‘descolonização’ é a que mais combate e impugna a configuração raça/hispanidade
id UFF-2_e3812865decc172f0344b254a3f4ab4c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3670
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling 12 de outubro no mundo hispânico: reconfigurações discursivas de um dispositivo memorial12 de outubroMundo hispânicoDispositivo memorialAnálise do discursoCivilização hispânicaMemóriaAnálise do discurso12thHispanic worldMemorial deviceDiscourse analysisO objetivo desta tese é reunir num arquivo diversas materialidades semióticas atreladas à data comemorativa do 12 de outubro no mundo hispânico, desde sua instituição até a atualidade. A partir desse arquivo nos propomos: (a) analisar a rede de sentidos (saberes, poderes e subjetividades) que possibilitou a instituição da data do 12 de outubro no mundo hispânico, bem como suas reconfigurações, e, consequentemente, (b) contribuir para a reflexão em torno da noção de hispanidade ao longo deste último século. A partir das recentes redesignações da data em algumas nações da América do Sul, formulamos nossa pergunta de pesquisa: como se materializa a rede de restrição de sentidos, ou seja, o que pode e não pode ser dito em um determinado contexto histórico-social, que possibilitou a instituição da data do 12 de outubro no mundo hispânico, bem como as reconfigurações? Os conceitos que norteiam esta pesquisa advêm do marco teórico da AD francesa, e contempla proposições provenientes dos estudos enunciativos que consideram em suas análises a materialidade linguística (COURTINE, 2009; MAINGUENEAU, 2001, 2008a, 2008b, 2015; ORLANDI, 1990, 1998, 2001, 2011). Cabe ressaltar que a AD é uma disciplina entre, visto que se constitui em um espaço interdisciplinar, no diálogo com outros campos do saber. No caso desta tese, estabelecemos um diálogo com as ciências humanas, como a história (ANDERSON, 2011; FOUCAULT, 1995; HOBSBWAM, 1984; LE GOFF, 1990), a filosofia (DELEUZE, 1990, 1995; DUSSEL, 1990) e os estudos culturais (HALL, 2003, 2015; SANTOS, 2010). As noções norteadoras são: tradição inventada, arquivo, dispositivo, memória discursiva, práticas e acontecimentos discursivos. Nosso espaço discursivo compreende 34 materialidades produzidas em diversos âmbitos: político-institucional, midiático e pedagógico e acadêmico, abrangendo de decretos e bandeiras, notícias, publicidades, até revista infantil. Concebemos tanto a instituição da data quanto as reconfigurações do dispositivo memorial como unidades não tópicas plurifocais (MAINGUENEAU, 2008b, 2015). A instituição da data como comemorativa corresponde ao objeto discursivo raça/hispanidade, recentemente reconfigurado como: descolonização; resistência indígena e respeito à diversidade cultural. As conclusões apontam que o entendimento atual da memória como dever (HEYMANN, 2007; HUYSSEN, 2004), junto com os novos paradigmas das globalizações contra-hegemônicas que vêm se perfilando, apontados por Santos (2010), parecem embasar o novo regime de enunciabilidade que possibilita que toda uma nova série de regularizações se projete nas reconfigurações do dispositivo memorial do 12 de outubro. Os enunciados também são forças e sentidos que lutam. Nesse aspecto concluímos que a reconfiguração ‘descolonização’ é a que mais combate e impugna a configuração raça/hispanidadeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe objective of this thesis is to assemble an archive of several semiotic materialities connected to the commemorative, in the hispanic world, date of the October 12th, from its institualization to the present day. Based on this archive we propose to: (a) analyse the network of senses (knowledge, power and subjectivity) wich enabled the institution of the October 12 date in the Hispanic world, as well as its reconfigurations, and (b) contribute to the reflection on the notion of Hispanity through the last century. From the recent redesignations of the date in certain nations in South America, we formulated our main research question: how is the restriction in meaning connection materialized? Or rather, what can and cannot be said in a determined historical-social context which generated the institution of the October 12th date in the hispanic world, as well as its configurations? The concepts which guide this research come from the theoretical frame of the french DA. They also include propositions from enunciative studies that take into account the linguistic materiality in their analysis (COURTINE, 2009; MAINGUENEAU, 2001, 2008a, 2008b, 2015; ORLANDI, 1990, 1998, 2001, 2011). It is worth mentioning that the DA is an between discipline, since it constitutes an interdisciplinary space, in the dialogue with other fields of knowledge. In the case of this thesis, we establish a dialogue with the human sciences, like history (ANDERSON, 2011; FOUCAULT, 1995; HOBSBWAM, 1984; LE GOFF, 1990), philosophy (DELEUZE, 1990, 1995; DUSSEL, 1990) and cultural studies (HALL, 2003, 2015; SANTOS, 2010). The guiding concepts are: invented tradition, archive, device and discursive memory, practice and events. Our discursive space comprises 34 materialities produced in different spheres: political-institutional, mediatic, pedagogic and academic, encompassing decrees, banners, news, advertising and even children’s magazines. We conceive the institution of the date as well as the reconfigurations of the memorial dispositive as non-topical plurifocal units (MAINGUENEAU, 2008b, 2015). The institution of the date as commemorative corresponds to the discursive object of race/hispanicity, recently repurposed to promote: decolonization, resistance by the indigenous population, and respect to the cultural diversity. The conclusions point to the current understanding of the memory of the commemorative date of October the 12th as a duty (HEYMANN, 2007; HUYSSEN, 2004), in addition to the new paradigms of the outlining counterhegemonic globalizations, pointed by Santos (2010). These seem to underlie the new regime of enunciability that allows for a whole new series of regularizations to project on the reconfigurations of the memorial dispositive of the October 12th. Enunciations have power and meaning that can fight the status quo and alter society’s perception. In this aspect, we conclude that the repurposing of ‘decolonization’ is the one that fights and impugns the most the configuration of race/hispanicityDaher, Maria Del CarmenNascimento, Magnólia Brasil Barbosa doSant’anna, Vera Lúcia de AlbuquerqueArantes, Poliana Coeli CostaDiez, Xoán Carlos LagaresSánchez, Beatriz Adriana Komavli de2017-05-18T14:32:55Z2017-05-18T14:32:55Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3670CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-12T13:22:42Zoai:app.uff.br:1/3670Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-12T13:22:42Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv 12 de outubro no mundo hispânico: reconfigurações discursivas de um dispositivo memorial
title 12 de outubro no mundo hispânico: reconfigurações discursivas de um dispositivo memorial
spellingShingle 12 de outubro no mundo hispânico: reconfigurações discursivas de um dispositivo memorial
Sánchez, Beatriz Adriana Komavli de
12 de outubro
Mundo hispânico
Dispositivo memorial
Análise do discurso
Civilização hispânica
Memória
Análise do discurso
12th
Hispanic world
Memorial device
Discourse analysis
title_short 12 de outubro no mundo hispânico: reconfigurações discursivas de um dispositivo memorial
title_full 12 de outubro no mundo hispânico: reconfigurações discursivas de um dispositivo memorial
title_fullStr 12 de outubro no mundo hispânico: reconfigurações discursivas de um dispositivo memorial
title_full_unstemmed 12 de outubro no mundo hispânico: reconfigurações discursivas de um dispositivo memorial
title_sort 12 de outubro no mundo hispânico: reconfigurações discursivas de um dispositivo memorial
author Sánchez, Beatriz Adriana Komavli de
author_facet Sánchez, Beatriz Adriana Komavli de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Daher, Maria Del Carmen
Nascimento, Magnólia Brasil Barbosa do
Sant’anna, Vera Lúcia de Albuquerque
Arantes, Poliana Coeli Costa
Diez, Xoán Carlos Lagares
dc.contributor.author.fl_str_mv Sánchez, Beatriz Adriana Komavli de
dc.subject.por.fl_str_mv 12 de outubro
Mundo hispânico
Dispositivo memorial
Análise do discurso
Civilização hispânica
Memória
Análise do discurso
12th
Hispanic world
Memorial device
Discourse analysis
topic 12 de outubro
Mundo hispânico
Dispositivo memorial
Análise do discurso
Civilização hispânica
Memória
Análise do discurso
12th
Hispanic world
Memorial device
Discourse analysis
description O objetivo desta tese é reunir num arquivo diversas materialidades semióticas atreladas à data comemorativa do 12 de outubro no mundo hispânico, desde sua instituição até a atualidade. A partir desse arquivo nos propomos: (a) analisar a rede de sentidos (saberes, poderes e subjetividades) que possibilitou a instituição da data do 12 de outubro no mundo hispânico, bem como suas reconfigurações, e, consequentemente, (b) contribuir para a reflexão em torno da noção de hispanidade ao longo deste último século. A partir das recentes redesignações da data em algumas nações da América do Sul, formulamos nossa pergunta de pesquisa: como se materializa a rede de restrição de sentidos, ou seja, o que pode e não pode ser dito em um determinado contexto histórico-social, que possibilitou a instituição da data do 12 de outubro no mundo hispânico, bem como as reconfigurações? Os conceitos que norteiam esta pesquisa advêm do marco teórico da AD francesa, e contempla proposições provenientes dos estudos enunciativos que consideram em suas análises a materialidade linguística (COURTINE, 2009; MAINGUENEAU, 2001, 2008a, 2008b, 2015; ORLANDI, 1990, 1998, 2001, 2011). Cabe ressaltar que a AD é uma disciplina entre, visto que se constitui em um espaço interdisciplinar, no diálogo com outros campos do saber. No caso desta tese, estabelecemos um diálogo com as ciências humanas, como a história (ANDERSON, 2011; FOUCAULT, 1995; HOBSBWAM, 1984; LE GOFF, 1990), a filosofia (DELEUZE, 1990, 1995; DUSSEL, 1990) e os estudos culturais (HALL, 2003, 2015; SANTOS, 2010). As noções norteadoras são: tradição inventada, arquivo, dispositivo, memória discursiva, práticas e acontecimentos discursivos. Nosso espaço discursivo compreende 34 materialidades produzidas em diversos âmbitos: político-institucional, midiático e pedagógico e acadêmico, abrangendo de decretos e bandeiras, notícias, publicidades, até revista infantil. Concebemos tanto a instituição da data quanto as reconfigurações do dispositivo memorial como unidades não tópicas plurifocais (MAINGUENEAU, 2008b, 2015). A instituição da data como comemorativa corresponde ao objeto discursivo raça/hispanidade, recentemente reconfigurado como: descolonização; resistência indígena e respeito à diversidade cultural. As conclusões apontam que o entendimento atual da memória como dever (HEYMANN, 2007; HUYSSEN, 2004), junto com os novos paradigmas das globalizações contra-hegemônicas que vêm se perfilando, apontados por Santos (2010), parecem embasar o novo regime de enunciabilidade que possibilita que toda uma nova série de regularizações se projete nas reconfigurações do dispositivo memorial do 12 de outubro. Os enunciados também são forças e sentidos que lutam. Nesse aspecto concluímos que a reconfiguração ‘descolonização’ é a que mais combate e impugna a configuração raça/hispanidade
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-05-18T14:32:55Z
2017-05-18T14:32:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3670
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135428931780608