Educação inclusiva: a relevância da estimulação precoce para os portadores da Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusmão, Fellipe Fracho de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9848
Resumo: Este artigo monográfico discute a inclusão dos portadores de Síndrome de Down a partir das potencialidades da estimulação precoce, tendo duas indagações principais: Qual é o significado de um programa de estimulação precoce para uma educação inclusiva no que diz respeito aos portadores de Síndrome de Down? Como a legislação brasileira trata a educação inclusive desse grupo? A estimulação precoce é importante no processo de desenvolvimento desta população ao oferecer maiores oportunidades de socialização, integração e aprendizado, minimizando as grandes defasagens cognitivas associadas a essa síndrome. Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa, reunindo a contribuição de vários analistas do campo da Psicologia, Educação e Sociologia, detalhando três conceitos centrais: educação inclusiva, estimulação precoce, portadores de deficiência, neste caso, da Síndrome de Down. Do ponto de vista das legislações brasileiras consultadas, comprova-se uma preocupação com os portadores da Síndrome de Down e outros portadores de necessidades especiais, asseverando o direito à igualdade da educação e o respeito às diferenças. A estimulação precoce constitui um instrumento eficaz para viabilizar e fomentar a garantia desses direitos para os portadores da Síndrome de Down concebida na proposta da educação inclusiva vigente na Lei de Diretrizes e Bases, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição do País.
id UFF-2_e3bcbeb34e758e41e44fb66694a12d28
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9848
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Educação inclusiva: a relevância da estimulação precoce para os portadores da Síndrome de DownEducação inclusivaPortadores de Síndrome de DownEstimulação precoceLegislação brasileiraSíndrome de DownEducação inclusivaEducação; aspecto socialLei de diretrizes e basesLegislaçãoBrasilEste artigo monográfico discute a inclusão dos portadores de Síndrome de Down a partir das potencialidades da estimulação precoce, tendo duas indagações principais: Qual é o significado de um programa de estimulação precoce para uma educação inclusiva no que diz respeito aos portadores de Síndrome de Down? Como a legislação brasileira trata a educação inclusive desse grupo? A estimulação precoce é importante no processo de desenvolvimento desta população ao oferecer maiores oportunidades de socialização, integração e aprendizado, minimizando as grandes defasagens cognitivas associadas a essa síndrome. Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa, reunindo a contribuição de vários analistas do campo da Psicologia, Educação e Sociologia, detalhando três conceitos centrais: educação inclusiva, estimulação precoce, portadores de deficiência, neste caso, da Síndrome de Down. Do ponto de vista das legislações brasileiras consultadas, comprova-se uma preocupação com os portadores da Síndrome de Down e outros portadores de necessidades especiais, asseverando o direito à igualdade da educação e o respeito às diferenças. A estimulação precoce constitui um instrumento eficaz para viabilizar e fomentar a garantia desses direitos para os portadores da Síndrome de Down concebida na proposta da educação inclusiva vigente na Lei de Diretrizes e Bases, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição do País.Silveira, Elisabete Cristina Cruvello daPetry, HelenePessoa, Wilma Lucia RodriguesGusmão, Fellipe Fracho de2019-06-06T19:10:11Z2019-06-06T19:10:11Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9848Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T02:50:00Zoai:app.uff.br:1/9848Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-10T02:50Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: a relevância da estimulação precoce para os portadores da Síndrome de Down
title Educação inclusiva: a relevância da estimulação precoce para os portadores da Síndrome de Down
spellingShingle Educação inclusiva: a relevância da estimulação precoce para os portadores da Síndrome de Down
Gusmão, Fellipe Fracho de
Educação inclusiva
Portadores de Síndrome de Down
Estimulação precoce
Legislação brasileira
Síndrome de Down
Educação inclusiva
Educação; aspecto social
Lei de diretrizes e bases
Legislação
Brasil
title_short Educação inclusiva: a relevância da estimulação precoce para os portadores da Síndrome de Down
title_full Educação inclusiva: a relevância da estimulação precoce para os portadores da Síndrome de Down
title_fullStr Educação inclusiva: a relevância da estimulação precoce para os portadores da Síndrome de Down
title_full_unstemmed Educação inclusiva: a relevância da estimulação precoce para os portadores da Síndrome de Down
title_sort Educação inclusiva: a relevância da estimulação precoce para os portadores da Síndrome de Down
author Gusmão, Fellipe Fracho de
author_facet Gusmão, Fellipe Fracho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
Petry, Helene
Pessoa, Wilma Lucia Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Gusmão, Fellipe Fracho de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Portadores de Síndrome de Down
Estimulação precoce
Legislação brasileira
Síndrome de Down
Educação inclusiva
Educação; aspecto social
Lei de diretrizes e bases
Legislação
Brasil
topic Educação inclusiva
Portadores de Síndrome de Down
Estimulação precoce
Legislação brasileira
Síndrome de Down
Educação inclusiva
Educação; aspecto social
Lei de diretrizes e bases
Legislação
Brasil
description Este artigo monográfico discute a inclusão dos portadores de Síndrome de Down a partir das potencialidades da estimulação precoce, tendo duas indagações principais: Qual é o significado de um programa de estimulação precoce para uma educação inclusiva no que diz respeito aos portadores de Síndrome de Down? Como a legislação brasileira trata a educação inclusive desse grupo? A estimulação precoce é importante no processo de desenvolvimento desta população ao oferecer maiores oportunidades de socialização, integração e aprendizado, minimizando as grandes defasagens cognitivas associadas a essa síndrome. Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa, reunindo a contribuição de vários analistas do campo da Psicologia, Educação e Sociologia, detalhando três conceitos centrais: educação inclusiva, estimulação precoce, portadores de deficiência, neste caso, da Síndrome de Down. Do ponto de vista das legislações brasileiras consultadas, comprova-se uma preocupação com os portadores da Síndrome de Down e outros portadores de necessidades especiais, asseverando o direito à igualdade da educação e o respeito às diferenças. A estimulação precoce constitui um instrumento eficaz para viabilizar e fomentar a garantia desses direitos para os portadores da Síndrome de Down concebida na proposta da educação inclusiva vigente na Lei de Diretrizes e Bases, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição do País.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-06-06T19:10:11Z
2019-06-06T19:10:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9848
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9848
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838820105715712