Do título ao texto / do texto ao título : o processo de estabilização da referência em notícias do jornal Meia Hora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9787
Resumo: Nesta tese, realiza-se um estudo sobre a relação temática entre a categoria esquemática título e o corpo do texto de notícias do jornal popular Meia Hora. Nos procedimentos metodológicos, foi destacado o emprego de algumas expressões referenciais consideradas ainda instáveis no título e que, por decorrência, motivariam, no contexto dessa categoria, a formulação de hipóteses de leitura que, em geral, não se confirmariam na continuidade da leitura do texto. Foi feita a redução semântica do texto noticiado de forma a inferir dele sua macroestrutura, a fim de cotejá-la às categorias esquemáticas título, subtítulo e lide. O intuito foi demonstrar que o título, ao contrário do que preconizam os vários manuais de estilo, no conjunto de textos analisados, não subsume o tema informado. Assim, destacou-se o processo de “estabilização da referência” como um processo simultâneo de estabilização do próprio conteúdo temático da notícia. Na argumentação que foi desenvolvida, intentou-se defender a ideia de que tal categoria no jornalismo popular, especialmente no Meia Hora, possui o objetivo precípuo de atrair o leitor, atendendo ao propósito mercadológico de sua captação. Para apoiar tal tese, foi feito um experimento de leitura com alunos do Ensino Médio. Os resultados desse experimento indicaram que a leitura isolada do título, o primeiro momento de leitura do texto, levou os informantes a projetarem hipóteses variadas de leitura que, em geral, não se confirmaram após a leitura do título acrescido do subtítulo. Os resultados demonstraram ainda que a leitura completa do texto pelos informantes produziu macroestruturas distintas das suas hipóteses iniciais. Este trabalho produziu outras conclusões, essas de caráter mais teórico. Considerou-se que o referido processo de estabilização pode ocorrer de forma “consoante” ou “dissonante”, conforme o leitor, respectivamente, possa concordar ou discordar da categorização ou da evolução categorial de um referente textual. Também se entendeu o título como um elemento referencial sujeito, tal como as expressões referenciais, ao processo dinâmico de construção e reconstrução no fio do discurso e se propôs, dessa forma, um alargamento dos estudos entre referenciação e gênero textual. Para fundamentar esse estudo, foram mobilizados aportes teóricos advindos da Análise do Discurso e da Linguística Textual, principalmente em três eixos: a Teoria Semiolinguística (Charaudeau), a Teoria da referenciação (Mondada, Dubois, Koch, Marcuschi, Roncarati) e os estudos sobre o discurso da notícia (van Dijk)
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O intuito foi demonstrar que o título, ao contrário do que preconizam os vários manuais de estilo, no conjunto de textos analisados, não subsume o tema informado. Assim, destacou-se o processo de “estabilização da referência” como um processo simultâneo de estabilização do próprio conteúdo temático da notícia. Na argumentação que foi desenvolvida, intentou-se defender a ideia de que tal categoria no jornalismo popular, especialmente no Meia Hora, possui o objetivo precípuo de atrair o leitor, atendendo ao propósito mercadológico de sua captação. Para apoiar tal tese, foi feito um experimento de leitura com alunos do Ensino Médio. Os resultados desse experimento indicaram que a leitura isolada do título, o primeiro momento de leitura do texto, levou os informantes a projetarem hipóteses variadas de leitura que, em geral, não se confirmaram após a leitura do título acrescido do subtítulo. Os resultados demonstraram ainda que a leitura completa do texto pelos informantes produziu macroestruturas distintas das suas hipóteses iniciais. Este trabalho produziu outras conclusões, essas de caráter mais teórico. Considerou-se que o referido processo de estabilização pode ocorrer de forma “consoante” ou “dissonante”, conforme o leitor, respectivamente, possa concordar ou discordar da categorização ou da evolução categorial de um referente textual. Também se entendeu o título como um elemento referencial sujeito, tal como as expressões referenciais, ao processo dinâmico de construção e reconstrução no fio do discurso e se propôs, dessa forma, um alargamento dos estudos entre referenciação e gênero textual. Para fundamentar esse estudo, foram mobilizados aportes teóricos advindos da Análise do Discurso e da Linguística Textual, principalmente em três eixos: a Teoria Semiolinguística (Charaudeau), a Teoria da referenciação (Mondada, Dubois, Koch, Marcuschi, Roncarati) e os estudos sobre o discurso da notícia (van Dijk)In this thesis, carried out a study on the relationship between the thematic category schematic title and body text news from popular Meia Hora newspaper. In methodological procedures, was highlighted by employing some referring expressions still considered unstable in the title and that, consequently, motivate, within that category, the formulation of hypotheses of reading in general, do not confirm the continuity of reading the text. Reduction was performed semantics of the text reported it in order to infer its macrostructure, so it collates the categories schematic title, subtitle and handle. The purpose was to demonstrate that the title contrary to recommend various style guides, the set of documents under consideration, it subsumes the subject reported. Thus, said the process of "stabilization of reference" as a simultaneous process of stabilizing the thematic content of the news itself. In the argument that was developed, an attempt to defend the idea that such a category in popular journalism, especially in Meia Hora newspaper, has the main objective to attract the reader, given the purpose of merchandising capture. To support this thesis, an experiment was done reading to high school students. The results of this experiment indicated that the isolated reading the title, the first time reading the text, led the informants to project hypotheses varied reading that, in general, not be confirmed after reading the title plus subtitle. The results also showed that the complete reading of the text produced by the informants macrostructures distinct from their initial hypotheses. This work produced other findings, these more theoretical. It was considered that this stabilization can occur "consonant" or "dissonant", as the reader, respectively, can agree or disagree with the categorization or the evolution of a categorical textual references. Also understood the title as a reference element subject, such as referring expressions, the dynamic process of construction and reconstruction in the thread of the discourse and proposed thus an extension of studies between referral and genre. To support this study, were mobilized theoretical contributions arising Discourse Analysis and Linguistics Textual mainly in three areas: Theory Semiolinguística (Charaudeau), the Theory of referencing (Mondada, Dubois, Koch, Marcuschi, Roncarati) and studies on the discourse of news (van Dijk)212 f.Menezes, Vanda Maria Cardozo deValente, André CrimFeres, Beatriz dos SantosAbreu, Maria Teresa Tedesco VilardoMonnerat, Rosane Santos MauroCosta, Wagner Alexandre dos Santos2019-06-04T16:51:39Z2019-06-04T16:51:39Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9787http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-27T19:44:02Zoai:app.uff.br:1/9787Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:42.679763Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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