Letramentos acadêmicos e digitais na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Sara Feitosa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15943
Resumo: O objetivo geral deste estudo é o de identificar, analisar e compreender as principais dificuldades de licenciandos matriculados da disciplina tópicos especiais em língua portuguesa (noite/ Pedagogia/ Niterói/ UFF), considerando as imbricações letramentos acadêmicos e digitais e as práticas de ler-escrever textos dessa esfera, especificamente no curso de Pedagogia da referida universidade. Os caminhos metodológicos são embasados na pesquisa-ação. Além do olhar e escuta atenta aos estudantes ao longo das aulas da disciplina, utilizou-se o caderno de campo a fim de registrar os enunciados e realizar uma análise dialógica mais minuciosa durante e após as aulas, trazendo à baila o diálogo teórico sobre os letramentos. A leitura e a análise dos enunciados produzidos pelos estudantes seguem a perspectiva bakhtiniana, segundo a qual existem diversas linguagens sociais, que são variações de uso da língua, pertencentes às esferas discursivas situadas. Como principais considerações finais constou-se que é fundamental que todo o corpo docente da universidade compreenda seu papel social nos processos de letramentos, assim como maior oferta de disciplinas abarcando o tema. A fim de que os estudantes se sintam pertencentes a esse espaço e capazes de ler e produzir textos acadêmicos de maneira crítica, de forma a refletir na educação básica
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