Letramentos acadêmicos e digitais na formação de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15943 |
Resumo: | O objetivo geral deste estudo é o de identificar, analisar e compreender as principais dificuldades de licenciandos matriculados da disciplina tópicos especiais em língua portuguesa (noite/ Pedagogia/ Niterói/ UFF), considerando as imbricações letramentos acadêmicos e digitais e as práticas de ler-escrever textos dessa esfera, especificamente no curso de Pedagogia da referida universidade. Os caminhos metodológicos são embasados na pesquisa-ação. Além do olhar e escuta atenta aos estudantes ao longo das aulas da disciplina, utilizou-se o caderno de campo a fim de registrar os enunciados e realizar uma análise dialógica mais minuciosa durante e após as aulas, trazendo à baila o diálogo teórico sobre os letramentos. A leitura e a análise dos enunciados produzidos pelos estudantes seguem a perspectiva bakhtiniana, segundo a qual existem diversas linguagens sociais, que são variações de uso da língua, pertencentes às esferas discursivas situadas. Como principais considerações finais constou-se que é fundamental que todo o corpo docente da universidade compreenda seu papel social nos processos de letramentos, assim como maior oferta de disciplinas abarcando o tema. A fim de que os estudantes se sintam pertencentes a esse espaço e capazes de ler e produzir textos acadêmicos de maneira crítica, de forma a refletir na educação básica |
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Letramentos acadêmicos e digitais na formação de professoresLetramentos acadêmicosLetramentos digitaisFormação de professoresPesquisa-açãoLetramentoFormação de professorAcademic literaciesDigital literaciesTeacher’s graduationResearch-actionO objetivo geral deste estudo é o de identificar, analisar e compreender as principais dificuldades de licenciandos matriculados da disciplina tópicos especiais em língua portuguesa (noite/ Pedagogia/ Niterói/ UFF), considerando as imbricações letramentos acadêmicos e digitais e as práticas de ler-escrever textos dessa esfera, especificamente no curso de Pedagogia da referida universidade. Os caminhos metodológicos são embasados na pesquisa-ação. Além do olhar e escuta atenta aos estudantes ao longo das aulas da disciplina, utilizou-se o caderno de campo a fim de registrar os enunciados e realizar uma análise dialógica mais minuciosa durante e após as aulas, trazendo à baila o diálogo teórico sobre os letramentos. A leitura e a análise dos enunciados produzidos pelos estudantes seguem a perspectiva bakhtiniana, segundo a qual existem diversas linguagens sociais, que são variações de uso da língua, pertencentes às esferas discursivas situadas. Como principais considerações finais constou-se que é fundamental que todo o corpo docente da universidade compreenda seu papel social nos processos de letramentos, assim como maior oferta de disciplinas abarcando o tema. A fim de que os estudantes se sintam pertencentes a esse espaço e capazes de ler e produzir textos acadêmicos de maneira crítica, de forma a refletir na educação básicaThe over all objective of this study is to identify, analyze, and comprehend the main difficulties of the graduates enrolled in the tópicos especiais em língua portuguesa (special topics in portuguese language) (night/ pedagogy/ UFF), considering the imbrications, academic and digital literacies and the reading and the writing practices of texts of this whole, specifically on the referred university’s Pedagogy course. The methodological ways are based on research on action. Other than looking and carefully listening students over the classes on the subject, the field notebook was used in order to register the statements and execute a deeper dialogical analysis during and after the classes, bringing up the theoretical dialog about the literacies. The reading and the theoretical dialog about the literacies. The reading and analysis of the statements made by the students follow the bakhtinian perspective, which states there exist multiple social languages, that are usage variation of the language, that belong to the situated discursive whole. As the main final considerations, it was found that it is fundamental all the university’s faculty comprehend their social whole on the literacy process, more subjects on the theme offerings alike. In a way that the students feel they belong to this place and capable of reading and producing academic texts in a critical way, in a way that affects basic educationRodrigues, Jéssica do NascimentoSoares, Sara Feitosa2020-11-15T18:39:52Z2020-11-15T18:39:52Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15943http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-19T19:21:29Zoai:app.uff.br:1/15943Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-19T19:21:29Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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