Conteúdos de interpretar: a leitura como passaporte para a interação com o mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Ilana da Silva Rebello
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/18621
Resumo: This study is based on a series of activities of comprehension and interpretation of texts, performed by public school students, from different grade levels, as well as by teachers who are responsible for teaching suc h contents. Such analysis showed that, in general, students have difficulties to understand and interpret what they read, independently of their grade level, and also that there are interpretation contents that are not dealt with in a systematic way in schools. Thus, having as a scope the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis, the presuppositions of Text Linguistics, focusing particularly on the text, production of meanings, and the didactic sequences approach (Dolz & Schneuwly: 2004), we propose interpretation contents and present suggestions of activities in didactic sequences, involving content related to interpretation, departing from organizational modes of discourse, configured in different genres. More than a didactic proposal, it is an attempt to improve the teaching so impoverished in school of reading of different texts.
id UFF-2_e4b87344ff511d4e16c06acc77d6d892
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/18621
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Conteúdos de interpretar: a leitura como passaporte para a interação com o mundoLetrasSemiolinguísticaLinguística textualInterpretação da leituraConteúdos de interpretarSequências didáticasSemiolinguisticsText linguisticsInterpretation contentsDidactic sequencesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASThis study is based on a series of activities of comprehension and interpretation of texts, performed by public school students, from different grade levels, as well as by teachers who are responsible for teaching suc h contents. Such analysis showed that, in general, students have difficulties to understand and interpret what they read, independently of their grade level, and also that there are interpretation contents that are not dealt with in a systematic way in schools. Thus, having as a scope the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis, the presuppositions of Text Linguistics, focusing particularly on the text, production of meanings, and the didactic sequences approach (Dolz & Schneuwly: 2004), we propose interpretation contents and present suggestions of activities in didactic sequences, involving content related to interpretation, departing from organizational modes of discourse, configured in different genres. More than a didactic proposal, it is an attempt to improve the teaching so impoverished in school of reading of different texts.Este estudo parte da análise de atividades de compreensão e de interpretação de textos, realizadas por alunos de escolas públicas, de níveis de ensino diversos, e de entrevistas com professores sobre quais conteúdos são trabalhados por eles em interpretação textual. Tal análise mostrou que os alunos, de modo geral, têm dificuldades para entender e interpretar o que leem, independentemente do grau de escolarização e que existem conteúdos de interpretar que não são trabalhados de forma sistemática nas escolas. Diante dessa realidade, tendo como escopo a teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, os pressupostos da Linguística do Texto, focalizando em particular, o texto e a produção de sentidos e a proposta de trabalho com sequências didáticas (Dolz & Schneuwly: 2004), propomos conteúdos de interpretar e apresentamos sugestões de atividades, em sequências didáticas, envolvendo conteúdos voltados para a interpretação, a partir dos modos de organização do discurso, configurados em diferentes gêneros. Mais do que uma proposta didática, é uma tentativa de aperfeiçoar o ensino - tão desgastado nas escolas - da leitura de diferentes textos.Programa de Pós-graduação em LetrasletrasMonnerat, Rosane Santos MauroCPF:24598679522http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700829H0Pauliukonis, Maria Aparecida LinoCPF:95638965922http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780450A7Santos, Leonor Werneck dosCPF:13678423222http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737541P6Júdice, Norimar Pasini MesquitaCPF:56398695622http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799930E0Feres, Beatriz dos SantosCPF:16300870022http://lattes.cnpq.br/3111310248072636Lima, Ronaldo AmorimCPF:47756111322http://lattes.cnpq.br/6175944761893288Viegas, Ilana da Silva Rebello2021-03-10T20:45:06Z2009-11-112021-03-10T20:45:06Z2009-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18621porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:45:06Zoai:app.uff.br:1/18621Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:36.851214Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Conteúdos de interpretar: a leitura como passaporte para a interação com o mundo
title Conteúdos de interpretar: a leitura como passaporte para a interação com o mundo
spellingShingle Conteúdos de interpretar: a leitura como passaporte para a interação com o mundo
Viegas, Ilana da Silva Rebello
Letras
Semiolinguística
Linguística textual
Interpretação da leitura
Conteúdos de interpretar
Sequências didáticas
Semiolinguistics
Text linguistics
Interpretation contents
Didactic sequences
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Conteúdos de interpretar: a leitura como passaporte para a interação com o mundo
title_full Conteúdos de interpretar: a leitura como passaporte para a interação com o mundo
title_fullStr Conteúdos de interpretar: a leitura como passaporte para a interação com o mundo
title_full_unstemmed Conteúdos de interpretar: a leitura como passaporte para a interação com o mundo
title_sort Conteúdos de interpretar: a leitura como passaporte para a interação com o mundo
author Viegas, Ilana da Silva Rebello
author_facet Viegas, Ilana da Silva Rebello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monnerat, Rosane Santos Mauro
CPF:24598679522
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700829H0
Pauliukonis, Maria Aparecida Lino
CPF:95638965922
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780450A7
Santos, Leonor Werneck dos
CPF:13678423222
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737541P6
Júdice, Norimar Pasini Mesquita
CPF:56398695622
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799930E0
Feres, Beatriz dos Santos
CPF:16300870022
http://lattes.cnpq.br/3111310248072636
Lima, Ronaldo Amorim
CPF:47756111322
http://lattes.cnpq.br/6175944761893288
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas, Ilana da Silva Rebello
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
Semiolinguística
Linguística textual
Interpretação da leitura
Conteúdos de interpretar
Sequências didáticas
Semiolinguistics
Text linguistics
Interpretation contents
Didactic sequences
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Letras
Semiolinguística
Linguística textual
Interpretação da leitura
Conteúdos de interpretar
Sequências didáticas
Semiolinguistics
Text linguistics
Interpretation contents
Didactic sequences
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This study is based on a series of activities of comprehension and interpretation of texts, performed by public school students, from different grade levels, as well as by teachers who are responsible for teaching suc h contents. Such analysis showed that, in general, students have difficulties to understand and interpret what they read, independently of their grade level, and also that there are interpretation contents that are not dealt with in a systematic way in schools. Thus, having as a scope the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis, the presuppositions of Text Linguistics, focusing particularly on the text, production of meanings, and the didactic sequences approach (Dolz & Schneuwly: 2004), we propose interpretation contents and present suggestions of activities in didactic sequences, involving content related to interpretation, departing from organizational modes of discourse, configured in different genres. More than a didactic proposal, it is an attempt to improve the teaching so impoverished in school of reading of different texts.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-11
2009-10-06
2021-03-10T20:45:06Z
2021-03-10T20:45:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/18621
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/18621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Letras
letras
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Letras
letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823571036536832