Conteúdos de interpretar em sequências didáticas: uma proposta de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebello Viegas, Ilana da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/793
Resumo: Os alunos, de modo geral, têm dificuldades para entender e interpretar o que leem, independentemente do grau de escolarização e existem “conteúdos de interpretar” que não são trabalhados de forma sistemática nas escolas. Diante dessa realidade, tendo como escopo a teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, os pressupostos da Linguística do Texto, focalizando em particular, o texto e a produção de sentidos e a proposta de trabalho com sequências didáticas (Dolz & Schneuwly: 2004), propomos “conteúdos de interpretar” e apresentamos sugestões de atividades, em sequências didáticas, envolvendo conteúdos voltados para a interpretação, a partir dos modos de organização do discurso, configurados em diferentes gêneros. Mais do que uma proposta didática, é uma tentativa de aperfeiçoar o ensino - tão desgastado nas escolas - da leitura de diferentes textos.
id UNIABEU-2_dc1dfd2227a06d176c2548d0b700d83c
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/793
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling Conteúdos de interpretar em sequências didáticas: uma proposta de ensinoLetras: Ensino de Língua POrtuguesaConteúdos de interpretar, sequências didáticas, ensino de Língua Portuguesa.Ensino de Língua PortuguesaOs alunos, de modo geral, têm dificuldades para entender e interpretar o que leem, independentemente do grau de escolarização e existem “conteúdos de interpretar” que não são trabalhados de forma sistemática nas escolas. Diante dessa realidade, tendo como escopo a teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, os pressupostos da Linguística do Texto, focalizando em particular, o texto e a produção de sentidos e a proposta de trabalho com sequências didáticas (Dolz & Schneuwly: 2004), propomos “conteúdos de interpretar” e apresentamos sugestões de atividades, em sequências didáticas, envolvendo conteúdos voltados para a interpretação, a partir dos modos de organização do discurso, configurados em diferentes gêneros. Mais do que uma proposta didática, é uma tentativa de aperfeiçoar o ensino - tão desgastado nas escolas - da leitura de diferentes textos.UNIABEURebello Viegas, Ilana da Silva2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/793Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 4, n. 2 (2013): Estudos Linguísticos e Ensino-Aprendizagem; 187-2022177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/793/pdf_389info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:22:52Zoai:ojs2.abeu.local:article/793Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:22:52E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv Conteúdos de interpretar em sequências didáticas: uma proposta de ensino
title Conteúdos de interpretar em sequências didáticas: uma proposta de ensino
spellingShingle Conteúdos de interpretar em sequências didáticas: uma proposta de ensino
Rebello Viegas, Ilana da Silva
Letras: Ensino de Língua POrtuguesa
Conteúdos de interpretar, sequências didáticas, ensino de Língua Portuguesa.
Ensino de Língua Portuguesa
title_short Conteúdos de interpretar em sequências didáticas: uma proposta de ensino
title_full Conteúdos de interpretar em sequências didáticas: uma proposta de ensino
title_fullStr Conteúdos de interpretar em sequências didáticas: uma proposta de ensino
title_full_unstemmed Conteúdos de interpretar em sequências didáticas: uma proposta de ensino
title_sort Conteúdos de interpretar em sequências didáticas: uma proposta de ensino
author Rebello Viegas, Ilana da Silva
author_facet Rebello Viegas, Ilana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebello Viegas, Ilana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Letras: Ensino de Língua POrtuguesa
Conteúdos de interpretar, sequências didáticas, ensino de Língua Portuguesa.
Ensino de Língua Portuguesa
topic Letras: Ensino de Língua POrtuguesa
Conteúdos de interpretar, sequências didáticas, ensino de Língua Portuguesa.
Ensino de Língua Portuguesa
description Os alunos, de modo geral, têm dificuldades para entender e interpretar o que leem, independentemente do grau de escolarização e existem “conteúdos de interpretar” que não são trabalhados de forma sistemática nas escolas. Diante dessa realidade, tendo como escopo a teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, os pressupostos da Linguística do Texto, focalizando em particular, o texto e a produção de sentidos e a proposta de trabalho com sequências didáticas (Dolz & Schneuwly: 2004), propomos “conteúdos de interpretar” e apresentamos sugestões de atividades, em sequências didáticas, envolvendo conteúdos voltados para a interpretação, a partir dos modos de organização do discurso, configurados em diferentes gêneros. Mais do que uma proposta didática, é uma tentativa de aperfeiçoar o ensino - tão desgastado nas escolas - da leitura de diferentes textos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/793
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/793/pdf_389
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 4, n. 2 (2013): Estudos Linguísticos e Ensino-Aprendizagem; 187-202
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170839381770240