O jogo de RPG em astronomia no ensino fundamental 2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintanilha, Muary Dias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23249
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.11756725721
Resumo: Esta dissertação de mestrado propõe um jogo de interpretação de papéis (role-playing game - RPG) para o uso pedagógico na discussão de conceitos de física, abordados no ensino de astronomia, na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental 2. Trata-se de uma aventura que pode ser inserida no Ensino Fundamental 2, para abordar o ensino de tópicos de astronomia, com foco no Sistema Solar. É possível usar o jogo também para outros conteúdos curriculares. A metodologia emprega uma sequência didática dividida em oito aulas, que objetiva mostrar, ensinar e ainda propiciar aos alunos serem sujeitos em um processo de construção dos conceitos nas aulas e a utilização dos mesmos na aventura (jogo), incluindo os aspectos cognitivos, interação entre os alunos. A sequência didática foi fundamentada na Teoria Socioconstrutivista de Vygotsky e foi aplicada em duas turmas de 6° anos do Ensino Fundamental de uma Instituição Municipal de Ensino da Cidade de Volta Redonda, Rio de Janeiro. Nas aulas durante as quais o jogo foi utilizado em sala, foi possível ver com clareza os conhecimentos adquiridos pelos alunos, como eles os interpretam e fazem uso desses conhecimentos face à sua utilização durante o Jogo. Como fruto desta dissertação, foi elaborado um produto didático em conjunto com um roteiro básico para a professora ou professor utilizar o jogo feito e ainda criar a sua própria aventura na forma de jogo para uso no ensino de Ciências no Ensino Fundamental 2.
id UFF-2_e56a5df2ba9a974ac9e075cb38548d21
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23249
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O jogo de RPG em astronomia no ensino fundamental 2The RPG game in astronomy in elementary school 2Ensino de ciênciasFísicaAstronomiaRPGVygotskyEnsino de físicaEnsino fundamentalRPG (Jogos de fantasia)Science teachingPhysicsAstronomyEsta dissertação de mestrado propõe um jogo de interpretação de papéis (role-playing game - RPG) para o uso pedagógico na discussão de conceitos de física, abordados no ensino de astronomia, na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental 2. Trata-se de uma aventura que pode ser inserida no Ensino Fundamental 2, para abordar o ensino de tópicos de astronomia, com foco no Sistema Solar. É possível usar o jogo também para outros conteúdos curriculares. A metodologia emprega uma sequência didática dividida em oito aulas, que objetiva mostrar, ensinar e ainda propiciar aos alunos serem sujeitos em um processo de construção dos conceitos nas aulas e a utilização dos mesmos na aventura (jogo), incluindo os aspectos cognitivos, interação entre os alunos. A sequência didática foi fundamentada na Teoria Socioconstrutivista de Vygotsky e foi aplicada em duas turmas de 6° anos do Ensino Fundamental de uma Instituição Municipal de Ensino da Cidade de Volta Redonda, Rio de Janeiro. Nas aulas durante as quais o jogo foi utilizado em sala, foi possível ver com clareza os conhecimentos adquiridos pelos alunos, como eles os interpretam e fazem uso desses conhecimentos face à sua utilização durante o Jogo. Como fruto desta dissertação, foi elaborado um produto didático em conjunto com um roteiro básico para a professora ou professor utilizar o jogo feito e ainda criar a sua própria aventura na forma de jogo para uso no ensino de Ciências no Ensino Fundamental 2.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESThis master's dissertation proposes a role-playing game (RPG) for pedagogical use in the discussion of physics concepts, addressed in the teaching of astronomy, in the subject of Science in Elementary School 2. It is about an adventure that can be inserted in Elementary School 2, to address the teaching of astronomy topics, with a focus on the Solar System. It is possible to use the game for other curriculum content as well. The methodology employs a didactic sequence divided into eight classes, which aims to show, teach, and also enable students to be subjects in a process of construction of concepts in classes and their use in adventure (game), including cognitive aspects, and the interaction between them. The didactic sequence was based on Vygotsky's socio-constructivist Theory and was applied in two 6th grade classes of an elementary school at a Municipal Education Institution in the city of Volta Redonda, Rio de Janeiro. In the classes during which the game was used in the classroom, it was possible to clearly see the knowledge acquired by the students, how they interpret and make use of this knowledge given its use during the Game. As a result of this dissertation, a didactic product was prepared together with a basic script for the teacher to use the game made, and even create their own adventure in the form of a game for use in teaching Science in Elementary School 2.130 f.Volta RedondaSilva, Ladário daFarias, Eliel EleuterioZarro, Carlos Augusto DominguesCarvalho, Silvânia Alves dehttp://lattes.cnpq.br/2168254055090913http://lattes.cnpq.br/3743563498830737http://lattes.cnpq.br/9004306405087462http://lattes.cnpq.br/4207417342090177http://lattes.cnpq.br/8148904322500734Quintanilha, Muary Dias2021-09-17T13:29:15Z2021-09-17T13:29:15Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfQUINTANILHA, Muary Dias. O jogo de RPG em Astronomia no Ensino Fundamental 2. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23249Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.11756725721http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-03T16:54:59Zoai:app.uff.br:1/23249Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:40.718110Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo de RPG em astronomia no ensino fundamental 2
The RPG game in astronomy in elementary school 2
title O jogo de RPG em astronomia no ensino fundamental 2
spellingShingle O jogo de RPG em astronomia no ensino fundamental 2
Quintanilha, Muary Dias
Ensino de ciências
Física
Astronomia
RPG
Vygotsky
Ensino de física
Ensino fundamental
RPG (Jogos de fantasia)
Science teaching
Physics
Astronomy
title_short O jogo de RPG em astronomia no ensino fundamental 2
title_full O jogo de RPG em astronomia no ensino fundamental 2
title_fullStr O jogo de RPG em astronomia no ensino fundamental 2
title_full_unstemmed O jogo de RPG em astronomia no ensino fundamental 2
title_sort O jogo de RPG em astronomia no ensino fundamental 2
author Quintanilha, Muary Dias
author_facet Quintanilha, Muary Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ladário da
Farias, Eliel Eleuterio
Zarro, Carlos Augusto Domingues
Carvalho, Silvânia Alves de
http://lattes.cnpq.br/2168254055090913
http://lattes.cnpq.br/3743563498830737
http://lattes.cnpq.br/9004306405087462
http://lattes.cnpq.br/4207417342090177
http://lattes.cnpq.br/8148904322500734
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintanilha, Muary Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Física
Astronomia
RPG
Vygotsky
Ensino de física
Ensino fundamental
RPG (Jogos de fantasia)
Science teaching
Physics
Astronomy
topic Ensino de ciências
Física
Astronomia
RPG
Vygotsky
Ensino de física
Ensino fundamental
RPG (Jogos de fantasia)
Science teaching
Physics
Astronomy
description Esta dissertação de mestrado propõe um jogo de interpretação de papéis (role-playing game - RPG) para o uso pedagógico na discussão de conceitos de física, abordados no ensino de astronomia, na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental 2. Trata-se de uma aventura que pode ser inserida no Ensino Fundamental 2, para abordar o ensino de tópicos de astronomia, com foco no Sistema Solar. É possível usar o jogo também para outros conteúdos curriculares. A metodologia emprega uma sequência didática dividida em oito aulas, que objetiva mostrar, ensinar e ainda propiciar aos alunos serem sujeitos em um processo de construção dos conceitos nas aulas e a utilização dos mesmos na aventura (jogo), incluindo os aspectos cognitivos, interação entre os alunos. A sequência didática foi fundamentada na Teoria Socioconstrutivista de Vygotsky e foi aplicada em duas turmas de 6° anos do Ensino Fundamental de uma Instituição Municipal de Ensino da Cidade de Volta Redonda, Rio de Janeiro. Nas aulas durante as quais o jogo foi utilizado em sala, foi possível ver com clareza os conhecimentos adquiridos pelos alunos, como eles os interpretam e fazem uso desses conhecimentos face à sua utilização durante o Jogo. Como fruto desta dissertação, foi elaborado um produto didático em conjunto com um roteiro básico para a professora ou professor utilizar o jogo feito e ainda criar a sua própria aventura na forma de jogo para uso no ensino de Ciências no Ensino Fundamental 2.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-17T13:29:15Z
2021-09-17T13:29:15Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUINTANILHA, Muary Dias. O jogo de RPG em Astronomia no Ensino Fundamental 2. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23249
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.11756725721
identifier_str_mv QUINTANILHA, Muary Dias. O jogo de RPG em Astronomia no Ensino Fundamental 2. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23249
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.11756725721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Volta Redonda
publisher.none.fl_str_mv Volta Redonda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823648984530944