O RPG como uma abordagem investigativa para o ensino de física moderna e contemporânea ao longo do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236272 |
Resumo: | A sociedade mudou e as conexões tecnológicas revolucionaram o modo de vida das pessoas. A pós-modernidade é uma realidade e os jovens estudantes, nativos digitais, estão expostos a um universo de informações que chegam a todo tempo de todos os lados. Em um cenário de imediatismos, a escola não tem acompanhado as rápidas mudanças da sociedade, resistindo a romper com os padrões tecnicistas e positivistas modernos, voltados à transmissão de conteúdos e a centralização do papel do educador. Este panorama tem contribuído para o desinteresse dos educandos pelo conhecimento e reforçado os processos de aprendizagem mecânicos. Assim, é preciso renovar as práticas pedagógicas e buscar alternativas capazes de motivar os jovens aproximando a sala de aula de seus cotidianos. Outra problemática presente no ensino de física é a desvalorização dos conteúdos de Física Moderna e Contemporânea em relação aos conteúdos de Física Clássica no ensino básico e a não contextualização destes conceitos com a realidade dos educandos. Visando construir possibilidades que facilitem a caminhada rumo a superação destas dificuldades, esta proposta apropriou-se do movimento da gamificação, da abordagem por investigação, sob a luz da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, a fim de contribuir para a alfabetização científica de estudantes da terceira série do ensino médio regular. Os tópicos levantados por esta proposta surgiram da associação do efeito fotoelétrico e da quantização da energia aos estudos de circuitos elétricos e suas aplicações. Assim, através de uma narrativa de RPG, foi possível discutir estes conceitos e construir aprendizagens potencialmente significativas em que os educandos demonstraram engajamento com seu processo de aprendizagem e foram capazes de realizar a transposição didática do senso comum em direção aos conhecimentos científicos. |
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Buffon, FábioPan, Aline CristianeTauceda, Karen Cavalcanti2022-03-26T05:04:04Z2021http://hdl.handle.net/10183/236272001134358A sociedade mudou e as conexões tecnológicas revolucionaram o modo de vida das pessoas. A pós-modernidade é uma realidade e os jovens estudantes, nativos digitais, estão expostos a um universo de informações que chegam a todo tempo de todos os lados. Em um cenário de imediatismos, a escola não tem acompanhado as rápidas mudanças da sociedade, resistindo a romper com os padrões tecnicistas e positivistas modernos, voltados à transmissão de conteúdos e a centralização do papel do educador. Este panorama tem contribuído para o desinteresse dos educandos pelo conhecimento e reforçado os processos de aprendizagem mecânicos. Assim, é preciso renovar as práticas pedagógicas e buscar alternativas capazes de motivar os jovens aproximando a sala de aula de seus cotidianos. Outra problemática presente no ensino de física é a desvalorização dos conteúdos de Física Moderna e Contemporânea em relação aos conteúdos de Física Clássica no ensino básico e a não contextualização destes conceitos com a realidade dos educandos. Visando construir possibilidades que facilitem a caminhada rumo a superação destas dificuldades, esta proposta apropriou-se do movimento da gamificação, da abordagem por investigação, sob a luz da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, a fim de contribuir para a alfabetização científica de estudantes da terceira série do ensino médio regular. Os tópicos levantados por esta proposta surgiram da associação do efeito fotoelétrico e da quantização da energia aos estudos de circuitos elétricos e suas aplicações. Assim, através de uma narrativa de RPG, foi possível discutir estes conceitos e construir aprendizagens potencialmente significativas em que os educandos demonstraram engajamento com seu processo de aprendizagem e foram capazes de realizar a transposição didática do senso comum em direção aos conhecimentos científicos.Society has changed and technological connections have revolutionized people's way of life. Post-modernity is a reality and young students, digital natives, are exposed to a universe of information that comes all the time from all sides. In a scenario of immediacy, the school has not kept up with the rapid changes in society, resisting to break technicist and positivist modern standards, aimed at the transmission of contents and centralized at the educator’s role. This panorama has contributed to the students’ lack of interest in knowledge as well as reinforced the mechanical learning processes. Thus, it is required to renew pedagogical practices and to seek alternatives capable of motivating young people, in a way that brings the classroom closer to their daily lives. Another problem present in the teaching of physics is the devaluation of the contents of Modern and Contemporary Physics in relation to the contents of Classical Physics in basic education, alongside to the non-contextualization of these concepts with the reality of students. Aiming to build possibilities that facilitate the journey towards overcoming these difficulties, this proposal adopted the gamification movement, the investigation approach, under the light of David Ausubel's theory of meaningful learning, in order to contribute to the scientific literacy of students of the third grade of regular high school. The topics raised by this proposal arose from the association of the photoelectric effect and the quantization of energy to the studies of electrical circuits and their applications. Therefore, through an RPG narrative, it was possible to discuss these concepts and build potentially significant learning in which students demonstrated compromise with their learning process and were able to carry out the didactic transposition of common sense towards scientific knowledge.application/pdfporFísica : EnsinoRole Playing Game (RPG)Aprendizagem significativaTeaching PhysicsRPGMeaningful learningO RPG como uma abordagem investigativa para o ensino de física moderna e contemporânea ao longo do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134358.pdf.txt001134358.pdf.txtExtracted Texttext/plain407444http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236272/2/001134358.pdf.txt4c67ca56e8fcc5d534407f57030da40cMD52ORIGINAL001134358.pdfTexto completoapplication/pdf8759747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236272/1/001134358.pdf6fe3417fcb83d98e72a3fd16fdeed2fdMD5110183/2362722022-04-05 04:40:33.432327oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236272Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-05T07:40:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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