Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gabriel Cunha de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32853
Resumo: O presente trabalho refere-se a um estudo sobre o Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com os clientes: passos para o sucesso da empresa. A pesquisa buscou entender a função desses três elementos como aliados no sucesso da empresa e do funcionário. Este estudo é de natureza bibliográfica, e procurou embasamentos em teóricos como Bergamini (2020), Chiavenato (2020), Lopes (2014) dentre outros que abordaram o assunto em suas publicações. Conclui-se que um dos grandes desafios das organizações são os processos de recrutamento e seleção, recrutar e selecionar bem é imprescindível para a manutenção de um time competente que possa assegurar a perenidade dos negócios da organização. Ao finalizar esta pesquisa, podese verificar que as organizações, quando buscam contratar um novo profissional ou movimentar um profissional internamente por meio do recrutamento interno, precisam ter em mente que devem buscar a pessoa que melhor se adequa a posição em aberto, conduzindo o processo de maneira o mais assertivo possível, afinal, a elevada rotatividade é sinônimo de custos.
id UFF-2_e58bed5b98e2e20fea11df1d323d58d3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32853
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresaMarketingEmpresaMercado de trabalhoRecrutamentoFuncionárioAdministração de empresaMercadologiaComercializaçãoEmpregoRecrutamento de pessoalEmpregadoRelacionamento com o clienteCompanyJob marketRecruitmentEmployeeO presente trabalho refere-se a um estudo sobre o Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com os clientes: passos para o sucesso da empresa. A pesquisa buscou entender a função desses três elementos como aliados no sucesso da empresa e do funcionário. Este estudo é de natureza bibliográfica, e procurou embasamentos em teóricos como Bergamini (2020), Chiavenato (2020), Lopes (2014) dentre outros que abordaram o assunto em suas publicações. Conclui-se que um dos grandes desafios das organizações são os processos de recrutamento e seleção, recrutar e selecionar bem é imprescindível para a manutenção de um time competente que possa assegurar a perenidade dos negócios da organização. Ao finalizar esta pesquisa, podese verificar que as organizações, quando buscam contratar um novo profissional ou movimentar um profissional internamente por meio do recrutamento interno, precisam ter em mente que devem buscar a pessoa que melhor se adequa a posição em aberto, conduzindo o processo de maneira o mais assertivo possível, afinal, a elevada rotatividade é sinônimo de custos.The present work refers to a study on Marketing, recruitment, selection of personnel and good relationship with customers: steps for the success of the company. The research sought to understand the function of these three elements as allies in the success of the company and the employee. This study is bibliographic in nature, and sought foundations in theorists such as Bergamini (2020), Chiavenato (2020), Lopes (2014) among others who addressed the subject in their publications. It is concluded that one of the great challenges of organizations is the recruitment and selection processes, recruiting and selecting well is essential for maintaining a competent team that can ensure the continuity of the organization's business. At the end of this research, it can be seen that organizations, when seeking to hire a new professional or move a professional internally through internal recruitment, need to keep in mind that they must seek the person who best suits the open position, conducting the process as assertively as possible, after all, high turnover is synonymous with costs.39 f.Rodriguez y Rodriguez, Martius VicenteLeão, Maurício de SousaRamos Filho, Américo da CostaOliveira, Gabriel Cunha de2024-05-06T18:23:50Z2024-05-06T18:23:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Gabriel Cunha de. Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32853CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-05-06T18:23:55Zoai:app.uff.br:1/32853Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-05-06T18:23:55Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa
title Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa
spellingShingle Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa
Oliveira, Gabriel Cunha de
Marketing
Empresa
Mercado de trabalho
Recrutamento
Funcionário
Administração de empresa
Mercadologia
Comercialização
Emprego
Recrutamento de pessoal
Empregado
Relacionamento com o cliente
Company
Job market
Recruitment
Employee
title_short Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa
title_full Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa
title_fullStr Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa
title_full_unstemmed Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa
title_sort Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa
author Oliveira, Gabriel Cunha de
author_facet Oliveira, Gabriel Cunha de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodriguez y Rodriguez, Martius Vicente
Leão, Maurício de Sousa
Ramos Filho, Américo da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gabriel Cunha de
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Empresa
Mercado de trabalho
Recrutamento
Funcionário
Administração de empresa
Mercadologia
Comercialização
Emprego
Recrutamento de pessoal
Empregado
Relacionamento com o cliente
Company
Job market
Recruitment
Employee
topic Marketing
Empresa
Mercado de trabalho
Recrutamento
Funcionário
Administração de empresa
Mercadologia
Comercialização
Emprego
Recrutamento de pessoal
Empregado
Relacionamento com o cliente
Company
Job market
Recruitment
Employee
description O presente trabalho refere-se a um estudo sobre o Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com os clientes: passos para o sucesso da empresa. A pesquisa buscou entender a função desses três elementos como aliados no sucesso da empresa e do funcionário. Este estudo é de natureza bibliográfica, e procurou embasamentos em teóricos como Bergamini (2020), Chiavenato (2020), Lopes (2014) dentre outros que abordaram o assunto em suas publicações. Conclui-se que um dos grandes desafios das organizações são os processos de recrutamento e seleção, recrutar e selecionar bem é imprescindível para a manutenção de um time competente que possa assegurar a perenidade dos negócios da organização. Ao finalizar esta pesquisa, podese verificar que as organizações, quando buscam contratar um novo profissional ou movimentar um profissional internamente por meio do recrutamento interno, precisam ter em mente que devem buscar a pessoa que melhor se adequa a posição em aberto, conduzindo o processo de maneira o mais assertivo possível, afinal, a elevada rotatividade é sinônimo de custos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-06T18:23:50Z
2024-05-06T18:23:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Gabriel Cunha de. Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32853
identifier_str_mv OLIVEIRA, Gabriel Cunha de. Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838716295643136