Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32853 |
Resumo: | O presente trabalho refere-se a um estudo sobre o Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com os clientes: passos para o sucesso da empresa. A pesquisa buscou entender a função desses três elementos como aliados no sucesso da empresa e do funcionário. Este estudo é de natureza bibliográfica, e procurou embasamentos em teóricos como Bergamini (2020), Chiavenato (2020), Lopes (2014) dentre outros que abordaram o assunto em suas publicações. Conclui-se que um dos grandes desafios das organizações são os processos de recrutamento e seleção, recrutar e selecionar bem é imprescindível para a manutenção de um time competente que possa assegurar a perenidade dos negócios da organização. Ao finalizar esta pesquisa, podese verificar que as organizações, quando buscam contratar um novo profissional ou movimentar um profissional internamente por meio do recrutamento interno, precisam ter em mente que devem buscar a pessoa que melhor se adequa a posição em aberto, conduzindo o processo de maneira o mais assertivo possível, afinal, a elevada rotatividade é sinônimo de custos. |
id |
UFF-2_e58bed5b98e2e20fea11df1d323d58d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32853 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresaMarketingEmpresaMercado de trabalhoRecrutamentoFuncionárioAdministração de empresaMercadologiaComercializaçãoEmpregoRecrutamento de pessoalEmpregadoRelacionamento com o clienteCompanyJob marketRecruitmentEmployeeO presente trabalho refere-se a um estudo sobre o Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com os clientes: passos para o sucesso da empresa. A pesquisa buscou entender a função desses três elementos como aliados no sucesso da empresa e do funcionário. Este estudo é de natureza bibliográfica, e procurou embasamentos em teóricos como Bergamini (2020), Chiavenato (2020), Lopes (2014) dentre outros que abordaram o assunto em suas publicações. Conclui-se que um dos grandes desafios das organizações são os processos de recrutamento e seleção, recrutar e selecionar bem é imprescindível para a manutenção de um time competente que possa assegurar a perenidade dos negócios da organização. Ao finalizar esta pesquisa, podese verificar que as organizações, quando buscam contratar um novo profissional ou movimentar um profissional internamente por meio do recrutamento interno, precisam ter em mente que devem buscar a pessoa que melhor se adequa a posição em aberto, conduzindo o processo de maneira o mais assertivo possível, afinal, a elevada rotatividade é sinônimo de custos.The present work refers to a study on Marketing, recruitment, selection of personnel and good relationship with customers: steps for the success of the company. The research sought to understand the function of these three elements as allies in the success of the company and the employee. This study is bibliographic in nature, and sought foundations in theorists such as Bergamini (2020), Chiavenato (2020), Lopes (2014) among others who addressed the subject in their publications. It is concluded that one of the great challenges of organizations is the recruitment and selection processes, recruiting and selecting well is essential for maintaining a competent team that can ensure the continuity of the organization's business. At the end of this research, it can be seen that organizations, when seeking to hire a new professional or move a professional internally through internal recruitment, need to keep in mind that they must seek the person who best suits the open position, conducting the process as assertively as possible, after all, high turnover is synonymous with costs.39 f.Rodriguez y Rodriguez, Martius VicenteLeão, Maurício de SousaRamos Filho, Américo da CostaOliveira, Gabriel Cunha de2024-05-06T18:23:50Z2024-05-06T18:23:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Gabriel Cunha de. Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32853CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-05-06T18:23:55Zoai:app.uff.br:1/32853Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:44.921544Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa |
title |
Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa |
spellingShingle |
Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa Oliveira, Gabriel Cunha de Marketing Empresa Mercado de trabalho Recrutamento Funcionário Administração de empresa Mercadologia Comercialização Emprego Recrutamento de pessoal Empregado Relacionamento com o cliente Company Job market Recruitment Employee |
title_short |
Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa |
title_full |
Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa |
title_fullStr |
Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa |
title_full_unstemmed |
Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa |
title_sort |
Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa |
author |
Oliveira, Gabriel Cunha de |
author_facet |
Oliveira, Gabriel Cunha de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodriguez y Rodriguez, Martius Vicente Leão, Maurício de Sousa Ramos Filho, Américo da Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Gabriel Cunha de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Empresa Mercado de trabalho Recrutamento Funcionário Administração de empresa Mercadologia Comercialização Emprego Recrutamento de pessoal Empregado Relacionamento com o cliente Company Job market Recruitment Employee |
topic |
Marketing Empresa Mercado de trabalho Recrutamento Funcionário Administração de empresa Mercadologia Comercialização Emprego Recrutamento de pessoal Empregado Relacionamento com o cliente Company Job market Recruitment Employee |
description |
O presente trabalho refere-se a um estudo sobre o Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com os clientes: passos para o sucesso da empresa. A pesquisa buscou entender a função desses três elementos como aliados no sucesso da empresa e do funcionário. Este estudo é de natureza bibliográfica, e procurou embasamentos em teóricos como Bergamini (2020), Chiavenato (2020), Lopes (2014) dentre outros que abordaram o assunto em suas publicações. Conclui-se que um dos grandes desafios das organizações são os processos de recrutamento e seleção, recrutar e selecionar bem é imprescindível para a manutenção de um time competente que possa assegurar a perenidade dos negócios da organização. Ao finalizar esta pesquisa, podese verificar que as organizações, quando buscam contratar um novo profissional ou movimentar um profissional internamente por meio do recrutamento interno, precisam ter em mente que devem buscar a pessoa que melhor se adequa a posição em aberto, conduzindo o processo de maneira o mais assertivo possível, afinal, a elevada rotatividade é sinônimo de custos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-06T18:23:50Z 2024-05-06T18:23:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Gabriel Cunha de. Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32853 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Gabriel Cunha de. Marketing, recrutamento, seleção de pessoal e bom relacionamento com o cliente: passos para o sucesso da empresa. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823591540391936 |