"Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21514 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo discutir a convivência civil-militar em nossa sociedade, a partir da participação observante da formação dos “profissionais das carreiras de segurança pública”, no curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da Universidade Federal Fluminense. A construção do conhecimento teórico identificado a partir da construção de uma tipologia sobre as motivações e sentidos dos alunos do curso de Tecnologia apresenta um parâmetro de observação. Baseado na fenomenologia e na sociologia do conhecimento que busca descrever a realidade, este trabalho pretende trazer à tona uma reflexão sobre a forma como os alunos olham o mundo e o experienciam, comparada à forma como estes olham e experienciam as relações no ambiente acadêmico. A presente análise decorre de uma experiência na execução do curso à distância, a partir da coordenação do curso na sede e no Polo Regional de Educação à distância de Nova Friburgo |
id |
UFF-2_e5a827386cc806465b204f9c6f4f597a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21514 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
"Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFFSegurança públicaFormaçãoMotivaçõesSentidosEADSegurança públicaEnsino à distânciaSocializaçãoFormação acadêmicaRelações civil-militaresPublic safetyTrainingMotivationsSensesEADEsta pesquisa tem por objetivo discutir a convivência civil-militar em nossa sociedade, a partir da participação observante da formação dos “profissionais das carreiras de segurança pública”, no curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da Universidade Federal Fluminense. A construção do conhecimento teórico identificado a partir da construção de uma tipologia sobre as motivações e sentidos dos alunos do curso de Tecnologia apresenta um parâmetro de observação. Baseado na fenomenologia e na sociologia do conhecimento que busca descrever a realidade, este trabalho pretende trazer à tona uma reflexão sobre a forma como os alunos olham o mundo e o experienciam, comparada à forma como estes olham e experienciam as relações no ambiente acadêmico. A presente análise decorre de uma experiência na execução do curso à distância, a partir da coordenação do curso na sede e no Polo Regional de Educação à distância de Nova FriburgoThis research aims at discussing the civil-military coexistence in our society based on the observant participation of the training of "professionals of the public security careers" in the course of Technology in Public and Social Security of the Fluminense Federal University. The construction of the theoretical knowledge identified from the construction of a typology on the motivations and senses of the students of the Technology course presents a parameter of observation. Based on phenomenology and the sociology of knowledge that seeks to describe reality, this paper aims to bring to light a reflection on how students look at the world and experience it, comparing the way they look and experience relationships in the academic environment . This analysis results from an experience in the execution of the distance course from the coordination of the course at the headquarters and the Regional Polo of Distance Education of Nova Friburgo142 f.Geraldo, Pedro Heitor BarrosGeraldo, Pedro Heitor BarrosSilva, Marcos Alexandre Veríssimo daAntunes, Ludmila RodriguesPlatero, Klarissa Almeida SilvaCaruso, Haydée Glória Cruzhttp://lattes.cnpq.br/5986280731705979http://lattes.cnpq.br/1462328864503035Ferreira, Érika Guimarães2021-03-30T19:09:23Z2021-03-30T19:09:23Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Érika Guimarães. "Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais) ─ Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21514Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-27T19:09:26Zoai:app.uff.br:1/21514Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:16.440801Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF |
title |
"Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF |
spellingShingle |
"Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF Ferreira, Érika Guimarães Segurança pública Formação Motivações Sentidos EAD Segurança pública Ensino à distância Socialização Formação acadêmica Relações civil-militares Public safety Training Motivations Senses EAD |
title_short |
"Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF |
title_full |
"Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF |
title_fullStr |
"Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF |
title_full_unstemmed |
"Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF |
title_sort |
"Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF |
author |
Ferreira, Érika Guimarães |
author_facet |
Ferreira, Érika Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Geraldo, Pedro Heitor Barros Geraldo, Pedro Heitor Barros Silva, Marcos Alexandre Veríssimo da Antunes, Ludmila Rodrigues Platero, Klarissa Almeida Silva Caruso, Haydée Glória Cruz http://lattes.cnpq.br/5986280731705979 http://lattes.cnpq.br/1462328864503035 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Érika Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Segurança pública Formação Motivações Sentidos EAD Segurança pública Ensino à distância Socialização Formação acadêmica Relações civil-militares Public safety Training Motivations Senses EAD |
topic |
Segurança pública Formação Motivações Sentidos EAD Segurança pública Ensino à distância Socialização Formação acadêmica Relações civil-militares Public safety Training Motivations Senses EAD |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo discutir a convivência civil-militar em nossa sociedade, a partir da participação observante da formação dos “profissionais das carreiras de segurança pública”, no curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da Universidade Federal Fluminense. A construção do conhecimento teórico identificado a partir da construção de uma tipologia sobre as motivações e sentidos dos alunos do curso de Tecnologia apresenta um parâmetro de observação. Baseado na fenomenologia e na sociologia do conhecimento que busca descrever a realidade, este trabalho pretende trazer à tona uma reflexão sobre a forma como os alunos olham o mundo e o experienciam, comparada à forma como estes olham e experienciam as relações no ambiente acadêmico. A presente análise decorre de uma experiência na execução do curso à distância, a partir da coordenação do curso na sede e no Polo Regional de Educação à distância de Nova Friburgo |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-03-30T19:09:23Z 2021-03-30T19:09:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Érika Guimarães. "Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais) ─ Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/21514 Aluno de Mestrado |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Érika Guimarães. "Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais) ─ Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823588413538304 |