"Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Érika Guimarães
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21514
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo discutir a convivência civil-militar em nossa sociedade, a partir da participação observante da formação dos “profissionais das carreiras de segurança pública”, no curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da Universidade Federal Fluminense. A construção do conhecimento teórico identificado a partir da construção de uma tipologia sobre as motivações e sentidos dos alunos do curso de Tecnologia apresenta um parâmetro de observação. Baseado na fenomenologia e na sociologia do conhecimento que busca descrever a realidade, este trabalho pretende trazer à tona uma reflexão sobre a forma como os alunos olham o mundo e o experienciam, comparada à forma como estes olham e experienciam as relações no ambiente acadêmico. A presente análise decorre de uma experiência na execução do curso à distância, a partir da coordenação do curso na sede e no Polo Regional de Educação à distância de Nova Friburgo
id UFF-2_e5a827386cc806465b204f9c6f4f597a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21514
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling "Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFFSegurança públicaFormaçãoMotivaçõesSentidosEADSegurança públicaEnsino à distânciaSocializaçãoFormação acadêmicaRelações civil-militaresPublic safetyTrainingMotivationsSensesEADEsta pesquisa tem por objetivo discutir a convivência civil-militar em nossa sociedade, a partir da participação observante da formação dos “profissionais das carreiras de segurança pública”, no curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da Universidade Federal Fluminense. A construção do conhecimento teórico identificado a partir da construção de uma tipologia sobre as motivações e sentidos dos alunos do curso de Tecnologia apresenta um parâmetro de observação. Baseado na fenomenologia e na sociologia do conhecimento que busca descrever a realidade, este trabalho pretende trazer à tona uma reflexão sobre a forma como os alunos olham o mundo e o experienciam, comparada à forma como estes olham e experienciam as relações no ambiente acadêmico. A presente análise decorre de uma experiência na execução do curso à distância, a partir da coordenação do curso na sede e no Polo Regional de Educação à distância de Nova FriburgoThis research aims at discussing the civil-military coexistence in our society based on the observant participation of the training of "professionals of the public security careers" in the course of Technology in Public and Social Security of the Fluminense Federal University. The construction of the theoretical knowledge identified from the construction of a typology on the motivations and senses of the students of the Technology course presents a parameter of observation. Based on phenomenology and the sociology of knowledge that seeks to describe reality, this paper aims to bring to light a reflection on how students look at the world and experience it, comparing the way they look and experience relationships in the academic environment . This analysis results from an experience in the execution of the distance course from the coordination of the course at the headquarters and the Regional Polo of Distance Education of Nova Friburgo142 f.Geraldo, Pedro Heitor BarrosGeraldo, Pedro Heitor BarrosSilva, Marcos Alexandre Veríssimo daAntunes, Ludmila RodriguesPlatero, Klarissa Almeida SilvaCaruso, Haydée Glória Cruzhttp://lattes.cnpq.br/5986280731705979http://lattes.cnpq.br/1462328864503035Ferreira, Érika Guimarães2021-03-30T19:09:23Z2021-03-30T19:09:23Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Érika Guimarães. "Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais) ─ Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21514Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-27T19:09:26Zoai:app.uff.br:1/21514Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:16.440801Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv "Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF
title "Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF
spellingShingle "Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF
Ferreira, Érika Guimarães
Segurança pública
Formação
Motivações
Sentidos
EAD
Segurança pública
Ensino à distância
Socialização
Formação acadêmica
Relações civil-militares
Public safety
Training
Motivations
Senses
EAD
title_short "Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF
title_full "Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF
title_fullStr "Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF
title_full_unstemmed "Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF
title_sort "Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF
author Ferreira, Érika Guimarães
author_facet Ferreira, Érika Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Geraldo, Pedro Heitor Barros
Geraldo, Pedro Heitor Barros
Silva, Marcos Alexandre Veríssimo da
Antunes, Ludmila Rodrigues
Platero, Klarissa Almeida Silva
Caruso, Haydée Glória Cruz
http://lattes.cnpq.br/5986280731705979
http://lattes.cnpq.br/1462328864503035
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Érika Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança pública
Formação
Motivações
Sentidos
EAD
Segurança pública
Ensino à distância
Socialização
Formação acadêmica
Relações civil-militares
Public safety
Training
Motivations
Senses
EAD
topic Segurança pública
Formação
Motivações
Sentidos
EAD
Segurança pública
Ensino à distância
Socialização
Formação acadêmica
Relações civil-militares
Public safety
Training
Motivations
Senses
EAD
description Esta pesquisa tem por objetivo discutir a convivência civil-militar em nossa sociedade, a partir da participação observante da formação dos “profissionais das carreiras de segurança pública”, no curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da Universidade Federal Fluminense. A construção do conhecimento teórico identificado a partir da construção de uma tipologia sobre as motivações e sentidos dos alunos do curso de Tecnologia apresenta um parâmetro de observação. Baseado na fenomenologia e na sociologia do conhecimento que busca descrever a realidade, este trabalho pretende trazer à tona uma reflexão sobre a forma como os alunos olham o mundo e o experienciam, comparada à forma como estes olham e experienciam as relações no ambiente acadêmico. A presente análise decorre de uma experiência na execução do curso à distância, a partir da coordenação do curso na sede e no Polo Regional de Educação à distância de Nova Friburgo
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-03-30T19:09:23Z
2021-03-30T19:09:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Érika Guimarães. "Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais) ─ Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21514
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv FERREIRA, Érika Guimarães. "Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acadêmica dos alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais) ─ Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823588413538304