Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durso, Smauel de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nascimento, Eduardo Mendes, Cunha, Jacqueline Veneroso Alves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
Texto Completo: https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/225
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo identificar os fatores motivacionais que influenciam os estudantes do curso de graduação presencial na busca por matérias ministradas na modalidade a distância. Foi aplicado um questionário em uma amostra formada por 217 discentes de uma IES pública. O instrumento de coleta de dados contou com 5 perguntas descritivas, 3 dissertativas e 11 dicotômicas. Foram estimadas regressões logísticas e realizadas análise de conteúdo buscando identificar por que alguns estudantes apresentam motivação para a realização de disciplinas na modalidade a distância enquanto outros discentes não. Como principais resultados, comprovou-se que fatores intrínsecos e extrínsecos aos estudantes influenciam na motivação por realização de matérias lecionadas em EaD. Constatou-se, ainda, que há um forte preconceito relacionado à educação a distância, gerado, principalmente, pela desconfiança quanto à qualidade do ensino desta modalidade.
id FIA-1_fbf4b64ce00bcf509bdc03055dacfd54
oai_identifier_str oai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/225
network_acronym_str FIA-1
network_name_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
repository_id_str
spelling Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da AutodeterminaçãoDisciplinas EaDEnsino a DistânciaMotivações AcadêmicasTeoria da AutodeterminaçãoRegressão logística.O presente trabalho teve como objetivo identificar os fatores motivacionais que influenciam os estudantes do curso de graduação presencial na busca por matérias ministradas na modalidade a distância. Foi aplicado um questionário em uma amostra formada por 217 discentes de uma IES pública. O instrumento de coleta de dados contou com 5 perguntas descritivas, 3 dissertativas e 11 dicotômicas. Foram estimadas regressões logísticas e realizadas análise de conteúdo buscando identificar por que alguns estudantes apresentam motivação para a realização de disciplinas na modalidade a distância enquanto outros discentes não. Como principais resultados, comprovou-se que fatores intrínsecos e extrínsecos aos estudantes influenciam na motivação por realização de matérias lecionadas em EaD. Constatou-se, ainda, que há um forte preconceito relacionado à educação a distância, gerado, principalmente, pela desconfiança quanto à qualidade do ensino desta modalidade.Future Studies Research Journal: Trends and Strategies2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/22510.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.225Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 8 No. 2 (2016): Future Studies Research Journal; 83-116Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 8 n. 2 (2016): Future Studies Research Journal; 83-1162175-5825reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinstname:Fundação Instituto de Administração (FIA)instacron:FIAporenghttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/225/361https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/225/367Copyright (c) 2016 Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDurso, Smauel de OliveiraNascimento, Eduardo MendesCunha, Jacqueline Veneroso Alves da2017-01-10T17:35:29Zoai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/225Revistahttps://www.revistafuture.org/FSRJ/oai2175-58252175-5825opendoar:2017-01-10T17:35:29Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação
title Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação
spellingShingle Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação
Durso, Smauel de Oliveira
Disciplinas EaD
Ensino a Distância
Motivações Acadêmicas
Teoria da Autodeterminação
Regressão logística.
title_short Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação
title_full Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação
title_fullStr Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação
title_full_unstemmed Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação
title_sort Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação
author Durso, Smauel de Oliveira
author_facet Durso, Smauel de Oliveira
Nascimento, Eduardo Mendes
Cunha, Jacqueline Veneroso Alves da
author_role author
author2 Nascimento, Eduardo Mendes
Cunha, Jacqueline Veneroso Alves da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Durso, Smauel de Oliveira
Nascimento, Eduardo Mendes
Cunha, Jacqueline Veneroso Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplinas EaD
Ensino a Distância
Motivações Acadêmicas
Teoria da Autodeterminação
Regressão logística.
topic Disciplinas EaD
Ensino a Distância
Motivações Acadêmicas
Teoria da Autodeterminação
Regressão logística.
description O presente trabalho teve como objetivo identificar os fatores motivacionais que influenciam os estudantes do curso de graduação presencial na busca por matérias ministradas na modalidade a distância. Foi aplicado um questionário em uma amostra formada por 217 discentes de uma IES pública. O instrumento de coleta de dados contou com 5 perguntas descritivas, 3 dissertativas e 11 dicotômicas. Foram estimadas regressões logísticas e realizadas análise de conteúdo buscando identificar por que alguns estudantes apresentam motivação para a realização de disciplinas na modalidade a distância enquanto outros discentes não. Como principais resultados, comprovou-se que fatores intrínsecos e extrínsecos aos estudantes influenciam na motivação por realização de matérias lecionadas em EaD. Constatou-se, ainda, que há um forte preconceito relacionado à educação a distância, gerado, principalmente, pela desconfiança quanto à qualidade do ensino desta modalidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/225
10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.225
url https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/225
identifier_str_mv 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.225
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/225/361
https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/225/367
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
dc.source.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 8 No. 2 (2016): Future Studies Research Journal; 83-116
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 8 n. 2 (2016): Future Studies Research Journal; 83-116
2175-5825
reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
instname:Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron:FIA
instname_str Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron_str FIA
institution FIA
reponame_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
collection Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
repository.name.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843616998653952