Objetos de aprendizagem para a temática computabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Gabriel Marçal
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30853
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo contribuir com o ensino dos fundamentos do Pensamento Computacional (PC) e a sua influência e aplicações no cotidiano. Embora esses temas sejam introduzidos por meio de Objetos de Aprendizagem (OA), existem lacunas no cenário nacional, em especial quanto à temática Computabilidade que estão em defasagem. Com isso, apresenta- se uma recente revisão da literatura sobre o tema heurística. Considerando tal questão, o objetivo principal deste trabalho é contextualizar e compor conteúdos relacionados à Teoria da Computação (TC), Objeto de Aprendizagem (OA) e Otimização. Para isso, são apresentados alguns Problemas Computacionais em abordagem didática, simples e ilustrativa. A contribuição deste trabalho de conclusão é a construção e disponibilização de um jogo didático de tabuleiro, denominado “Mont.se - Periféricos”, que aborda conteúdos básicos de hardware, além de trabalhar computabilidade e pensamento computacional de maneira descomplicada, dinâmica e divertida. O jogo foi planejado e desenvolvido de forma que o seu uso possa auxiliar na diminuição das lacunas observadas no cenário nacional, e que possa atender diferentes níveis de público, desde a educação infantil até o ensino superior.
id UFF-2_e5bb1cc643be6b551c338ce602eb7b5d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30853
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Objetos de aprendizagem para a temática computabilidadeObjetos de aprendizagemComputabilidadeOtimizaçãoEducaçãoTeoria da computaçãoJogo educativo.O presente trabalho tem como objetivo contribuir com o ensino dos fundamentos do Pensamento Computacional (PC) e a sua influência e aplicações no cotidiano. Embora esses temas sejam introduzidos por meio de Objetos de Aprendizagem (OA), existem lacunas no cenário nacional, em especial quanto à temática Computabilidade que estão em defasagem. Com isso, apresenta- se uma recente revisão da literatura sobre o tema heurística. Considerando tal questão, o objetivo principal deste trabalho é contextualizar e compor conteúdos relacionados à Teoria da Computação (TC), Objeto de Aprendizagem (OA) e Otimização. Para isso, são apresentados alguns Problemas Computacionais em abordagem didática, simples e ilustrativa. A contribuição deste trabalho de conclusão é a construção e disponibilização de um jogo didático de tabuleiro, denominado “Mont.se - Periféricos”, que aborda conteúdos básicos de hardware, além de trabalhar computabilidade e pensamento computacional de maneira descomplicada, dinâmica e divertida. O jogo foi planejado e desenvolvido de forma que o seu uso possa auxiliar na diminuição das lacunas observadas no cenário nacional, e que possa atender diferentes níveis de público, desde a educação infantil até o ensino superior..64Semaan, Gustavo Silvahttp://lattes.cnpq.br/4519888592231795Gonzaga, Glaucia Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/1055446047081201Oliveira, Rodolfo Alves dehttp://lattes.cnpq.br/9144709891245526Corrêa, Débora Alvernazhttp://lattes.cnpq.br/6948724141234232http://lattes.cnpq.br/3216389948615669Araújo, Gabriel Marçal2023-10-19T17:29:12Z2023-10-19T17:29:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAÚJO, Gabriel Marçal. Objetos de aprendizagem para a temática computabilidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30853CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-10-19T17:29:16Zoai:app.uff.br:1/30853Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-10-19T17:29:16Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos de aprendizagem para a temática computabilidade
title Objetos de aprendizagem para a temática computabilidade
spellingShingle Objetos de aprendizagem para a temática computabilidade
Araújo, Gabriel Marçal
Objetos de aprendizagem
Computabilidade
Otimização
Educação
Teoria da computação
Jogo educativo
.
title_short Objetos de aprendizagem para a temática computabilidade
title_full Objetos de aprendizagem para a temática computabilidade
title_fullStr Objetos de aprendizagem para a temática computabilidade
title_full_unstemmed Objetos de aprendizagem para a temática computabilidade
title_sort Objetos de aprendizagem para a temática computabilidade
author Araújo, Gabriel Marçal
author_facet Araújo, Gabriel Marçal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Semaan, Gustavo Silva
http://lattes.cnpq.br/4519888592231795
Gonzaga, Glaucia Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/1055446047081201
Oliveira, Rodolfo Alves de
http://lattes.cnpq.br/9144709891245526
Corrêa, Débora Alvernaz
http://lattes.cnpq.br/6948724141234232
http://lattes.cnpq.br/3216389948615669
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Gabriel Marçal
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos de aprendizagem
Computabilidade
Otimização
Educação
Teoria da computação
Jogo educativo
.
topic Objetos de aprendizagem
Computabilidade
Otimização
Educação
Teoria da computação
Jogo educativo
.
description O presente trabalho tem como objetivo contribuir com o ensino dos fundamentos do Pensamento Computacional (PC) e a sua influência e aplicações no cotidiano. Embora esses temas sejam introduzidos por meio de Objetos de Aprendizagem (OA), existem lacunas no cenário nacional, em especial quanto à temática Computabilidade que estão em defasagem. Com isso, apresenta- se uma recente revisão da literatura sobre o tema heurística. Considerando tal questão, o objetivo principal deste trabalho é contextualizar e compor conteúdos relacionados à Teoria da Computação (TC), Objeto de Aprendizagem (OA) e Otimização. Para isso, são apresentados alguns Problemas Computacionais em abordagem didática, simples e ilustrativa. A contribuição deste trabalho de conclusão é a construção e disponibilização de um jogo didático de tabuleiro, denominado “Mont.se - Periféricos”, que aborda conteúdos básicos de hardware, além de trabalhar computabilidade e pensamento computacional de maneira descomplicada, dinâmica e divertida. O jogo foi planejado e desenvolvido de forma que o seu uso possa auxiliar na diminuição das lacunas observadas no cenário nacional, e que possa atender diferentes níveis de público, desde a educação infantil até o ensino superior.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-19T17:29:12Z
2023-10-19T17:29:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Gabriel Marçal. Objetos de aprendizagem para a temática computabilidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30853
identifier_str_mv ARAÚJO, Gabriel Marçal. Objetos de aprendizagem para a temática computabilidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135474277449728