ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Tereza Cristina De
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2498
Resumo: Este trabalho realiza uma analise a respeito da articulação entre computador e um Objeto de Aprendizagem – OA verificando se essa associação possibilita o processo de ensino e aprendizagem das pessoas com autismo. Para fomentar esse estudo, foi utilizado dados da pesquisa de mestrado da pesquisadora no que se refere ao uso do computador e de Objetos de Aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem das pessoas com autismo, levando em consideração suas possíveis dificuldades e interesses, além das peculiaridades que envolvem esse transtorno. O estudo adotou um enfoque qualitativo, com o intuito de obter informações em diversos seguimentos a respeito do autismo, do processo de ensino aprendizagem e do uso do computador. Foi utilizado como critério de seleção, alunos com autismo que estivessem matriculados no ensino comum, desse modo, foram selecionados para a utilização do OA dois sujeitos com autismo, matriculados no ensino comum. O objetivo foi verificar se a articulação entre o computador e ao Objeto de Aprendizagem poderia melhorar a aprendizagem dessas pessoas. Os resultados alcançados mostraram que a articulação entre o computador e Objetos de Aprendizagem possibilita o ensino e aprendizagem desse público em específico, no entanto, suas características especiais não estão relacionadas a aquisição de conhecimento, já que como visto, as pessoas com autismo são “pensadores visuais” e necessitam recursos que possibilitem sua aprendizagem e o computador é um instrumento que facilita esse processo, proporcionando interação, comunicação e socialização.
id UNICESU -1_cc6420718fcf7c616c782bb9fc5fb735
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2498
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMOComputadorObjeto de AprendizagemEnsino e AprendizagemAutismoEste trabalho realiza uma analise a respeito da articulação entre computador e um Objeto de Aprendizagem – OA verificando se essa associação possibilita o processo de ensino e aprendizagem das pessoas com autismo. Para fomentar esse estudo, foi utilizado dados da pesquisa de mestrado da pesquisadora no que se refere ao uso do computador e de Objetos de Aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem das pessoas com autismo, levando em consideração suas possíveis dificuldades e interesses, além das peculiaridades que envolvem esse transtorno. O estudo adotou um enfoque qualitativo, com o intuito de obter informações em diversos seguimentos a respeito do autismo, do processo de ensino aprendizagem e do uso do computador. Foi utilizado como critério de seleção, alunos com autismo que estivessem matriculados no ensino comum, desse modo, foram selecionados para a utilização do OA dois sujeitos com autismo, matriculados no ensino comum. O objetivo foi verificar se a articulação entre o computador e ao Objeto de Aprendizagem poderia melhorar a aprendizagem dessas pessoas. Os resultados alcançados mostraram que a articulação entre o computador e Objetos de Aprendizagem possibilita o ensino e aprendizagem desse público em específico, no entanto, suas características especiais não estão relacionadas a aquisição de conhecimento, já que como visto, as pessoas com autismo são “pensadores visuais” e necessitam recursos que possibilitem sua aprendizagem e o computador é um instrumento que facilita esse processo, proporcionando interação, comunicação e socialização.Unicesumar2019-09-13T17:10:25Z2019-09-13T17:10:25Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2498otherCarvalho, Tereza Cristina Dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:57Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:00:20.046Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO
title ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO
spellingShingle ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO
Carvalho, Tereza Cristina De
Computador
Objeto de Aprendizagem
Ensino e Aprendizagem
Autismo
title_short ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO
title_full ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO
title_fullStr ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO
title_full_unstemmed ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO
title_sort ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO
author Carvalho, Tereza Cristina De
author_facet Carvalho, Tereza Cristina De
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Tereza Cristina De
dc.subject.por.fl_str_mv Computador
Objeto de Aprendizagem
Ensino e Aprendizagem
Autismo
topic Computador
Objeto de Aprendizagem
Ensino e Aprendizagem
Autismo
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho realiza uma analise a respeito da articulação entre computador e um Objeto de Aprendizagem – OA verificando se essa associação possibilita o processo de ensino e aprendizagem das pessoas com autismo. Para fomentar esse estudo, foi utilizado dados da pesquisa de mestrado da pesquisadora no que se refere ao uso do computador e de Objetos de Aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem das pessoas com autismo, levando em consideração suas possíveis dificuldades e interesses, além das peculiaridades que envolvem esse transtorno. O estudo adotou um enfoque qualitativo, com o intuito de obter informações em diversos seguimentos a respeito do autismo, do processo de ensino aprendizagem e do uso do computador. Foi utilizado como critério de seleção, alunos com autismo que estivessem matriculados no ensino comum, desse modo, foram selecionados para a utilização do OA dois sujeitos com autismo, matriculados no ensino comum. O objetivo foi verificar se a articulação entre o computador e ao Objeto de Aprendizagem poderia melhorar a aprendizagem dessas pessoas. Os resultados alcançados mostraram que a articulação entre o computador e Objetos de Aprendizagem possibilita o ensino e aprendizagem desse público em específico, no entanto, suas características especiais não estão relacionadas a aquisição de conhecimento, já que como visto, as pessoas com autismo são “pensadores visuais” e necessitam recursos que possibilitem sua aprendizagem e o computador é um instrumento que facilita esse processo, proporcionando interação, comunicação e socialização.
description Este trabalho realiza uma analise a respeito da articulação entre computador e um Objeto de Aprendizagem – OA verificando se essa associação possibilita o processo de ensino e aprendizagem das pessoas com autismo. Para fomentar esse estudo, foi utilizado dados da pesquisa de mestrado da pesquisadora no que se refere ao uso do computador e de Objetos de Aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem das pessoas com autismo, levando em consideração suas possíveis dificuldades e interesses, além das peculiaridades que envolvem esse transtorno. O estudo adotou um enfoque qualitativo, com o intuito de obter informações em diversos seguimentos a respeito do autismo, do processo de ensino aprendizagem e do uso do computador. Foi utilizado como critério de seleção, alunos com autismo que estivessem matriculados no ensino comum, desse modo, foram selecionados para a utilização do OA dois sujeitos com autismo, matriculados no ensino comum. O objetivo foi verificar se a articulação entre o computador e ao Objeto de Aprendizagem poderia melhorar a aprendizagem dessas pessoas. Os resultados alcançados mostraram que a articulação entre o computador e Objetos de Aprendizagem possibilita o ensino e aprendizagem desse público em específico, no entanto, suas características especiais não estão relacionadas a aquisição de conhecimento, já que como visto, as pessoas com autismo são “pensadores visuais” e necessitam recursos que possibilitem sua aprendizagem e o computador é um instrumento que facilita esse processo, proporcionando interação, comunicação e socialização.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-13T17:10:25Z
2019-09-13T17:10:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2498
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2498
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948612994400256