ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2498 |
Resumo: | Este trabalho realiza uma analise a respeito da articulação entre computador e um Objeto de Aprendizagem – OA verificando se essa associação possibilita o processo de ensino e aprendizagem das pessoas com autismo. Para fomentar esse estudo, foi utilizado dados da pesquisa de mestrado da pesquisadora no que se refere ao uso do computador e de Objetos de Aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem das pessoas com autismo, levando em consideração suas possíveis dificuldades e interesses, além das peculiaridades que envolvem esse transtorno. O estudo adotou um enfoque qualitativo, com o intuito de obter informações em diversos seguimentos a respeito do autismo, do processo de ensino aprendizagem e do uso do computador. Foi utilizado como critério de seleção, alunos com autismo que estivessem matriculados no ensino comum, desse modo, foram selecionados para a utilização do OA dois sujeitos com autismo, matriculados no ensino comum. O objetivo foi verificar se a articulação entre o computador e ao Objeto de Aprendizagem poderia melhorar a aprendizagem dessas pessoas. Os resultados alcançados mostraram que a articulação entre o computador e Objetos de Aprendizagem possibilita o ensino e aprendizagem desse público em específico, no entanto, suas características especiais não estão relacionadas a aquisição de conhecimento, já que como visto, as pessoas com autismo são “pensadores visuais” e necessitam recursos que possibilitem sua aprendizagem e o computador é um instrumento que facilita esse processo, proporcionando interação, comunicação e socialização. |
id |
UNICESU -1_cc6420718fcf7c616c782bb9fc5fb735 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2498 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMOComputadorObjeto de AprendizagemEnsino e AprendizagemAutismoEste trabalho realiza uma analise a respeito da articulação entre computador e um Objeto de Aprendizagem – OA verificando se essa associação possibilita o processo de ensino e aprendizagem das pessoas com autismo. Para fomentar esse estudo, foi utilizado dados da pesquisa de mestrado da pesquisadora no que se refere ao uso do computador e de Objetos de Aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem das pessoas com autismo, levando em consideração suas possíveis dificuldades e interesses, além das peculiaridades que envolvem esse transtorno. O estudo adotou um enfoque qualitativo, com o intuito de obter informações em diversos seguimentos a respeito do autismo, do processo de ensino aprendizagem e do uso do computador. Foi utilizado como critério de seleção, alunos com autismo que estivessem matriculados no ensino comum, desse modo, foram selecionados para a utilização do OA dois sujeitos com autismo, matriculados no ensino comum. O objetivo foi verificar se a articulação entre o computador e ao Objeto de Aprendizagem poderia melhorar a aprendizagem dessas pessoas. Os resultados alcançados mostraram que a articulação entre o computador e Objetos de Aprendizagem possibilita o ensino e aprendizagem desse público em específico, no entanto, suas características especiais não estão relacionadas a aquisição de conhecimento, já que como visto, as pessoas com autismo são “pensadores visuais” e necessitam recursos que possibilitem sua aprendizagem e o computador é um instrumento que facilita esse processo, proporcionando interação, comunicação e socialização.Unicesumar2019-09-13T17:10:25Z2019-09-13T17:10:25Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2498otherCarvalho, Tereza Cristina Dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:57Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:00:20.046Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO |
title |
ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO |
spellingShingle |
ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO Carvalho, Tereza Cristina De Computador Objeto de Aprendizagem Ensino e Aprendizagem Autismo |
title_short |
ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO |
title_full |
ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO |
title_fullStr |
ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO |
title_full_unstemmed |
ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO |
title_sort |
ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO |
author |
Carvalho, Tereza Cristina De |
author_facet |
Carvalho, Tereza Cristina De |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Tereza Cristina De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computador Objeto de Aprendizagem Ensino e Aprendizagem Autismo |
topic |
Computador Objeto de Aprendizagem Ensino e Aprendizagem Autismo |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho realiza uma analise a respeito da articulação entre computador e um Objeto de Aprendizagem – OA verificando se essa associação possibilita o processo de ensino e aprendizagem das pessoas com autismo. Para fomentar esse estudo, foi utilizado dados da pesquisa de mestrado da pesquisadora no que se refere ao uso do computador e de Objetos de Aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem das pessoas com autismo, levando em consideração suas possíveis dificuldades e interesses, além das peculiaridades que envolvem esse transtorno. O estudo adotou um enfoque qualitativo, com o intuito de obter informações em diversos seguimentos a respeito do autismo, do processo de ensino aprendizagem e do uso do computador. Foi utilizado como critério de seleção, alunos com autismo que estivessem matriculados no ensino comum, desse modo, foram selecionados para a utilização do OA dois sujeitos com autismo, matriculados no ensino comum. O objetivo foi verificar se a articulação entre o computador e ao Objeto de Aprendizagem poderia melhorar a aprendizagem dessas pessoas. Os resultados alcançados mostraram que a articulação entre o computador e Objetos de Aprendizagem possibilita o ensino e aprendizagem desse público em específico, no entanto, suas características especiais não estão relacionadas a aquisição de conhecimento, já que como visto, as pessoas com autismo são “pensadores visuais” e necessitam recursos que possibilitem sua aprendizagem e o computador é um instrumento que facilita esse processo, proporcionando interação, comunicação e socialização. |
description |
Este trabalho realiza uma analise a respeito da articulação entre computador e um Objeto de Aprendizagem – OA verificando se essa associação possibilita o processo de ensino e aprendizagem das pessoas com autismo. Para fomentar esse estudo, foi utilizado dados da pesquisa de mestrado da pesquisadora no que se refere ao uso do computador e de Objetos de Aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem das pessoas com autismo, levando em consideração suas possíveis dificuldades e interesses, além das peculiaridades que envolvem esse transtorno. O estudo adotou um enfoque qualitativo, com o intuito de obter informações em diversos seguimentos a respeito do autismo, do processo de ensino aprendizagem e do uso do computador. Foi utilizado como critério de seleção, alunos com autismo que estivessem matriculados no ensino comum, desse modo, foram selecionados para a utilização do OA dois sujeitos com autismo, matriculados no ensino comum. O objetivo foi verificar se a articulação entre o computador e ao Objeto de Aprendizagem poderia melhorar a aprendizagem dessas pessoas. Os resultados alcançados mostraram que a articulação entre o computador e Objetos de Aprendizagem possibilita o ensino e aprendizagem desse público em específico, no entanto, suas características especiais não estão relacionadas a aquisição de conhecimento, já que como visto, as pessoas com autismo são “pensadores visuais” e necessitam recursos que possibilitem sua aprendizagem e o computador é um instrumento que facilita esse processo, proporcionando interação, comunicação e socialização. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-03 2019-09-13T17:10:25Z 2019-09-13T17:10:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2498 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948612994400256 |