Gestão eficiente da educação básica: um estudo dentro da Escola Municipal Maria das Dores Felipe, em Alexânia, GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Edson Roberto Moscoso da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6283
Resumo: Este estudo teve o objetivo de analisar a importância dada ao planejamento estratégico financeiro dentro de uma instituição de ensino na educação básica. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, tendo em vista que partiu de um estudo de caso realizado em uma escola de ensino básico. Ainda pode ser classificada como descritiva e explicativa, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico. As conclusões mais relevantes foram a adoção da cultura de fatos e dados para a gestão de instituições de educação básica, demonstrando o quão importante é para atender a uma premissa administrativa simples, pois ninguém gerencia sem medir, não há possibilidade de atingir melhores resultados em termos pedagógicos se a escola não for capaz de oferecer estrutura aos seus alunos. Por isso, é fundamental a capacitação da equipe administrativa e de todos, bem como a absorção pela equipe da necessidade de um planejamento estratégico melhor elaborado para conseguir desenvolver um trabalho administrativo profícuo.
id UFF-2_e5dea7b2059b263c0a2ba51786caf7d3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6283
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Gestão eficiente da educação básica: um estudo dentro da Escola Municipal Maria das Dores Felipe, em Alexânia, GOPlanejamento estratégicoGestão eficienteEducação básicaPlanejamento estratégicoGestãoEficiênciaEducação básicaEste estudo teve o objetivo de analisar a importância dada ao planejamento estratégico financeiro dentro de uma instituição de ensino na educação básica. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, tendo em vista que partiu de um estudo de caso realizado em uma escola de ensino básico. Ainda pode ser classificada como descritiva e explicativa, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico. As conclusões mais relevantes foram a adoção da cultura de fatos e dados para a gestão de instituições de educação básica, demonstrando o quão importante é para atender a uma premissa administrativa simples, pois ninguém gerencia sem medir, não há possibilidade de atingir melhores resultados em termos pedagógicos se a escola não for capaz de oferecer estrutura aos seus alunos. Por isso, é fundamental a capacitação da equipe administrativa e de todos, bem como a absorção pela equipe da necessidade de um planejamento estratégico melhor elaborado para conseguir desenvolver um trabalho administrativo profícuo.Sacramento, Josiane Aparecida da SilvaLacerda, Lohania Clíssia PereiraCosta, Edson Roberto Moscoso da2018-04-16T22:54:44Z2018-04-16T22:54:44Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6283http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-17T19:03:43Zoai:app.uff.br:1/6283Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-17T19:03:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão eficiente da educação básica: um estudo dentro da Escola Municipal Maria das Dores Felipe, em Alexânia, GO
title Gestão eficiente da educação básica: um estudo dentro da Escola Municipal Maria das Dores Felipe, em Alexânia, GO
spellingShingle Gestão eficiente da educação básica: um estudo dentro da Escola Municipal Maria das Dores Felipe, em Alexânia, GO
Costa, Edson Roberto Moscoso da
Planejamento estratégico
Gestão eficiente
Educação básica
Planejamento estratégico
Gestão
Eficiência
Educação básica
title_short Gestão eficiente da educação básica: um estudo dentro da Escola Municipal Maria das Dores Felipe, em Alexânia, GO
title_full Gestão eficiente da educação básica: um estudo dentro da Escola Municipal Maria das Dores Felipe, em Alexânia, GO
title_fullStr Gestão eficiente da educação básica: um estudo dentro da Escola Municipal Maria das Dores Felipe, em Alexânia, GO
title_full_unstemmed Gestão eficiente da educação básica: um estudo dentro da Escola Municipal Maria das Dores Felipe, em Alexânia, GO
title_sort Gestão eficiente da educação básica: um estudo dentro da Escola Municipal Maria das Dores Felipe, em Alexânia, GO
author Costa, Edson Roberto Moscoso da
author_facet Costa, Edson Roberto Moscoso da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sacramento, Josiane Aparecida da Silva
Lacerda, Lohania Clíssia Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Edson Roberto Moscoso da
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Gestão eficiente
Educação básica
Planejamento estratégico
Gestão
Eficiência
Educação básica
topic Planejamento estratégico
Gestão eficiente
Educação básica
Planejamento estratégico
Gestão
Eficiência
Educação básica
description Este estudo teve o objetivo de analisar a importância dada ao planejamento estratégico financeiro dentro de uma instituição de ensino na educação básica. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, tendo em vista que partiu de um estudo de caso realizado em uma escola de ensino básico. Ainda pode ser classificada como descritiva e explicativa, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico. As conclusões mais relevantes foram a adoção da cultura de fatos e dados para a gestão de instituições de educação básica, demonstrando o quão importante é para atender a uma premissa administrativa simples, pois ninguém gerencia sem medir, não há possibilidade de atingir melhores resultados em termos pedagógicos se a escola não for capaz de oferecer estrutura aos seus alunos. Por isso, é fundamental a capacitação da equipe administrativa e de todos, bem como a absorção pela equipe da necessidade de um planejamento estratégico melhor elaborado para conseguir desenvolver um trabalho administrativo profícuo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-16T22:54:44Z
2018-04-16T22:54:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6283
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135468939149312