O balanced scorecard e a gestão estratégica: estudo de caso em uma corporação de grande porte de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcela Rocha Brum
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEGE2
Resumo: O Balanced Scorecard foi desenvolvido inicialmente como um sistema de mensuração que incluía indicadores não-financeiros, além dos tradicionais indicadores financeiros e contábeis. Em pesquisas posteriores, seus criadores, Kaplan e Norton (1997) verificaram que o BSC era utilizado pelas empresas, não somente como um sistema de mensuração aperfeiçoado, mas também como um sistema de gestão estratégica. Já em sua configuração atual, o BSC consiste em um sistema que busca comunicar, alinhar e implementar a estratégia, baseado em cinco princípios. Esse sistema tem sido incisivamente aplicado por organizações dos mais variados portes e setores e tal fato parece ser justificado pela sua tentativa em sanar uma das grandesdificuldades da empresa: a implementação da estratégia. Nesse contexto, objetivou-se nesta dissertação, descrever e analisar se a adoção do BSC tem contribuído para a gestão estratégica da empresa e quais têm sido tais contribuições, tendo em vista seus cinco princípios. A pesquisa, de caráter descritivo, baseou-se no método de estudo de caso e foi norteada pela abordagem qualiquantitativa. Para tanto, elaborou-se um modelo analítico, com suporte do referencial teórico que abrangeu dois eixos principais: a estratégia e os conceitos relacionadosao BSC. Para delimitar a unidade de análise realizou-se um estudo exploratório com vistas a identificar as organizações que houvessem implementado o BSC na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), no qual foram identificadas cinco empresas, sendo quatro delas eliminadas uma vez que as mesmas confirmaram a não-adoção do BSC. Dessa forma, o estudo de caso foi único e a unidade de análise foi a empresa CEMIG. As técnicas de coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas, investigação documental e questionários. Os sujeitos da pesquisa foram os funcionários da empresa CEMIG diretamente envolvidos com o processo de adoção do BSC. As entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com um funcionário responsável pela coordenação do BSC de cada uma das cinco diretorias. Já os questionários foram enviados para os demais funcionários que faziam parte do universo da pesquisa. Para a análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo para os dados qualitativos e às técnicas estatísticas uni e multivariadas, para os dados quantitativos. De forma conclusiva, verificou-se que embora ainda haja problemas no processo, a adoção do BSC tem contribuído para a gestão estratégica da empresa pesquisada, no que tange aos cincoprincípios: mobilização da mudança por meio da liderança executiva; conversão da estratégia em processo contínuo; transformação da estratégia em tarefa de todos; alinhamento da organização à estratégia e tradução da estratégia em termos operacionais.
id UFMG_bc643a33f5482853a8a7a14ecc1ecf17
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BEGE2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Reynaldo Maia MunizCarlos Alberto GoncalvesCarlos Alberto GoncalvesMarcelo Bronzo LadeiraTarcisio AfonsoMarcela Rocha Brum2019-08-10T10:51:19Z2019-08-10T10:51:19Z2005-06-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEGE2O Balanced Scorecard foi desenvolvido inicialmente como um sistema de mensuração que incluía indicadores não-financeiros, além dos tradicionais indicadores financeiros e contábeis. Em pesquisas posteriores, seus criadores, Kaplan e Norton (1997) verificaram que o BSC era utilizado pelas empresas, não somente como um sistema de mensuração aperfeiçoado, mas também como um sistema de gestão estratégica. Já em sua configuração atual, o BSC consiste em um sistema que busca comunicar, alinhar e implementar a estratégia, baseado em cinco princípios. Esse sistema tem sido incisivamente aplicado por organizações dos mais variados portes e setores e tal fato parece ser justificado pela sua tentativa em sanar uma das grandesdificuldades da empresa: a implementação da estratégia. Nesse contexto, objetivou-se nesta dissertação, descrever e analisar se a adoção do BSC tem contribuído para a gestão estratégica da empresa e quais têm sido tais contribuições, tendo em vista seus cinco princípios. A pesquisa, de caráter descritivo, baseou-se no método de estudo de caso e foi norteada pela abordagem qualiquantitativa. Para tanto, elaborou-se um modelo analítico, com suporte do referencial teórico que abrangeu dois eixos principais: a estratégia e os conceitos relacionadosao BSC. Para delimitar a unidade de análise realizou-se um estudo exploratório com vistas a identificar as organizações que houvessem implementado o BSC na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), no qual foram identificadas cinco empresas, sendo quatro delas eliminadas uma vez que as mesmas confirmaram a não-adoção do BSC. Dessa forma, o estudo de caso foi único e a unidade de análise foi a empresa CEMIG. As técnicas de coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas, investigação documental e questionários. Os sujeitos da pesquisa foram os funcionários da empresa CEMIG diretamente envolvidos com o processo de adoção do BSC. As entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com um funcionário responsável pela coordenação do BSC de cada uma das cinco diretorias. Já os questionários foram enviados para os demais funcionários que faziam parte do universo da pesquisa. Para a análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo para os dados qualitativos e às técnicas estatísticas uni e multivariadas, para os dados quantitativos. De forma conclusiva, verificou-se que embora ainda haja problemas no processo, a adoção do BSC tem contribuído para a gestão estratégica da empresa pesquisada, no que tange aos cincoprincípios: mobilização da mudança por meio da liderança executiva; conversão da estratégia em processo contínuo; transformação da estratégia em tarefa de todos; alinhamento da organização à estratégia e tradução da estratégia em termos operacionais.The Balanced Scorecard was initially developed as a measurement system that included nonfinancial indicators, besides the traditional accountancy and financial indicators. However, on later research, its creators, Kaplan and Norton (1997), verified that BSC was used by theorganizations, not only as a improved measurement system, but also as a strategic management system. Now, on its present configuration , the BSC consists on a system that tries to communicate, align and implement the strategy, based on its five principles. This system has incisively been applied by organizations of the most varied sizes and sectors, and, this fact appears to be justified by its trial on remedy one of the organizations greatest difficulties: the strategy implementation. Considering this context, the objective followed on this dissertation was to describe and to analyze if the BSC´s adoption has contributed to theorganizations strategic management and which has been these contributions, considering its five principles. The research, of descriptive character, was based on the case study method and was guided by the qualitative and quantitative approach. To achieve the aim described onthis study, an analytical model, supported by the theoretical reference, was prepared and included two principal themes: the strategy and the concepts related to BSC. To delimit the analysi´s unit, an exploratory study was carried out to identify the organizations that had implemented the BSC at the Metropolitan Region of Belo Horizonte. At this study, fiveorganizations were identified and four of them were excluded once they confirmed that the BSC was not being adopted by them. So, the case study was uniche and the analysis´ unit was the corporation CEMIG. The data were collected by using the following techniques: semistructuredinterviews, documental research and questionnaires. The subjects of the research were CEMIG´s professionals who were directly involved with the process of BSC´s adoption. The semi-structured interviews were conducted with one of the professionals that was responsible for the BSC´s coordination on each one of the five board of directors. Thequestionnaires were sent to the other employees included in the research´s universe. For the data´s analysis, it was used the content´s analysis to the qualitative data and the univariate and multivariate statistic techniques to the quantitative data. In a conclusive way, it was verified that, despite the existence of problems in the process, the adoption of the BSC has contributed to the strategic management of CEMIG, in relation to the five principles: mobilize change through executive leadership; make strategy a continual process; make strategy everyone's job; align the organization to the strategy and; translate the strategy into operational terms.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoEficiência organizacionalPlanejamento estratégicoEstratégiaGestão estratégicaBalanced scorecardO balanced scorecard e a gestão estratégica: estudo de caso em uma corporação de grande porte de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_marcela_rocha_brum.pdfapplication/pdf1075222https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BEGE2/1/disserta__o_marcela_rocha_brum.pdf94ca076694caf38ad81be7325683b627MD511843/BUBD-9BEGE22019-08-10 07:51:19.75oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BEGE2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-10T10:51:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O balanced scorecard e a gestão estratégica: estudo de caso em uma corporação de grande porte de Belo Horizonte
title O balanced scorecard e a gestão estratégica: estudo de caso em uma corporação de grande porte de Belo Horizonte
spellingShingle O balanced scorecard e a gestão estratégica: estudo de caso em uma corporação de grande porte de Belo Horizonte
Marcela Rocha Brum
Estratégia
Gestão estratégica
Balanced scorecard
Administração
Eficiência organizacional
Planejamento estratégico
title_short O balanced scorecard e a gestão estratégica: estudo de caso em uma corporação de grande porte de Belo Horizonte
title_full O balanced scorecard e a gestão estratégica: estudo de caso em uma corporação de grande porte de Belo Horizonte
title_fullStr O balanced scorecard e a gestão estratégica: estudo de caso em uma corporação de grande porte de Belo Horizonte
title_full_unstemmed O balanced scorecard e a gestão estratégica: estudo de caso em uma corporação de grande porte de Belo Horizonte
title_sort O balanced scorecard e a gestão estratégica: estudo de caso em uma corporação de grande porte de Belo Horizonte
author Marcela Rocha Brum
author_facet Marcela Rocha Brum
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reynaldo Maia Muniz
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Carlos Alberto Goncalves
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos Alberto Goncalves
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcelo Bronzo Ladeira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tarcisio Afonso
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcela Rocha Brum
contributor_str_mv Reynaldo Maia Muniz
Carlos Alberto Goncalves
Carlos Alberto Goncalves
Marcelo Bronzo Ladeira
Tarcisio Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Gestão estratégica
Balanced scorecard
topic Estratégia
Gestão estratégica
Balanced scorecard
Administração
Eficiência organizacional
Planejamento estratégico
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Administração
Eficiência organizacional
Planejamento estratégico
description O Balanced Scorecard foi desenvolvido inicialmente como um sistema de mensuração que incluía indicadores não-financeiros, além dos tradicionais indicadores financeiros e contábeis. Em pesquisas posteriores, seus criadores, Kaplan e Norton (1997) verificaram que o BSC era utilizado pelas empresas, não somente como um sistema de mensuração aperfeiçoado, mas também como um sistema de gestão estratégica. Já em sua configuração atual, o BSC consiste em um sistema que busca comunicar, alinhar e implementar a estratégia, baseado em cinco princípios. Esse sistema tem sido incisivamente aplicado por organizações dos mais variados portes e setores e tal fato parece ser justificado pela sua tentativa em sanar uma das grandesdificuldades da empresa: a implementação da estratégia. Nesse contexto, objetivou-se nesta dissertação, descrever e analisar se a adoção do BSC tem contribuído para a gestão estratégica da empresa e quais têm sido tais contribuições, tendo em vista seus cinco princípios. A pesquisa, de caráter descritivo, baseou-se no método de estudo de caso e foi norteada pela abordagem qualiquantitativa. Para tanto, elaborou-se um modelo analítico, com suporte do referencial teórico que abrangeu dois eixos principais: a estratégia e os conceitos relacionadosao BSC. Para delimitar a unidade de análise realizou-se um estudo exploratório com vistas a identificar as organizações que houvessem implementado o BSC na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), no qual foram identificadas cinco empresas, sendo quatro delas eliminadas uma vez que as mesmas confirmaram a não-adoção do BSC. Dessa forma, o estudo de caso foi único e a unidade de análise foi a empresa CEMIG. As técnicas de coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas, investigação documental e questionários. Os sujeitos da pesquisa foram os funcionários da empresa CEMIG diretamente envolvidos com o processo de adoção do BSC. As entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com um funcionário responsável pela coordenação do BSC de cada uma das cinco diretorias. Já os questionários foram enviados para os demais funcionários que faziam parte do universo da pesquisa. Para a análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo para os dados qualitativos e às técnicas estatísticas uni e multivariadas, para os dados quantitativos. De forma conclusiva, verificou-se que embora ainda haja problemas no processo, a adoção do BSC tem contribuído para a gestão estratégica da empresa pesquisada, no que tange aos cincoprincípios: mobilização da mudança por meio da liderança executiva; conversão da estratégia em processo contínuo; transformação da estratégia em tarefa de todos; alinhamento da organização à estratégia e tradução da estratégia em termos operacionais.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T10:51:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T10:51:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEGE2
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEGE2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BEGE2/1/disserta__o_marcela_rocha_brum.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 94ca076694caf38ad81be7325683b627
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589159757021184