Fake news e o COVID-19: problemas no hoje e no ontem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nathália Antunes da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24366
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a crise informacional provocada pela facilidade de postagens das redes sociais digitais, principalmente durante o cenário do COVID-19 e seus impactos para a saúde dos indivíduos, ao acesso à informação e à ciência. Este trabalho faz um breve histórico a respeito do surgimento das fake news, relata sobre as iniciativas mundiais para reprimir os seus compartilhamentos e traz definições de conceitos como: Fake News, Post-truth, Fake science, desinformação e sociedade da informação. Além disso, para o desenvolvimento do trabalho foram aplicadas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa quantitativa. Em suma, propõe que os bibliotecários desenvolvam novas competências informacionais para que possam ter um papel ativo no combate às fake news, assim como pretende-se que bibliotecas e arquivos possam estar cada vez mais participativos, desempenhando efetivamente o papel de dar acesso à informação. Dessa forma, a análise foi realizada a partir dos pensamentos teóricos dos autores Jardim e Zaidan (2018), Sanchez-Tárrago (2020), Franco (2020), Carvalho e Mateus (2018), Oliveira (2018) e Gouveia (2004) e concluiu-se que as fake news são produtos da desinformação e que devido a falta de letramento informacional de muitos dos usuários das redes e/ou objetivos de alguns de lucrar ou controlar as informações enfrentamos atualmente diversas tentativas de ataque aos direitos de liberdade de expressão e acesso à informação.
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