Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Maria Tereza da Rocha de Freitas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25755
Resumo: O estudo da didática multissensorial é de suma importância no aspecto educacional no Brasil, visto que há alguns anos os alunos com deficiência estão respaldados pela política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2008). Porém, há necessidade constante de um preparo para acolher esses alunos porque o ambiente escolar persiste ainda com barreiras físicas e comportamentais. Este trabalho tem como principal objetivo a elaboração de um jogo didático no ensino de química, com a temática de funções orgânicas para a inclusão de pessoas com deficiência visual. Utilizando uma metodologia multissensorial, será desenvolvido um material didático constituído de um jogo acessível para pessoas com e sem deficiência visual com a finalidade de facilitar o processo de ensino- aprendizagem do conteúdo de química orgânica. A pesquisa empírica do material a ser desenvolvido será do tipo qualitativo, tendo como público alvo os alunos do terceiro ano do ensino médio. Após a criação do jogo, espera-se que essa proposta possa contribuir com aspectos de motivação e relevância por parte dos alunos em descobrir quais serão os compostos formados durante as rodadas, a fim de constatar se o jogo é uma boa possibilidade para auxiliar os professores no ensino de química
id UFF-2_e6888dd925f3f599c83a28fda432f7b4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25755
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visualEnsino de químicaEducação especialJogos didáticosFunções orgânicasEducação inclusivaPessoa com deficiência visualEnsino-aprendizagemEnsino médioChemistry teachingSpecial educationDidactic gamesOrganic functionsO estudo da didática multissensorial é de suma importância no aspecto educacional no Brasil, visto que há alguns anos os alunos com deficiência estão respaldados pela política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2008). Porém, há necessidade constante de um preparo para acolher esses alunos porque o ambiente escolar persiste ainda com barreiras físicas e comportamentais. Este trabalho tem como principal objetivo a elaboração de um jogo didático no ensino de química, com a temática de funções orgânicas para a inclusão de pessoas com deficiência visual. Utilizando uma metodologia multissensorial, será desenvolvido um material didático constituído de um jogo acessível para pessoas com e sem deficiência visual com a finalidade de facilitar o processo de ensino- aprendizagem do conteúdo de química orgânica. A pesquisa empírica do material a ser desenvolvido será do tipo qualitativo, tendo como público alvo os alunos do terceiro ano do ensino médio. Após a criação do jogo, espera-se que essa proposta possa contribuir com aspectos de motivação e relevância por parte dos alunos em descobrir quais serão os compostos formados durante as rodadas, a fim de constatar se o jogo é uma boa possibilidade para auxiliar os professores no ensino de químicaThe study of multisensory didactics is of paramount importance from an educational aspect in Brazil, since for some years students with disabilities have been supported by the special education policy from the perspective of inclusive education (BRASIL, 2008). However, there is a constant need for preparation to welcome these students because the school environment still persists with physical and behavioral barriers. This work has as main objective the elaboration of a didactic game in the teaching of Chemistry, with the theme of organic functions for the inclusion of people with visual impairment. Using a multisensory methodology, a didactic material consisting of an accessible game for people with and without visual impairment will be developed in order to facilitate the teaching and learning process of organic chemistry content. The empirical research of the material to be developed will be of a qualitative type, having as target audience the students of the third year of high school. After creating the game, it is expected that this proposal can contribute with aspects such as motivation and relevance on the part of students in discovering which compounds will be formed during the rounds, in order to verify if the game is a good possibility to help teachers in the teaching of Chemistry.33 p.Amado, Beatriz Crittellihttp://lattes.cnpq.br/7339478176562437Alves, Ana Laura Martins Mulksonhttp://lattes.cnpq.br/1324806626095208Alves, Andréa Aparecida Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632Oliveira, Ana Angélica dehttp://lattes.cnpq.br/1675109312596210Mello, Maria Tereza da Rocha de Freitas2022-07-19T20:21:03Z2022-07-19T20:21:03Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMELLO, Maria Tereza da Rocha de Freitas. Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25755CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-01T17:36:08Zoai:app.uff.br:1/25755Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-01T17:36:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual
title Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual
spellingShingle Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual
Mello, Maria Tereza da Rocha de Freitas
Ensino de química
Educação especial
Jogos didáticos
Funções orgânicas
Educação inclusiva
Pessoa com deficiência visual
Ensino-aprendizagem
Ensino médio
Chemistry teaching
Special education
Didactic games
Organic functions
title_short Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual
title_full Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual
title_fullStr Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual
title_full_unstemmed Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual
title_sort Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual
author Mello, Maria Tereza da Rocha de Freitas
author_facet Mello, Maria Tereza da Rocha de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amado, Beatriz Crittelli
http://lattes.cnpq.br/7339478176562437
Alves, Ana Laura Martins Mulkson
http://lattes.cnpq.br/1324806626095208
Alves, Andréa Aparecida Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/5969031244402632
Oliveira, Ana Angélica de
http://lattes.cnpq.br/1675109312596210
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Maria Tereza da Rocha de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Educação especial
Jogos didáticos
Funções orgânicas
Educação inclusiva
Pessoa com deficiência visual
Ensino-aprendizagem
Ensino médio
Chemistry teaching
Special education
Didactic games
Organic functions
topic Ensino de química
Educação especial
Jogos didáticos
Funções orgânicas
Educação inclusiva
Pessoa com deficiência visual
Ensino-aprendizagem
Ensino médio
Chemistry teaching
Special education
Didactic games
Organic functions
description O estudo da didática multissensorial é de suma importância no aspecto educacional no Brasil, visto que há alguns anos os alunos com deficiência estão respaldados pela política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2008). Porém, há necessidade constante de um preparo para acolher esses alunos porque o ambiente escolar persiste ainda com barreiras físicas e comportamentais. Este trabalho tem como principal objetivo a elaboração de um jogo didático no ensino de química, com a temática de funções orgânicas para a inclusão de pessoas com deficiência visual. Utilizando uma metodologia multissensorial, será desenvolvido um material didático constituído de um jogo acessível para pessoas com e sem deficiência visual com a finalidade de facilitar o processo de ensino- aprendizagem do conteúdo de química orgânica. A pesquisa empírica do material a ser desenvolvido será do tipo qualitativo, tendo como público alvo os alunos do terceiro ano do ensino médio. Após a criação do jogo, espera-se que essa proposta possa contribuir com aspectos de motivação e relevância por parte dos alunos em descobrir quais serão os compostos formados durante as rodadas, a fim de constatar se o jogo é uma boa possibilidade para auxiliar os professores no ensino de química
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-19T20:21:03Z
2022-07-19T20:21:03Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELLO, Maria Tereza da Rocha de Freitas. Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25755
identifier_str_mv MELLO, Maria Tereza da Rocha de Freitas. Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838754132459520