Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25755 |
Resumo: | O estudo da didática multissensorial é de suma importância no aspecto educacional no Brasil, visto que há alguns anos os alunos com deficiência estão respaldados pela política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2008). Porém, há necessidade constante de um preparo para acolher esses alunos porque o ambiente escolar persiste ainda com barreiras físicas e comportamentais. Este trabalho tem como principal objetivo a elaboração de um jogo didático no ensino de química, com a temática de funções orgânicas para a inclusão de pessoas com deficiência visual. Utilizando uma metodologia multissensorial, será desenvolvido um material didático constituído de um jogo acessível para pessoas com e sem deficiência visual com a finalidade de facilitar o processo de ensino- aprendizagem do conteúdo de química orgânica. A pesquisa empírica do material a ser desenvolvido será do tipo qualitativo, tendo como público alvo os alunos do terceiro ano do ensino médio. Após a criação do jogo, espera-se que essa proposta possa contribuir com aspectos de motivação e relevância por parte dos alunos em descobrir quais serão os compostos formados durante as rodadas, a fim de constatar se o jogo é uma boa possibilidade para auxiliar os professores no ensino de química |
id |
UFF-2_e6888dd925f3f599c83a28fda432f7b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25755 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visualEnsino de químicaEducação especialJogos didáticosFunções orgânicasEducação inclusivaPessoa com deficiência visualEnsino-aprendizagemEnsino médioChemistry teachingSpecial educationDidactic gamesOrganic functionsO estudo da didática multissensorial é de suma importância no aspecto educacional no Brasil, visto que há alguns anos os alunos com deficiência estão respaldados pela política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2008). Porém, há necessidade constante de um preparo para acolher esses alunos porque o ambiente escolar persiste ainda com barreiras físicas e comportamentais. Este trabalho tem como principal objetivo a elaboração de um jogo didático no ensino de química, com a temática de funções orgânicas para a inclusão de pessoas com deficiência visual. Utilizando uma metodologia multissensorial, será desenvolvido um material didático constituído de um jogo acessível para pessoas com e sem deficiência visual com a finalidade de facilitar o processo de ensino- aprendizagem do conteúdo de química orgânica. A pesquisa empírica do material a ser desenvolvido será do tipo qualitativo, tendo como público alvo os alunos do terceiro ano do ensino médio. Após a criação do jogo, espera-se que essa proposta possa contribuir com aspectos de motivação e relevância por parte dos alunos em descobrir quais serão os compostos formados durante as rodadas, a fim de constatar se o jogo é uma boa possibilidade para auxiliar os professores no ensino de químicaThe study of multisensory didactics is of paramount importance from an educational aspect in Brazil, since for some years students with disabilities have been supported by the special education policy from the perspective of inclusive education (BRASIL, 2008). However, there is a constant need for preparation to welcome these students because the school environment still persists with physical and behavioral barriers. This work has as main objective the elaboration of a didactic game in the teaching of Chemistry, with the theme of organic functions for the inclusion of people with visual impairment. Using a multisensory methodology, a didactic material consisting of an accessible game for people with and without visual impairment will be developed in order to facilitate the teaching and learning process of organic chemistry content. The empirical research of the material to be developed will be of a qualitative type, having as target audience the students of the third year of high school. After creating the game, it is expected that this proposal can contribute with aspects such as motivation and relevance on the part of students in discovering which compounds will be formed during the rounds, in order to verify if the game is a good possibility to help teachers in the teaching of Chemistry.33 p.Amado, Beatriz Crittellihttp://lattes.cnpq.br/7339478176562437Alves, Ana Laura Martins Mulksonhttp://lattes.cnpq.br/1324806626095208Alves, Andréa Aparecida Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632Oliveira, Ana Angélica dehttp://lattes.cnpq.br/1675109312596210Mello, Maria Tereza da Rocha de Freitas2022-07-19T20:21:03Z2022-07-19T20:21:03Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMELLO, Maria Tereza da Rocha de Freitas. Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25755CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-01T17:36:08Zoai:app.uff.br:1/25755Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-01T17:36:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual |
title |
Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual |
spellingShingle |
Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual Mello, Maria Tereza da Rocha de Freitas Ensino de química Educação especial Jogos didáticos Funções orgânicas Educação inclusiva Pessoa com deficiência visual Ensino-aprendizagem Ensino médio Chemistry teaching Special education Didactic games Organic functions |
title_short |
Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual |
title_full |
Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual |
title_fullStr |
Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual |
title_sort |
Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual |
author |
Mello, Maria Tereza da Rocha de Freitas |
author_facet |
Mello, Maria Tereza da Rocha de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amado, Beatriz Crittelli http://lattes.cnpq.br/7339478176562437 Alves, Ana Laura Martins Mulkson http://lattes.cnpq.br/1324806626095208 Alves, Andréa Aparecida Ribeiro http://lattes.cnpq.br/5969031244402632 Oliveira, Ana Angélica de http://lattes.cnpq.br/1675109312596210 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Maria Tereza da Rocha de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Educação especial Jogos didáticos Funções orgânicas Educação inclusiva Pessoa com deficiência visual Ensino-aprendizagem Ensino médio Chemistry teaching Special education Didactic games Organic functions |
topic |
Ensino de química Educação especial Jogos didáticos Funções orgânicas Educação inclusiva Pessoa com deficiência visual Ensino-aprendizagem Ensino médio Chemistry teaching Special education Didactic games Organic functions |
description |
O estudo da didática multissensorial é de suma importância no aspecto educacional no Brasil, visto que há alguns anos os alunos com deficiência estão respaldados pela política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2008). Porém, há necessidade constante de um preparo para acolher esses alunos porque o ambiente escolar persiste ainda com barreiras físicas e comportamentais. Este trabalho tem como principal objetivo a elaboração de um jogo didático no ensino de química, com a temática de funções orgânicas para a inclusão de pessoas com deficiência visual. Utilizando uma metodologia multissensorial, será desenvolvido um material didático constituído de um jogo acessível para pessoas com e sem deficiência visual com a finalidade de facilitar o processo de ensino- aprendizagem do conteúdo de química orgânica. A pesquisa empírica do material a ser desenvolvido será do tipo qualitativo, tendo como público alvo os alunos do terceiro ano do ensino médio. Após a criação do jogo, espera-se que essa proposta possa contribuir com aspectos de motivação e relevância por parte dos alunos em descobrir quais serão os compostos formados durante as rodadas, a fim de constatar se o jogo é uma boa possibilidade para auxiliar os professores no ensino de química |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-19T20:21:03Z 2022-07-19T20:21:03Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELLO, Maria Tereza da Rocha de Freitas. Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25755 |
identifier_str_mv |
MELLO, Maria Tereza da Rocha de Freitas. Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838754132459520 |