O impacto da educação permanente na prática de higienização das mãos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Lavinia Firmino Cardoso dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25938
Resumo: Introdução: A causa mais frequente de surtos de infecção nas instituições de cuidados de saúde é a transmissão de microrganismos pelas mãos dos profissionais de saúde. A higienização das mãos (HM) é o procedimento mais importante e menos dispendioso para evitar a transmissão de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), sendo que ações de promoção e práticas de HM devem ser incentivadas nos serviços de saúde. Considerando estas questões, o presente estudo trata do impacto de uma ação interventiva de educação permanente na prática da HM para o controle das IRAS em equipes multiprofissionais do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). Objetivo geral: Descrever o impacto de uma ação interventiva de educação permanente na adesão da higienização das mãos no contexto do controle das infecções relacionadas à assistência à saúde na equipe multiprofissional dos setores críticos do Hospital Universitário Antônio Pedro. Objetivo específico: Analisar fatores associados à técnica de HM antes e depois de uma intervenção de Educação Permanente em Saúde (EPS). Metodologia: Trata-se de um estudo observacional descritivo e retrospectivo, de abordagem quantitativa, realizado com equipes de três setores de cuidados intensivos do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP): Centro de Terapia Intensiva (CTI), Unidade Coronariana (UCO) e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo). Resultados: Quanto ao uso de adornos, foi possível constatar que todos os setores tiveram redução após o treinamento realizado e que o setor com maior redução do primeiro para o segundo ciclo foi o CTI, com uma queda de 4,26% no uso de adornos. Quanto à adesão à HM, no geral, houve um aumento de 2,24%. CTI aumentou em 6,85%; UCO teve queda de 4,59%; UTINeo teve alta de 2,53%. Quanto aos 5 momentos, o momento 4 teve a maior média de adesão por parte de todos os setores com 6,35% de aumento nos números de HM observadas, seguido pelo momento 1. O momento 3 possui a pior performance dos profissionais com média de -6,20% de observações a menos durante o segundo ciclo de análise, seguido pelos momento 5 (-1,16%) e momento 2 (-0,37%). Conclusão: No geral, pode-se observar um impacto positivo da ação de educação permanente realizada quando analisamos a evolução do ciclo 1 para o ciclo 2. Sabemos que o processo de implementar a prática de HM é um processo contínuo e extenso, que deve ser construído pela equipe da CCIH juntamente aos profissionais atuantes na assistência.
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spelling O impacto da educação permanente na prática de higienização das mãosHigiene das mãosEducação permanenteControle de infecção hospitalarPromoção da saúdeEducação em saúdeHand hygienePermanent educationHospital infection controlIntrodução: A causa mais frequente de surtos de infecção nas instituições de cuidados de saúde é a transmissão de microrganismos pelas mãos dos profissionais de saúde. A higienização das mãos (HM) é o procedimento mais importante e menos dispendioso para evitar a transmissão de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), sendo que ações de promoção e práticas de HM devem ser incentivadas nos serviços de saúde. Considerando estas questões, o presente estudo trata do impacto de uma ação interventiva de educação permanente na prática da HM para o controle das IRAS em equipes multiprofissionais do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). Objetivo geral: Descrever o impacto de uma ação interventiva de educação permanente na adesão da higienização das mãos no contexto do controle das infecções relacionadas à assistência à saúde na equipe multiprofissional dos setores críticos do Hospital Universitário Antônio Pedro. Objetivo específico: Analisar fatores associados à técnica de HM antes e depois de uma intervenção de Educação Permanente em Saúde (EPS). Metodologia: Trata-se de um estudo observacional descritivo e retrospectivo, de abordagem quantitativa, realizado com equipes de três setores de cuidados intensivos do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP): Centro de Terapia Intensiva (CTI), Unidade Coronariana (UCO) e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo). Resultados: Quanto ao uso de adornos, foi possível constatar que todos os setores tiveram redução após o treinamento realizado e que o setor com maior redução do primeiro para o segundo ciclo foi o CTI, com uma queda de 4,26% no uso de adornos. Quanto à adesão à HM, no geral, houve um aumento de 2,24%. CTI aumentou em 6,85%; UCO teve queda de 4,59%; UTINeo teve alta de 2,53%. Quanto aos 5 momentos, o momento 4 teve a maior média de adesão por parte de todos os setores com 6,35% de aumento nos números de HM observadas, seguido pelo momento 1. O momento 3 possui a pior performance dos profissionais com média de -6,20% de observações a menos durante o segundo ciclo de análise, seguido pelos momento 5 (-1,16%) e momento 2 (-0,37%). Conclusão: No geral, pode-se observar um impacto positivo da ação de educação permanente realizada quando analisamos a evolução do ciclo 1 para o ciclo 2. Sabemos que o processo de implementar a prática de HM é um processo contínuo e extenso, que deve ser construído pela equipe da CCIH juntamente aos profissionais atuantes na assistência.Introduction: The most frequent cause of outbreaks of infection in health care institutions is the transmission of microorganisms by the hands of health professionals. Hand hygiene (HH) is the most important and least expensive procedure to prevent the transmission of healthcare-associated infections (HAIs), and HH promotion actions and practices should be encouraged in health services. Considering these issues, the present study deals with the impact of an intervention action of permanent education in the practice of HH for the control of HAIs in multiprofessional teams at Antônio Pedro University Hospital (APUH). General objective: To describe the impact of a permanent education intervention action on adherence to hand hygiene in the context of the control of infections related to health care in the multidisciplinary team of the critical sectors of the Antônio Pedro University Hospital. Specific objective: To analyze factors associated with the technique of HH before and after an intervention of Permanent Health Education (PHE). Methodology: This is a transversal, descriptive and retrospective observational study, with a quantitative approach, realized with teams from three intensive care sectors of the Antônio Pedro University Hospital: Intensive Care Unit (ICU), Coronary Care Unit (CCU) and Neonatal Intensive Care Unit (NICU). Results: Regarding the use of ornaments, it was possible to verify that all sectors had a reduction after the training carried out and that the sector with the greatest reduction from the first to the second cycle was the ICU, with a 4.26% decrease in the use of ornaments. As for adherence to HH, in general, there was an increase of 2.24%. ICU increased by 6.85%; CCU fell 4.59%; NUTI was up 2.53%. As for the 5 moments, moment 4 had the highest average adherence on the part of all sectors with a 6.35% increase in the numbers of HH observed, followed by moment 1. Moment 3 has the worst performance of professionals with an average of -6.20% fewer observations during the second analysis cycle, followed by moment 5 (-1.16%) and moment 2 (-0.37%). Conclusion: In general, it's possible to observe a positive impact of the continuing education action carried out when we analyze the evolution from cycle 1 to cycle 2. We know that the process of implementing the practice of HH is a continuous and extensive process, which must be built by the HICC team together with the professionals working in the assistance.51 p.Andrade, MarildaRembold, Simone Martinshttp://lattes.cnpq.br/0834360009074877Silva, Suzana Cordeiro dahttp://lattes.cnpq.br/1404868639105881Pires, Bruna Maiara Ferreira Barretohttp://lattes.cnpq.br/6775033795876252http://lattes.cnpq.br/9593925981112413Faria, Lavinia Firmino Cardoso dos Santos2022-08-01T21:46:38Z2022-08-01T21:46:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFaria, Lavinia Firmino Cardoso dos Santos. O impacto da educação permanente na prática de higienização das mãos. 2021. 51 f. 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