O uso das redes sociais da Casa da Descoberta como estratégia para a divulgação científica em Astronomia: a série temática “Buracos Negros”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Gabriela Neves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34331
Resumo: A divulgação científica é um importante veículo para o acesso às informações corretas por parte da população. Com essas informações, o cidadão pode exercer sua cidadania de forma plena, compreendendo a ciência, seus usos e aplicações. Além disso, é possível a tomada de decisões de forma consciente, pensando no impacto que elas podem causar na sociedade. A divulgação científica nas mídias sociais têm obtido cada vez mais destaque por ter a possibilidade de atingir um público grande e diverso. Com este olhar, a Casa da Descoberta tem utilizado suas redes sociais como uma ferramenta para o combate das fake news e para a divulgação científica. Utilizando-se das redes sociais do museu, decidimos criar a série temática Buracos Negros. Esses objetos são corpos celestes com gravidade extremamente intensa, capazes de reter qualquer coisa, incluindo a luz em sua órbita e, por esse motivo, chamam a atenção e o interesse de quem ouve falar deles pela primeira vez. A metodologia usada para a análise do dados baseou-se na coleta de dados fornecidos pelas empresas detentoras das redes sociais (Facebook® e Instagram®). A partir dos dados coletados, verificamos que houve um aumento no número de interações dos usuários do Facebook® com o conteúdo publicado. Já com relação ao Instagram®, as interações ficaram dentro dos valores usuais mas observamos um aumento considerável no número de postagens salvas. Além da série temática Buracos Negros, trabalhamos conteúdos de Astronomia com dois grupos de visitantes da Casa da Descoberta. O primeiro grupo era composto por crianças com faixa etária entre 6 e 7 anos e o segundo grupo por crianças com faixa etária entre 3 e 4 anos. Os temas Buracos Negros e Sistema Solar foram escolhidos, respectivamente, pelo Grupo 1 e pelo Grupo 2. A partir das participação desses visitantes, foi possível constatar que ele possuíam algum conhecimento científico sobre os tópicos abordados, mas também muitos conceitos resultantes do senso comum e do imaginário popular. Para a realização das atividades tivemos um cuidado especial com a linguagem utilizada para que os conteúdos que, numa primeira análise possam parecer complexos e incompreensíveis, se tornem mais acessíveis.
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Com este olhar, a Casa da Descoberta tem utilizado suas redes sociais como uma ferramenta para o combate das fake news e para a divulgação científica. Utilizando-se das redes sociais do museu, decidimos criar a série temática Buracos Negros. Esses objetos são corpos celestes com gravidade extremamente intensa, capazes de reter qualquer coisa, incluindo a luz em sua órbita e, por esse motivo, chamam a atenção e o interesse de quem ouve falar deles pela primeira vez. A metodologia usada para a análise do dados baseou-se na coleta de dados fornecidos pelas empresas detentoras das redes sociais (Facebook® e Instagram®). A partir dos dados coletados, verificamos que houve um aumento no número de interações dos usuários do Facebook® com o conteúdo publicado. Já com relação ao Instagram®, as interações ficaram dentro dos valores usuais mas observamos um aumento considerável no número de postagens salvas. Além da série temática Buracos Negros, trabalhamos conteúdos de Astronomia com dois grupos de visitantes da Casa da Descoberta. O primeiro grupo era composto por crianças com faixa etária entre 6 e 7 anos e o segundo grupo por crianças com faixa etária entre 3 e 4 anos. Os temas Buracos Negros e Sistema Solar foram escolhidos, respectivamente, pelo Grupo 1 e pelo Grupo 2. A partir das participação desses visitantes, foi possível constatar que ele possuíam algum conhecimento científico sobre os tópicos abordados, mas também muitos conceitos resultantes do senso comum e do imaginário popular. Para a realização das atividades tivemos um cuidado especial com a linguagem utilizada para que os conteúdos que, numa primeira análise possam parecer complexos e incompreensíveis, se tornem mais acessíveis.Scientific dissemination is an important vehicle for the population to access correct information. With this information, citizens can fully exercise their citizenship, understanding science, its uses, and applications. Furthermore, it is possible to make decisions consciously, thinking about the impact they may have on society. Scientific dissemination on social media has gained increasing prominence as it has the possibility of reaching a large and diverse audience. With this in mind, “Casa da Descoberta” has used its social networks as a tool to combat fake news and for scientific dissemination. Using the museum’s social networks, we created the thematic series Black Holes. These objects are celestial bodies with extremely intense gravity, capable of reflecting anything, including light in their orbit and, for this reason, they attract the attention and interest of those who hear about them for the first time. The methodology used for data analysis is based on the collection of data provided by companies that own social networks (Facebook® and Instagram®). From the data achieved, we verified that there was an increase in the number of interactions between Facebook® users and published content. Regarding Instagram®, interactions occurred within the usual values, but we observed a particular increase in the number of saved messages. In addition to the Black Holes themed series, we presented Astronomy content for two groups of visitors to Casa da Descoberta. The first group was made up of children aged between 6 and 7 years and the second group was made up of children aged between 3 and 4 years. The themes Black Holes and Solar System were chosen, respectively, by Group 1 and Group 2. From the participation of these visitors, it was possible to verify that they had some scientific knowledge about the topics covered, but also many concepts resulting from common sense and popular imagination. When carrying out the activities presented, special care must be taken with the language used so that content that, upon analysis, may seem complex and incomprehensible, becomes more accessible.62 pNogueira, Érica CristinaOgando, Ricardo Lourenço CorreiaSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro deLima, Gabriela Neves2024-08-20T18:15:33Z2024-08-20T18:15:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLIMA, Gabriela Neves. O uso das redes sociais da Casa da Descoberta como estratégia para a divulgação científica em Astronomia: a série temática "Buracos Negros". 2023. 62 f. 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