Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16588 |
Resumo: | O presente trabalho procura estabelecer um método de ensino do roteiro audiovisual em sala de aula que esteja a serviço de um projeto emancipador do aluno. A proposta vem no esteio da experiência do autor como professor de roteiro e procura sintetizar técnicas de escrita que estejam a serviço da criatividade e da espontaneidade. Como base e inspiração, recorreu-se a metodologias desenvolvidas por dois teatrólogos: o brasileiro Augusto Boal e o espanhol Jose Sanchis Sinisterra. O trabalho de ambos usa a improvisação como ferramental essencial para alcançar uma metodologia autoral. Os exercícios nesse trabalho são fruto do cruzamento dos pontos essenciais desses sistemas teatrais e foram elaborados visando uma escrita para telas que traga o aluno para o centro da narrativa, abrindo espaço para seu protagonismo |
id |
UFF-2_e8d28c8fad92db902017e6f53223e8dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/16588 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipadorTeatro do oprimidoAugusto BoalRoteiro audiovisualDramaturgiaCinema na educaçãoCinemaRoteiro cinematográficoTeatro do oprimidoAugusto BoalGuión audiovisualDramaturgiaCine em educaciónO presente trabalho procura estabelecer um método de ensino do roteiro audiovisual em sala de aula que esteja a serviço de um projeto emancipador do aluno. A proposta vem no esteio da experiência do autor como professor de roteiro e procura sintetizar técnicas de escrita que estejam a serviço da criatividade e da espontaneidade. Como base e inspiração, recorreu-se a metodologias desenvolvidas por dois teatrólogos: o brasileiro Augusto Boal e o espanhol Jose Sanchis Sinisterra. O trabalho de ambos usa a improvisação como ferramental essencial para alcançar uma metodologia autoral. Os exercícios nesse trabalho são fruto do cruzamento dos pontos essenciais desses sistemas teatrais e foram elaborados visando uma escrita para telas que traga o aluno para o centro da narrativa, abrindo espaço para seu protagonismoEl presente trabajo busca estabelecer um método de enseñanza del guión audiovisual en el aula que esté al servicio de un proyecto emancipadorio para el alumno. La propuesta se basa em la experiencia del autor como docente de guión y busca sintetizar técnicas de escritura que estén ao servicio de la criatividad y la espontaneidad. Como base e inspiración se utilizaron metodologías desarrolladas por dos teatrologos: el brasileño Augusto Boal y el español Jose Sanchis Sinisterra. La obro de ambos dramaturgo utiliza la improvisación como herramiental para lograr una metodologia autoral. Los ejercicios presentes en este trabajo son el resultado del cruce de los puntos essenciales de estos sistemas teatrales e fueron elaborados com el objetivo de la redacción de guiones que lleven ao centro de la narrativa, abriendo espacio a su protagonismoUniversidade Federal FluminenseNiteróiResende, Douglas Mosar MoraisAmâncio, TunicoMonteiro, LuciaCosta, Fidelis de Fraga da2021-01-04T12:32:21Z2021-01-04T12:32:21Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Fidelis Fraga da. Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual Licenciatura)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16588Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-18T20:07:56Zoai:app.uff.br:1/16588Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:16.255156Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador |
title |
Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador |
spellingShingle |
Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador Costa, Fidelis de Fraga da Teatro do oprimido Augusto Boal Roteiro audiovisual Dramaturgia Cinema na educação Cinema Roteiro cinematográfico Teatro do oprimido Augusto Boal Guión audiovisual Dramaturgia Cine em educación |
title_short |
Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador |
title_full |
Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador |
title_fullStr |
Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador |
title_full_unstemmed |
Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador |
title_sort |
Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador |
author |
Costa, Fidelis de Fraga da |
author_facet |
Costa, Fidelis de Fraga da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Resende, Douglas Mosar Morais Amâncio, Tunico Monteiro, Lucia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Fidelis de Fraga da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro do oprimido Augusto Boal Roteiro audiovisual Dramaturgia Cinema na educação Cinema Roteiro cinematográfico Teatro do oprimido Augusto Boal Guión audiovisual Dramaturgia Cine em educación |
topic |
Teatro do oprimido Augusto Boal Roteiro audiovisual Dramaturgia Cinema na educação Cinema Roteiro cinematográfico Teatro do oprimido Augusto Boal Guión audiovisual Dramaturgia Cine em educación |
description |
O presente trabalho procura estabelecer um método de ensino do roteiro audiovisual em sala de aula que esteja a serviço de um projeto emancipador do aluno. A proposta vem no esteio da experiência do autor como professor de roteiro e procura sintetizar técnicas de escrita que estejam a serviço da criatividade e da espontaneidade. Como base e inspiração, recorreu-se a metodologias desenvolvidas por dois teatrólogos: o brasileiro Augusto Boal e o espanhol Jose Sanchis Sinisterra. O trabalho de ambos usa a improvisação como ferramental essencial para alcançar uma metodologia autoral. Os exercícios nesse trabalho são fruto do cruzamento dos pontos essenciais desses sistemas teatrais e foram elaborados visando uma escrita para telas que traga o aluno para o centro da narrativa, abrindo espaço para seu protagonismo |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-01-04T12:32:21Z 2021-01-04T12:32:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Fidelis Fraga da. Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual Licenciatura)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/16588 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
COSTA, Fidelis Fraga da. Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual Licenciatura)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2020. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823637663055872 |