Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fidelis de Fraga da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16588
Resumo: O presente trabalho procura estabelecer um método de ensino do roteiro audiovisual em sala de aula que esteja a serviço de um projeto emancipador do aluno. A proposta vem no esteio da experiência do autor como professor de roteiro e procura sintetizar técnicas de escrita que estejam a serviço da criatividade e da espontaneidade. Como base e inspiração, recorreu-se a metodologias desenvolvidas por dois teatrólogos: o brasileiro Augusto Boal e o espanhol Jose Sanchis Sinisterra. O trabalho de ambos usa a improvisação como ferramental essencial para alcançar uma metodologia autoral. Os exercícios nesse trabalho são fruto do cruzamento dos pontos essenciais desses sistemas teatrais e foram elaborados visando uma escrita para telas que traga o aluno para o centro da narrativa, abrindo espaço para seu protagonismo
id UFF-2_e8d28c8fad92db902017e6f53223e8dd
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16588
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipadorTeatro do oprimidoAugusto BoalRoteiro audiovisualDramaturgiaCinema na educaçãoCinemaRoteiro cinematográficoTeatro do oprimidoAugusto BoalGuión audiovisualDramaturgiaCine em educaciónO presente trabalho procura estabelecer um método de ensino do roteiro audiovisual em sala de aula que esteja a serviço de um projeto emancipador do aluno. A proposta vem no esteio da experiência do autor como professor de roteiro e procura sintetizar técnicas de escrita que estejam a serviço da criatividade e da espontaneidade. Como base e inspiração, recorreu-se a metodologias desenvolvidas por dois teatrólogos: o brasileiro Augusto Boal e o espanhol Jose Sanchis Sinisterra. O trabalho de ambos usa a improvisação como ferramental essencial para alcançar uma metodologia autoral. Os exercícios nesse trabalho são fruto do cruzamento dos pontos essenciais desses sistemas teatrais e foram elaborados visando uma escrita para telas que traga o aluno para o centro da narrativa, abrindo espaço para seu protagonismoEl presente trabajo busca estabelecer um método de enseñanza del guión audiovisual en el aula que esté al servicio de un proyecto emancipadorio para el alumno. La propuesta se basa em la experiencia del autor como docente de guión y busca sintetizar técnicas de escritura que estén ao servicio de la criatividad y la espontaneidad. Como base e inspiración se utilizaron metodologías desarrolladas por dos teatrologos: el brasileño Augusto Boal y el español Jose Sanchis Sinisterra. La obro de ambos dramaturgo utiliza la improvisación como herramiental para lograr una metodologia autoral. Los ejercicios presentes en este trabajo son el resultado del cruce de los puntos essenciales de estos sistemas teatrales e fueron elaborados com el objetivo de la redacción de guiones que lleven ao centro de la narrativa, abriendo espacio a su protagonismoUniversidade Federal FluminenseNiteróiResende, Douglas Mosar MoraisAmâncio, TunicoMonteiro, LuciaCosta, Fidelis de Fraga da2021-01-04T12:32:21Z2021-01-04T12:32:21Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Fidelis Fraga da. Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual Licenciatura)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16588Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-18T20:07:56Zoai:app.uff.br:1/16588Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:16.255156Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador
title Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador
spellingShingle Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador
Costa, Fidelis de Fraga da
Teatro do oprimido
Augusto Boal
Roteiro audiovisual
Dramaturgia
Cinema na educação
Cinema
Roteiro cinematográfico
Teatro do oprimido
Augusto Boal
Guión audiovisual
Dramaturgia
Cine em educación
title_short Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador
title_full Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador
title_fullStr Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador
title_full_unstemmed Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador
title_sort Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador
author Costa, Fidelis de Fraga da
author_facet Costa, Fidelis de Fraga da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Resende, Douglas Mosar Morais
Amâncio, Tunico
Monteiro, Lucia
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Fidelis de Fraga da
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro do oprimido
Augusto Boal
Roteiro audiovisual
Dramaturgia
Cinema na educação
Cinema
Roteiro cinematográfico
Teatro do oprimido
Augusto Boal
Guión audiovisual
Dramaturgia
Cine em educación
topic Teatro do oprimido
Augusto Boal
Roteiro audiovisual
Dramaturgia
Cinema na educação
Cinema
Roteiro cinematográfico
Teatro do oprimido
Augusto Boal
Guión audiovisual
Dramaturgia
Cine em educación
description O presente trabalho procura estabelecer um método de ensino do roteiro audiovisual em sala de aula que esteja a serviço de um projeto emancipador do aluno. A proposta vem no esteio da experiência do autor como professor de roteiro e procura sintetizar técnicas de escrita que estejam a serviço da criatividade e da espontaneidade. Como base e inspiração, recorreu-se a metodologias desenvolvidas por dois teatrólogos: o brasileiro Augusto Boal e o espanhol Jose Sanchis Sinisterra. O trabalho de ambos usa a improvisação como ferramental essencial para alcançar uma metodologia autoral. Os exercícios nesse trabalho são fruto do cruzamento dos pontos essenciais desses sistemas teatrais e foram elaborados visando uma escrita para telas que traga o aluno para o centro da narrativa, abrindo espaço para seu protagonismo
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-01-04T12:32:21Z
2021-01-04T12:32:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Fidelis Fraga da. Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual Licenciatura)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16588
Aluno de Graduação
identifier_str_mv COSTA, Fidelis Fraga da. Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual Licenciatura)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2020.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823637663055872