Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Flaviane da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25934
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa baseada em design (PBD) a fim de propor uma sequência de ensino-aprendizagem (SEA) para o ensino de alguns postulados (“Regras”) da mecânica quântica no ensino médio. A abordagem do tema vai ao encontro da necessidade de inserirmos assuntos de física moderna e contemporânea no ensino médio, como descrito nos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio (BRASIL, 2002), complementado pela base nacional curricular comum (BRASIL, 2018). O produto educacional parte de um experimento de baixo custo para discutir a Lei de Malus e, a partir daí, a problematização é realizada explorando a diferença entre a natureza determinística da mecânica clássica (feixe de luz intenso) e probabilística (quantum de energia / fóton) da mecânica quântica. Além disso, são utilizados slides, questionários e simuladores para a construção da proposta e, consequentemente, do produto educacional. A proposta foi aplicada em uma turma de 3ª série do ensino médio e foi avaliada através de uma pesquisa qualitativa, baseada na narrativa da professora pesquisadora
id UFF-2_e91ebd650d40994d8a874364672d91c3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25934
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médioSequence teaching of design methodology to teach quantum mechanics in high schoolEnsino de físicaPesquisa baseada em designMecânica quântica e experimento de baixo custoEnsino médioEnsino-aprendizagemTeaching learning sequence (TLS)Teaching physicsScientific literacyQuantum mechanics and low cost experimentO presente trabalho apresenta uma pesquisa baseada em design (PBD) a fim de propor uma sequência de ensino-aprendizagem (SEA) para o ensino de alguns postulados (“Regras”) da mecânica quântica no ensino médio. A abordagem do tema vai ao encontro da necessidade de inserirmos assuntos de física moderna e contemporânea no ensino médio, como descrito nos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio (BRASIL, 2002), complementado pela base nacional curricular comum (BRASIL, 2018). O produto educacional parte de um experimento de baixo custo para discutir a Lei de Malus e, a partir daí, a problematização é realizada explorando a diferença entre a natureza determinística da mecânica clássica (feixe de luz intenso) e probabilística (quantum de energia / fóton) da mecânica quântica. Além disso, são utilizados slides, questionários e simuladores para a construção da proposta e, consequentemente, do produto educacional. A proposta foi aplicada em uma turma de 3ª série do ensino médio e foi avaliada através de uma pesquisa qualitativa, baseada na narrativa da professora pesquisadoraThe current work, presents a teaching learning sequence (TLS) for the teaching of Modern and Contemporary Physics (MCP), given the need to include such subjects in High School. National Curriculum Parameters for High School (BRASIL, 2002), complemented by the Common National Curriculum Base (BRAZIL, 2018), focused on studies of the probabilistic nature of Quantum Mechanics, whose problematization is carried out through low-cost experiments, simulator and problematizing questions, more specifically: Linear polarization of Light, Malus' Law, Photon polarization and the postulates of Quantum Mechanics. In this sense, TLS was based on the present stages of the Design Methodology, with the objective of generating a significant learning in the perspective of the objectives and principles of the designs established by the teacher/researcher. The educational product was applied remotely in a private school in the municipality of Barra Mansa in the State of Rio de Janeiro in a high school class, and was evaluated through a teacher/researcher narrative, which was based on all the comments, activities and feedbacks carried out by the students during the application of the TLS. The educational product, consists of a step by step manual for the teacher, containing all the steps worked on at TLS, together with all instructions for create the production of the experimental apparatus. We also present the results and analysis of the application of TLS, which we observed that there was a potentially significant learning by the students, regarding the probabilistic nature of Quantum Mechanics203 p.Balthazar, Wagner Franklinhttp://lattes.cnpq.br/4855581834199288Sasseron, Lúcia Helenahttp://lattes.cnpq.br/6233372216363346Garcia, Lígia Valente de Sáhttp://lattes.cnpq.br/1077117608574907http://lattes.cnpq.br/2927922205548687Almeida, Flaviane da Silva2022-08-01T20:29:43Z2022-08-01T20:29:43Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfALMEIDA, Flaviane da Silva. Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio. 2022. 203 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25934CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-01T20:29:46Zoai:app.uff.br:1/25934Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-01T20:29:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio
Sequence teaching of design methodology to teach quantum mechanics in high school
title Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio
spellingShingle Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio
Almeida, Flaviane da Silva
Ensino de física
Pesquisa baseada em design
Mecânica quântica e experimento de baixo custo
Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Teaching learning sequence (TLS)
Teaching physics
Scientific literacy
Quantum mechanics and low cost experiment
title_short Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio
title_full Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio
title_fullStr Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio
title_full_unstemmed Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio
title_sort Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio
author Almeida, Flaviane da Silva
author_facet Almeida, Flaviane da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Balthazar, Wagner Franklin
http://lattes.cnpq.br/4855581834199288
Sasseron, Lúcia Helena
http://lattes.cnpq.br/6233372216363346
Garcia, Lígia Valente de Sá
http://lattes.cnpq.br/1077117608574907
http://lattes.cnpq.br/2927922205548687
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Flaviane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Pesquisa baseada em design
Mecânica quântica e experimento de baixo custo
Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Teaching learning sequence (TLS)
Teaching physics
Scientific literacy
Quantum mechanics and low cost experiment
topic Ensino de física
Pesquisa baseada em design
Mecânica quântica e experimento de baixo custo
Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Teaching learning sequence (TLS)
Teaching physics
Scientific literacy
Quantum mechanics and low cost experiment
description O presente trabalho apresenta uma pesquisa baseada em design (PBD) a fim de propor uma sequência de ensino-aprendizagem (SEA) para o ensino de alguns postulados (“Regras”) da mecânica quântica no ensino médio. A abordagem do tema vai ao encontro da necessidade de inserirmos assuntos de física moderna e contemporânea no ensino médio, como descrito nos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio (BRASIL, 2002), complementado pela base nacional curricular comum (BRASIL, 2018). O produto educacional parte de um experimento de baixo custo para discutir a Lei de Malus e, a partir daí, a problematização é realizada explorando a diferença entre a natureza determinística da mecânica clássica (feixe de luz intenso) e probabilística (quantum de energia / fóton) da mecânica quântica. Além disso, são utilizados slides, questionários e simuladores para a construção da proposta e, consequentemente, do produto educacional. A proposta foi aplicada em uma turma de 3ª série do ensino médio e foi avaliada através de uma pesquisa qualitativa, baseada na narrativa da professora pesquisadora
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-01T20:29:43Z
2022-08-01T20:29:43Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Flaviane da Silva. Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio. 2022. 203 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25934
identifier_str_mv ALMEIDA, Flaviane da Silva. Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio. 2022. 203 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135281201053696