Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25934 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma pesquisa baseada em design (PBD) a fim de propor uma sequência de ensino-aprendizagem (SEA) para o ensino de alguns postulados (“Regras”) da mecânica quântica no ensino médio. A abordagem do tema vai ao encontro da necessidade de inserirmos assuntos de física moderna e contemporânea no ensino médio, como descrito nos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio (BRASIL, 2002), complementado pela base nacional curricular comum (BRASIL, 2018). O produto educacional parte de um experimento de baixo custo para discutir a Lei de Malus e, a partir daí, a problematização é realizada explorando a diferença entre a natureza determinística da mecânica clássica (feixe de luz intenso) e probabilística (quantum de energia / fóton) da mecânica quântica. Além disso, são utilizados slides, questionários e simuladores para a construção da proposta e, consequentemente, do produto educacional. A proposta foi aplicada em uma turma de 3ª série do ensino médio e foi avaliada através de uma pesquisa qualitativa, baseada na narrativa da professora pesquisadora |
id |
UFF-2_e91ebd650d40994d8a874364672d91c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25934 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médioSequence teaching of design methodology to teach quantum mechanics in high schoolEnsino de físicaPesquisa baseada em designMecânica quântica e experimento de baixo custoEnsino médioEnsino-aprendizagemTeaching learning sequence (TLS)Teaching physicsScientific literacyQuantum mechanics and low cost experimentO presente trabalho apresenta uma pesquisa baseada em design (PBD) a fim de propor uma sequência de ensino-aprendizagem (SEA) para o ensino de alguns postulados (“Regras”) da mecânica quântica no ensino médio. A abordagem do tema vai ao encontro da necessidade de inserirmos assuntos de física moderna e contemporânea no ensino médio, como descrito nos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio (BRASIL, 2002), complementado pela base nacional curricular comum (BRASIL, 2018). O produto educacional parte de um experimento de baixo custo para discutir a Lei de Malus e, a partir daí, a problematização é realizada explorando a diferença entre a natureza determinística da mecânica clássica (feixe de luz intenso) e probabilística (quantum de energia / fóton) da mecânica quântica. Além disso, são utilizados slides, questionários e simuladores para a construção da proposta e, consequentemente, do produto educacional. A proposta foi aplicada em uma turma de 3ª série do ensino médio e foi avaliada através de uma pesquisa qualitativa, baseada na narrativa da professora pesquisadoraThe current work, presents a teaching learning sequence (TLS) for the teaching of Modern and Contemporary Physics (MCP), given the need to include such subjects in High School. National Curriculum Parameters for High School (BRASIL, 2002), complemented by the Common National Curriculum Base (BRAZIL, 2018), focused on studies of the probabilistic nature of Quantum Mechanics, whose problematization is carried out through low-cost experiments, simulator and problematizing questions, more specifically: Linear polarization of Light, Malus' Law, Photon polarization and the postulates of Quantum Mechanics. In this sense, TLS was based on the present stages of the Design Methodology, with the objective of generating a significant learning in the perspective of the objectives and principles of the designs established by the teacher/researcher. The educational product was applied remotely in a private school in the municipality of Barra Mansa in the State of Rio de Janeiro in a high school class, and was evaluated through a teacher/researcher narrative, which was based on all the comments, activities and feedbacks carried out by the students during the application of the TLS. The educational product, consists of a step by step manual for the teacher, containing all the steps worked on at TLS, together with all instructions for create the production of the experimental apparatus. We also present the results and analysis of the application of TLS, which we observed that there was a potentially significant learning by the students, regarding the probabilistic nature of Quantum Mechanics203 p.Balthazar, Wagner Franklinhttp://lattes.cnpq.br/4855581834199288Sasseron, Lúcia Helenahttp://lattes.cnpq.br/6233372216363346Garcia, Lígia Valente de Sáhttp://lattes.cnpq.br/1077117608574907http://lattes.cnpq.br/2927922205548687Almeida, Flaviane da Silva2022-08-01T20:29:43Z2022-08-01T20:29:43Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfALMEIDA, Flaviane da Silva. Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio. 2022. 203 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25934CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-01T20:29:46Zoai:app.uff.br:1/25934Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:05.452945Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio Sequence teaching of design methodology to teach quantum mechanics in high school |
title |
Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio |
spellingShingle |
Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio Almeida, Flaviane da Silva Ensino de física Pesquisa baseada em design Mecânica quântica e experimento de baixo custo Ensino médio Ensino-aprendizagem Teaching learning sequence (TLS) Teaching physics Scientific literacy Quantum mechanics and low cost experiment |
title_short |
Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio |
title_full |
Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio |
title_fullStr |
Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio |
title_sort |
Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio |
author |
Almeida, Flaviane da Silva |
author_facet |
Almeida, Flaviane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Balthazar, Wagner Franklin http://lattes.cnpq.br/4855581834199288 Sasseron, Lúcia Helena http://lattes.cnpq.br/6233372216363346 Garcia, Lígia Valente de Sá http://lattes.cnpq.br/1077117608574907 http://lattes.cnpq.br/2927922205548687 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Flaviane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Pesquisa baseada em design Mecânica quântica e experimento de baixo custo Ensino médio Ensino-aprendizagem Teaching learning sequence (TLS) Teaching physics Scientific literacy Quantum mechanics and low cost experiment |
topic |
Ensino de física Pesquisa baseada em design Mecânica quântica e experimento de baixo custo Ensino médio Ensino-aprendizagem Teaching learning sequence (TLS) Teaching physics Scientific literacy Quantum mechanics and low cost experiment |
description |
O presente trabalho apresenta uma pesquisa baseada em design (PBD) a fim de propor uma sequência de ensino-aprendizagem (SEA) para o ensino de alguns postulados (“Regras”) da mecânica quântica no ensino médio. A abordagem do tema vai ao encontro da necessidade de inserirmos assuntos de física moderna e contemporânea no ensino médio, como descrito nos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio (BRASIL, 2002), complementado pela base nacional curricular comum (BRASIL, 2018). O produto educacional parte de um experimento de baixo custo para discutir a Lei de Malus e, a partir daí, a problematização é realizada explorando a diferença entre a natureza determinística da mecânica clássica (feixe de luz intenso) e probabilística (quantum de energia / fóton) da mecânica quântica. Além disso, são utilizados slides, questionários e simuladores para a construção da proposta e, consequentemente, do produto educacional. A proposta foi aplicada em uma turma de 3ª série do ensino médio e foi avaliada através de uma pesquisa qualitativa, baseada na narrativa da professora pesquisadora |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01T20:29:43Z 2022-08-01T20:29:43Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Flaviane da Silva. Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio. 2022. 203 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25934 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Flaviane da Silva. Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio. 2022. 203 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823587525394432 |