Superposição linear em ensino de mecânica quântica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Greca, Ileana María
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Herscovitz, Victoria Elnecave
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206309
Resumo: Apresentamos as linhas gerais de um curso organizado para introduzir conteúdos de Mecânica Quântica a estudantes universitários de quarto semestre da área de Ciências Exatas. A proposta foi utilizada em uma disciplina de Física Geral dos cursos de Engenhar ia. Optamos por apresentar desde o início as características quânticas dos sistemas microscópicos a fim de propiciar que as mesmas se tornem “intuitivas” para os estudantes, recorrendo para isto a result ados de experimentos modernos. O princípio de superposição de estados, um tema geralmente pouco enfatizado nos níveis introdutórios, foi destacado na estruturação do curso. Os resultados indicam que embora algumas concepções errôneas persistam a respeito da Física Quântica, vários estudant es revelam haver adquirido uma boa compreensão deste princípio, em contraste com resultados obtidos com est udantes de turmas que receberam instrução com uma abordagem tradicional e mesmo com est udantes de semestres mais avançados do curso de Física, que se submeteram aos mesmos testes.
id UFRGS-2_6a27fdd2e6dbf747531a92192cbe5021
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206309
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Greca, Ileana MaríaHerscovitz, Victoria Elnecave2020-02-28T04:05:57Z20051806-5104http://hdl.handle.net/10183/206309000573470Apresentamos as linhas gerais de um curso organizado para introduzir conteúdos de Mecânica Quântica a estudantes universitários de quarto semestre da área de Ciências Exatas. A proposta foi utilizada em uma disciplina de Física Geral dos cursos de Engenhar ia. Optamos por apresentar desde o início as características quânticas dos sistemas microscópicos a fim de propiciar que as mesmas se tornem “intuitivas” para os estudantes, recorrendo para isto a result ados de experimentos modernos. O princípio de superposição de estados, um tema geralmente pouco enfatizado nos níveis introdutórios, foi destacado na estruturação do curso. Os resultados indicam que embora algumas concepções errôneas persistam a respeito da Física Quântica, vários estudant es revelam haver adquirido uma boa compreensão deste princípio, em contraste com resultados obtidos com est udantes de turmas que receberam instrução com uma abordagem tradicional e mesmo com est udantes de semestres mais avançados do curso de Física, que se submeteram aos mesmos testes.We present the main lines of an approach to introduce Quantum Mechanics at the university level, experienced with engineering students of 4th semester. We opte d, in order to turn quantum mechanics more "intuitive" for students, to present from the beginning the quantum characteristics of microscopic systems, using modern examples to help to reach this goa l. The superposition principle, a subject usually not stressed at the introductory level was pointed up i n the organization of the contents. The results indicate that while some misconceptions persist, many students seem to have acquired a good understanding about this principle. This is in contrast with results obtained with students of similar level with a "traditional" instruction and even with more advanced physics students, whom answered the same tests.application/pdfporRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 5, n. 1 (jan./abr. 2005), p. 58-73Ensino de físicaMecânica quânticaTeaching quantum mechanicsSuperposition principleMisconceptionsSuperposição linear em ensino de mecânica quânticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000573470.pdf.txt000573470.pdf.txtExtracted Texttext/plain52656http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206309/2/000573470.pdf.txtce9c31dd0f03384c168c129417f7b415MD52ORIGINAL000573470.pdfTexto completoapplication/pdf141314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206309/1/000573470.pdf01e5ee06e0b03b2d06483db3ab5cc342MD5110183/2063092020-02-29 04:21:23.527305oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206309Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-29T07:21:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Superposição linear em ensino de mecânica quântica
title Superposição linear em ensino de mecânica quântica
spellingShingle Superposição linear em ensino de mecânica quântica
Greca, Ileana María
Ensino de física
Mecânica quântica
Teaching quantum mechanics
Superposition principle
Misconceptions
title_short Superposição linear em ensino de mecânica quântica
title_full Superposição linear em ensino de mecânica quântica
title_fullStr Superposição linear em ensino de mecânica quântica
title_full_unstemmed Superposição linear em ensino de mecânica quântica
title_sort Superposição linear em ensino de mecânica quântica
author Greca, Ileana María
author_facet Greca, Ileana María
Herscovitz, Victoria Elnecave
author_role author
author2 Herscovitz, Victoria Elnecave
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Greca, Ileana María
Herscovitz, Victoria Elnecave
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Mecânica quântica
topic Ensino de física
Mecânica quântica
Teaching quantum mechanics
Superposition principle
Misconceptions
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching quantum mechanics
Superposition principle
Misconceptions
description Apresentamos as linhas gerais de um curso organizado para introduzir conteúdos de Mecânica Quântica a estudantes universitários de quarto semestre da área de Ciências Exatas. A proposta foi utilizada em uma disciplina de Física Geral dos cursos de Engenhar ia. Optamos por apresentar desde o início as características quânticas dos sistemas microscópicos a fim de propiciar que as mesmas se tornem “intuitivas” para os estudantes, recorrendo para isto a result ados de experimentos modernos. O princípio de superposição de estados, um tema geralmente pouco enfatizado nos níveis introdutórios, foi destacado na estruturação do curso. Os resultados indicam que embora algumas concepções errôneas persistam a respeito da Física Quântica, vários estudant es revelam haver adquirido uma boa compreensão deste princípio, em contraste com resultados obtidos com est udantes de turmas que receberam instrução com uma abordagem tradicional e mesmo com est udantes de semestres mais avançados do curso de Física, que se submeteram aos mesmos testes.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-28T04:05:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206309
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-5104
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000573470
identifier_str_mv 1806-5104
000573470
url http://hdl.handle.net/10183/206309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 5, n. 1 (jan./abr. 2005), p. 58-73
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206309/2/000573470.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206309/1/000573470.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ce9c31dd0f03384c168c129417f7b415
01e5ee06e0b03b2d06483db3ab5cc342
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447708842852352