Superposição linear em ensino de mecânica quântica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206309 |
Resumo: | Apresentamos as linhas gerais de um curso organizado para introduzir conteúdos de Mecânica Quântica a estudantes universitários de quarto semestre da área de Ciências Exatas. A proposta foi utilizada em uma disciplina de Física Geral dos cursos de Engenhar ia. Optamos por apresentar desde o início as características quânticas dos sistemas microscópicos a fim de propiciar que as mesmas se tornem “intuitivas” para os estudantes, recorrendo para isto a result ados de experimentos modernos. O princípio de superposição de estados, um tema geralmente pouco enfatizado nos níveis introdutórios, foi destacado na estruturação do curso. Os resultados indicam que embora algumas concepções errôneas persistam a respeito da Física Quântica, vários estudant es revelam haver adquirido uma boa compreensão deste princípio, em contraste com resultados obtidos com est udantes de turmas que receberam instrução com uma abordagem tradicional e mesmo com est udantes de semestres mais avançados do curso de Física, que se submeteram aos mesmos testes. |
id |
UFRGS-2_6a27fdd2e6dbf747531a92192cbe5021 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206309 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Greca, Ileana MaríaHerscovitz, Victoria Elnecave2020-02-28T04:05:57Z20051806-5104http://hdl.handle.net/10183/206309000573470Apresentamos as linhas gerais de um curso organizado para introduzir conteúdos de Mecânica Quântica a estudantes universitários de quarto semestre da área de Ciências Exatas. A proposta foi utilizada em uma disciplina de Física Geral dos cursos de Engenhar ia. Optamos por apresentar desde o início as características quânticas dos sistemas microscópicos a fim de propiciar que as mesmas se tornem “intuitivas” para os estudantes, recorrendo para isto a result ados de experimentos modernos. O princípio de superposição de estados, um tema geralmente pouco enfatizado nos níveis introdutórios, foi destacado na estruturação do curso. Os resultados indicam que embora algumas concepções errôneas persistam a respeito da Física Quântica, vários estudant es revelam haver adquirido uma boa compreensão deste princípio, em contraste com resultados obtidos com est udantes de turmas que receberam instrução com uma abordagem tradicional e mesmo com est udantes de semestres mais avançados do curso de Física, que se submeteram aos mesmos testes.We present the main lines of an approach to introduce Quantum Mechanics at the university level, experienced with engineering students of 4th semester. We opte d, in order to turn quantum mechanics more "intuitive" for students, to present from the beginning the quantum characteristics of microscopic systems, using modern examples to help to reach this goa l. The superposition principle, a subject usually not stressed at the introductory level was pointed up i n the organization of the contents. The results indicate that while some misconceptions persist, many students seem to have acquired a good understanding about this principle. This is in contrast with results obtained with students of similar level with a "traditional" instruction and even with more advanced physics students, whom answered the same tests.application/pdfporRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 5, n. 1 (jan./abr. 2005), p. 58-73Ensino de físicaMecânica quânticaTeaching quantum mechanicsSuperposition principleMisconceptionsSuperposição linear em ensino de mecânica quânticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000573470.pdf.txt000573470.pdf.txtExtracted Texttext/plain52656http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206309/2/000573470.pdf.txtce9c31dd0f03384c168c129417f7b415MD52ORIGINAL000573470.pdfTexto completoapplication/pdf141314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206309/1/000573470.pdf01e5ee06e0b03b2d06483db3ab5cc342MD5110183/2063092020-02-29 04:21:23.527305oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206309Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-29T07:21:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Superposição linear em ensino de mecânica quântica |
title |
Superposição linear em ensino de mecânica quântica |
spellingShingle |
Superposição linear em ensino de mecânica quântica Greca, Ileana María Ensino de física Mecânica quântica Teaching quantum mechanics Superposition principle Misconceptions |
title_short |
Superposição linear em ensino de mecânica quântica |
title_full |
Superposição linear em ensino de mecânica quântica |
title_fullStr |
Superposição linear em ensino de mecânica quântica |
title_full_unstemmed |
Superposição linear em ensino de mecânica quântica |
title_sort |
Superposição linear em ensino de mecânica quântica |
author |
Greca, Ileana María |
author_facet |
Greca, Ileana María Herscovitz, Victoria Elnecave |
author_role |
author |
author2 |
Herscovitz, Victoria Elnecave |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Greca, Ileana María Herscovitz, Victoria Elnecave |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Mecânica quântica |
topic |
Ensino de física Mecânica quântica Teaching quantum mechanics Superposition principle Misconceptions |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching quantum mechanics Superposition principle Misconceptions |
description |
Apresentamos as linhas gerais de um curso organizado para introduzir conteúdos de Mecânica Quântica a estudantes universitários de quarto semestre da área de Ciências Exatas. A proposta foi utilizada em uma disciplina de Física Geral dos cursos de Engenhar ia. Optamos por apresentar desde o início as características quânticas dos sistemas microscópicos a fim de propiciar que as mesmas se tornem “intuitivas” para os estudantes, recorrendo para isto a result ados de experimentos modernos. O princípio de superposição de estados, um tema geralmente pouco enfatizado nos níveis introdutórios, foi destacado na estruturação do curso. Os resultados indicam que embora algumas concepções errôneas persistam a respeito da Física Quântica, vários estudant es revelam haver adquirido uma boa compreensão deste princípio, em contraste com resultados obtidos com est udantes de turmas que receberam instrução com uma abordagem tradicional e mesmo com est udantes de semestres mais avançados do curso de Física, que se submeteram aos mesmos testes. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-28T04:05:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206309 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-5104 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000573470 |
identifier_str_mv |
1806-5104 000573470 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 5, n. 1 (jan./abr. 2005), p. 58-73 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206309/2/000573470.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206309/1/000573470.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ce9c31dd0f03384c168c129417f7b415 01e5ee06e0b03b2d06483db3ab5cc342 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447708842852352 |