Aplicação do modelo Shingo para avaliação do sistema de gestão da qualidade: estudo de caso em uma empresa de energia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortoli, João Vitor de Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16564
Resumo: O presente trabalho possui objetivo de estudar e avaliar o Sistema de Gestão da Qualidade de uma empresa e assim entender se tal sistema de gestão assegura que as pessoas e os processos da empresa estão alinhados e voltados para qualidade. Para isso foi realizado um estudo de caso em uma empresa de distribuição de energia, utilizando os princípios descritos no Modelo Shingo para Excelência Operacional como parâmetros de avaliação do sistema de gestão. Foi elaborado um questionário e repassado aos colaboradores dessa empresa, de onde serão extraídas informações sobre o grau de aplicação de práticas relacionadas aos princípios de excelência operacional. O resultado possibilitou avaliar que, de maneira geral, os funcionários cujas atividades estão contempladas dentro do Sistema de Gestão da Qualidade estão comprometidos com os princípios de excelência operacional e percebem no seu ambiente de trabalho a aplicação na prática desses princípios. Também identificou-se o nível de comprometimento com o sistema de gestão dentro dos diferentes perfis de colaboradores da organização
id UFF-2_e922e709bc174bc541bfc4eff3139375
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16564
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aplicação do modelo Shingo para avaliação do sistema de gestão da qualidade: estudo de caso em uma empresa de energiaSistema de gestão da qualidadeSGQModelo ShingoExcelência operacionalQualidade totalEficiência organizacionalEngenharia de produçãoQuality management systemQMSShingo modelOperational excellenceO presente trabalho possui objetivo de estudar e avaliar o Sistema de Gestão da Qualidade de uma empresa e assim entender se tal sistema de gestão assegura que as pessoas e os processos da empresa estão alinhados e voltados para qualidade. Para isso foi realizado um estudo de caso em uma empresa de distribuição de energia, utilizando os princípios descritos no Modelo Shingo para Excelência Operacional como parâmetros de avaliação do sistema de gestão. Foi elaborado um questionário e repassado aos colaboradores dessa empresa, de onde serão extraídas informações sobre o grau de aplicação de práticas relacionadas aos princípios de excelência operacional. O resultado possibilitou avaliar que, de maneira geral, os funcionários cujas atividades estão contempladas dentro do Sistema de Gestão da Qualidade estão comprometidos com os princípios de excelência operacional e percebem no seu ambiente de trabalho a aplicação na prática desses princípios. Também identificou-se o nível de comprometimento com o sistema de gestão dentro dos diferentes perfis de colaboradores da organizaçãoThis work aims to study and evaluate a company's Quality Management System and thus understand whether such a management system ensures that the company's people and processes are aligned and focused on quality. For this reason, a case study was carried out in an energy distribution company, using the principles described in the Shingo Model for Operational Excellence as parameters for assessing the management system. A questionnaire was prepared and passed on to the employees of this company, from which information about the degree of application of practices related to the principles of operational excellence will be extracted. The result made it possible to assess that, in general, employees whose activities are covered by the Quality Management System are committed to the principles of operational excellence and perceive the application of these principles in their work environment. The level of commitment to the management system was also identified within the different employee profiles of the organizationFarias Filho, José Rodrigues deMello, Luiz Carlos Brasil de BritoCosta, Helder GomesBortoli, João Vitor de Carvalho2020-12-29T14:58:13Z2020-12-29T14:58:13Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBORTOLI, João Vitor de Carvalho. Aplicação do modelo Shingo para avaliação do sistema de gestão da qualidade: estudo de caso em uma empresa de energia. 2020. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020https://app.uff.br/riuff/handle/1/16564http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-16T18:25:32Zoai:app.uff.br:1/16564Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:36.754883Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do modelo Shingo para avaliação do sistema de gestão da qualidade: estudo de caso em uma empresa de energia
title Aplicação do modelo Shingo para avaliação do sistema de gestão da qualidade: estudo de caso em uma empresa de energia
spellingShingle Aplicação do modelo Shingo para avaliação do sistema de gestão da qualidade: estudo de caso em uma empresa de energia
Bortoli, João Vitor de Carvalho
Sistema de gestão da qualidade
SGQ
Modelo Shingo
Excelência operacional
Qualidade total
Eficiência organizacional
Engenharia de produção
Quality management system
QMS
Shingo model
Operational excellence
title_short Aplicação do modelo Shingo para avaliação do sistema de gestão da qualidade: estudo de caso em uma empresa de energia
title_full Aplicação do modelo Shingo para avaliação do sistema de gestão da qualidade: estudo de caso em uma empresa de energia
title_fullStr Aplicação do modelo Shingo para avaliação do sistema de gestão da qualidade: estudo de caso em uma empresa de energia
title_full_unstemmed Aplicação do modelo Shingo para avaliação do sistema de gestão da qualidade: estudo de caso em uma empresa de energia
title_sort Aplicação do modelo Shingo para avaliação do sistema de gestão da qualidade: estudo de caso em uma empresa de energia
author Bortoli, João Vitor de Carvalho
author_facet Bortoli, João Vitor de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias Filho, José Rodrigues de
Mello, Luiz Carlos Brasil de Brito
Costa, Helder Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortoli, João Vitor de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de gestão da qualidade
SGQ
Modelo Shingo
Excelência operacional
Qualidade total
Eficiência organizacional
Engenharia de produção
Quality management system
QMS
Shingo model
Operational excellence
topic Sistema de gestão da qualidade
SGQ
Modelo Shingo
Excelência operacional
Qualidade total
Eficiência organizacional
Engenharia de produção
Quality management system
QMS
Shingo model
Operational excellence
description O presente trabalho possui objetivo de estudar e avaliar o Sistema de Gestão da Qualidade de uma empresa e assim entender se tal sistema de gestão assegura que as pessoas e os processos da empresa estão alinhados e voltados para qualidade. Para isso foi realizado um estudo de caso em uma empresa de distribuição de energia, utilizando os princípios descritos no Modelo Shingo para Excelência Operacional como parâmetros de avaliação do sistema de gestão. Foi elaborado um questionário e repassado aos colaboradores dessa empresa, de onde serão extraídas informações sobre o grau de aplicação de práticas relacionadas aos princípios de excelência operacional. O resultado possibilitou avaliar que, de maneira geral, os funcionários cujas atividades estão contempladas dentro do Sistema de Gestão da Qualidade estão comprometidos com os princípios de excelência operacional e percebem no seu ambiente de trabalho a aplicação na prática desses princípios. Também identificou-se o nível de comprometimento com o sistema de gestão dentro dos diferentes perfis de colaboradores da organização
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29T14:58:13Z
2020-12-29T14:58:13Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORTOLI, João Vitor de Carvalho. Aplicação do modelo Shingo para avaliação do sistema de gestão da qualidade: estudo de caso em uma empresa de energia. 2020. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16564
identifier_str_mv BORTOLI, João Vitor de Carvalho. Aplicação do modelo Shingo para avaliação do sistema de gestão da qualidade: estudo de caso em uma empresa de energia. 2020. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823667856801792