A condição de assalariado e o adoecimento profissional do assistente social em Campos dos Goytacazes/RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Helton da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11477
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso objetiva identificar o fenômeno do adoecimento de assistentes sociais e compreender o quanto as condições de trabalho impactam em suas vidas, recorrendo para tanto, a pesquisa qualitativa, realizada através de entrevistas semiestruturadas com cinco assistentes sociais no município de Campos dos Goytacazes/RJ, atuantes nas áreas da assistência social, sociojuridico, educação, assistência estudantil e saúde, escolhidos aleatoriamente. De forma geral, os resultados indicam que as condições de trabalho, as requisições institucionais, a redução de direitos e a precarização das políticas sociais públicas implicam, dentre outras variáveis no processo de adoecimento dos assistentes sociais.
id UFF-2_e9770eb0631ff8fe5cc174057a330921
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11477
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A condição de assalariado e o adoecimento profissional do assistente social em Campos dos Goytacazes/RJServiço SocialTrabalho ProfissionalSaúdeAdoecimento de assistentes sociaisAssistente socialSaúde mentalSocial workProfessional workHealthSickness of social workersEste trabalho de conclusão de curso objetiva identificar o fenômeno do adoecimento de assistentes sociais e compreender o quanto as condições de trabalho impactam em suas vidas, recorrendo para tanto, a pesquisa qualitativa, realizada através de entrevistas semiestruturadas com cinco assistentes sociais no município de Campos dos Goytacazes/RJ, atuantes nas áreas da assistência social, sociojuridico, educação, assistência estudantil e saúde, escolhidos aleatoriamente. De forma geral, os resultados indicam que as condições de trabalho, as requisições institucionais, a redução de direitos e a precarização das políticas sociais públicas implicam, dentre outras variáveis no processo de adoecimento dos assistentes sociais.This course conclusion paper aims to identify the phenomenon of the social workers' sickness and to understand how the conditions of their work impact their lives, using qualitative research, through semi-structured interviews with five social workers in the country of Campos dos Goytacazes / RJ, working in the areas of social assistance, sociojuridic, education, student assistance and health, chosen at random. In general, the results indicate that working conditions, institutional requisites, reduction of rights and the precariousness of public social policies imply, among other variables in the process of social workers' sickness.Moraes, Carlos Antonio de SouzaMoraes, Carlos Antonio de SouzaSouza, Rosany Barcellos deCoelho, Maria Clélia PintoSouza, Helton da Silva2019-09-25T15:48:31Z2019-09-25T15:48:31Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Helton da Silva. A condição de assalariado e o adoecimento profissional do assistente social em Campos dos Goytacazes/RJ. 2019. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social) --Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, RJ, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11477Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-01T23:37:00Zoai:app.uff.br:1/11477Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:45.949227Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A condição de assalariado e o adoecimento profissional do assistente social em Campos dos Goytacazes/RJ
title A condição de assalariado e o adoecimento profissional do assistente social em Campos dos Goytacazes/RJ
spellingShingle A condição de assalariado e o adoecimento profissional do assistente social em Campos dos Goytacazes/RJ
Souza, Helton da Silva
Serviço Social
Trabalho Profissional
Saúde
Adoecimento de assistentes sociais
Assistente social
Saúde mental
Social work
Professional work
Health
Sickness of social workers
title_short A condição de assalariado e o adoecimento profissional do assistente social em Campos dos Goytacazes/RJ
title_full A condição de assalariado e o adoecimento profissional do assistente social em Campos dos Goytacazes/RJ
title_fullStr A condição de assalariado e o adoecimento profissional do assistente social em Campos dos Goytacazes/RJ
title_full_unstemmed A condição de assalariado e o adoecimento profissional do assistente social em Campos dos Goytacazes/RJ
title_sort A condição de assalariado e o adoecimento profissional do assistente social em Campos dos Goytacazes/RJ
author Souza, Helton da Silva
author_facet Souza, Helton da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Carlos Antonio de Souza
Moraes, Carlos Antonio de Souza
Souza, Rosany Barcellos de
Coelho, Maria Clélia Pinto
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Helton da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço Social
Trabalho Profissional
Saúde
Adoecimento de assistentes sociais
Assistente social
Saúde mental
Social work
Professional work
Health
Sickness of social workers
topic Serviço Social
Trabalho Profissional
Saúde
Adoecimento de assistentes sociais
Assistente social
Saúde mental
Social work
Professional work
Health
Sickness of social workers
description Este trabalho de conclusão de curso objetiva identificar o fenômeno do adoecimento de assistentes sociais e compreender o quanto as condições de trabalho impactam em suas vidas, recorrendo para tanto, a pesquisa qualitativa, realizada através de entrevistas semiestruturadas com cinco assistentes sociais no município de Campos dos Goytacazes/RJ, atuantes nas áreas da assistência social, sociojuridico, educação, assistência estudantil e saúde, escolhidos aleatoriamente. De forma geral, os resultados indicam que as condições de trabalho, as requisições institucionais, a redução de direitos e a precarização das políticas sociais públicas implicam, dentre outras variáveis no processo de adoecimento dos assistentes sociais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25T15:48:31Z
2019-09-25T15:48:31Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Helton da Silva. A condição de assalariado e o adoecimento profissional do assistente social em Campos dos Goytacazes/RJ. 2019. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social) --Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, RJ, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11477
Aluno de Graduação
identifier_str_mv SOUZA, Helton da Silva. A condição de assalariado e o adoecimento profissional do assistente social em Campos dos Goytacazes/RJ. 2019. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social) --Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, RJ, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823562460233728