Avaliação socioambiental em uma instituição federal de ensino superior com base nas diretrizes da Agenda Ambiental na Administração Pública
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7577 |
Resumo: | Sustentabilidade é um tema de crescente relevância que tem levantado cada vez mais discussões acerca da responsabilidade, dos processos e da postura de organizações dos setores públicos e privados perante a sociedade e aos seus stakeholders. Diante desta preocupação, identificou-se como problema de pesquisa o questionamento sobre se as Instituições Federaisde Ensino Superior (IFES), utilizando com referência a Universidade Federal Fluminense, de fato praticam os conceitos de sustentabilidade. Desta forma o presente artigo busca analisar o nível de aderência de uma instituição pública de ensino superior aos objetivos e eixos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Para tanto, o estudo de caso, conduzido por pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas direcionadas, adotou como trajetória metodológica a revisão de literatura recente, de 2000 a 2018, seguida de entrevistas semiestruturadas, guiadas por um roteiro desenvolvido com base nos objetivos e eixos do A3P, e, por fim, procedeu-se a análise de resultados. Os resultados mostram que a instituição atende integralmente aos cinco objetivos propostos e parcialmente aos eixos temáticos, nos quais evidencia-se a necessidade de iniciar um processo de coleta seletiva, instituir uma comissão interna de prevenção de acidentes e elaborar escopos de contratação que possuam requisitos sustentáveis |
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Avaliação socioambiental em uma instituição federal de ensino superior com base nas diretrizes da Agenda Ambiental na Administração PúblicaSustentabilidadeInstituição Federal de Ensino SuperiorA3PSustentabilidadeInstituição de ensino superiorAvaliaçãoAdministração públicaSustentabilidade é um tema de crescente relevância que tem levantado cada vez mais discussões acerca da responsabilidade, dos processos e da postura de organizações dos setores públicos e privados perante a sociedade e aos seus stakeholders. Diante desta preocupação, identificou-se como problema de pesquisa o questionamento sobre se as Instituições Federaisde Ensino Superior (IFES), utilizando com referência a Universidade Federal Fluminense, de fato praticam os conceitos de sustentabilidade. Desta forma o presente artigo busca analisar o nível de aderência de uma instituição pública de ensino superior aos objetivos e eixos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Para tanto, o estudo de caso, conduzido por pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas direcionadas, adotou como trajetória metodológica a revisão de literatura recente, de 2000 a 2018, seguida de entrevistas semiestruturadas, guiadas por um roteiro desenvolvido com base nos objetivos e eixos do A3P, e, por fim, procedeu-se a análise de resultados. Os resultados mostram que a instituição atende integralmente aos cinco objetivos propostos e parcialmente aos eixos temáticos, nos quais evidencia-se a necessidade de iniciar um processo de coleta seletiva, instituir uma comissão interna de prevenção de acidentes e elaborar escopos de contratação que possuam requisitos sustentáveisThielmann, RicardoFerreira, AndréLeal Junior, Ilton CurtyConceição, Bruno de BarrosFirmino, Marina da Cruz2018-09-19T23:04:20Z2018-09-19T23:04:20Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7577http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-08T21:29:33Zoai:app.uff.br:1/7577Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-08T21:29:33Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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