Panorama da indústria de efeitos visuais digitais: globalização dos meios e produção, revoluções tecnológicas e subsídios governamentais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5416 |
Resumo: | O presente estudo monográfico busca analisar a indústria de VFX (efeitos visuais digitais) da revolução digital iniciada no final da década de 80 até a crise de 2013. Analisar o processo histórico que ocasionou o êxodo dos grandes estúdios de VFX norte americanos nos anos 2000, os quais se espalharam ao redor do mundo, levando em consideração o mapeamento dos suntuosos incentivos fiscais estatais concedidos por potências econômicas,a fim de atrair a produção e a pós-produção de grandes “blockbusters” para seus territórios. Perceber o papel dos efeitos visuais digitais em uma produção hollywoodiana no quesito financeiro, artístico e produtivo, assim como o processo de digitalização pelo qual passou a indústria na década de 1990 e as suas consequências, tais quais a globalização do fluxo de trabalho e a ascensão da Oceania e Europa como players significativos no mercado mundial. Com base na repercussão criada pela mídia hollywoodiana relevante e a movimentação nas mídias sociais fomentada por blogueiros e figuras expressivas que defendem a causa, o estudo retrata o panorama atual da indústria de VFX e como esse modelo de negócios se aloca no processo produtivo cinematográfico “tentpole” , ressaltando o poder do VFX na contenção de custos, viabilização de uma produção suntuosa e aumento da bilheteria. Também queremos frisar o pioneirismo da Industrial Light & Magic, atualmente o maior player do mercado, e sua importância no surgimento dessa indústria até a consolidação dos três grandes estúdios de efeitos visuais da década de 90: ILM, Digital Domain e Rhythm & Hues e discutir produções relevantes que foram disruptivas no aprimoramento artístico e tecnológico do setor |
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Panorama da indústria de efeitos visuais digitais: globalização dos meios e produção, revoluções tecnológicas e subsídios governamentaisVFXIncentivos fiscaisComputação gráficaPós-produção digitalMercado de efeitos visuais digitaisIndústria cinematográficaComputação gráficaIncentivo fiscalO presente estudo monográfico busca analisar a indústria de VFX (efeitos visuais digitais) da revolução digital iniciada no final da década de 80 até a crise de 2013. Analisar o processo histórico que ocasionou o êxodo dos grandes estúdios de VFX norte americanos nos anos 2000, os quais se espalharam ao redor do mundo, levando em consideração o mapeamento dos suntuosos incentivos fiscais estatais concedidos por potências econômicas,a fim de atrair a produção e a pós-produção de grandes “blockbusters” para seus territórios. Perceber o papel dos efeitos visuais digitais em uma produção hollywoodiana no quesito financeiro, artístico e produtivo, assim como o processo de digitalização pelo qual passou a indústria na década de 1990 e as suas consequências, tais quais a globalização do fluxo de trabalho e a ascensão da Oceania e Europa como players significativos no mercado mundial. Com base na repercussão criada pela mídia hollywoodiana relevante e a movimentação nas mídias sociais fomentada por blogueiros e figuras expressivas que defendem a causa, o estudo retrata o panorama atual da indústria de VFX e como esse modelo de negócios se aloca no processo produtivo cinematográfico “tentpole” , ressaltando o poder do VFX na contenção de custos, viabilização de uma produção suntuosa e aumento da bilheteria. Também queremos frisar o pioneirismo da Industrial Light & Magic, atualmente o maior player do mercado, e sua importância no surgimento dessa indústria até a consolidação dos três grandes estúdios de efeitos visuais da década de 90: ILM, Digital Domain e Rhythm & Hues e discutir produções relevantes que foram disruptivas no aprimoramento artístico e tecnológico do setorUniversidade Federal FluminenseNiteróiSilva, Antonio Carlos AmancioBarroso, Elianne IvoGonzales Clua, Esteban WalterSantos, Pedro Henrique da Silva2018-01-03T14:04:38Z2018-01-03T14:04:38Z2018-01-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5416Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-23T20:37:33Zoai:app.uff.br:1/5416Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-23T20:37:33Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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