Modelo de avaliação de um programa vivencial em gestão de projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, João Amaro da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6417
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a contribuição de um programa vivencial em gestão de projetos (PVGP) apoiado pela abordagem vivencial e dinamizado por um simulador funcional para a gestão de projetos. O estudo transcorreu em duas turmas de graduação em administração numa IFES no Estado do Rio de Janeiro, e o ambiente laboratorial que simulava o projeto de desenvolvimento de dois modelos de automóveis era composto por níveis tecnológicos diferenciados. No delineamento da pesquisa adotou-se o método misto combinando uma pesquisa exploratória descritiva num único estudo. Na análise quantitativa realizou-se a comparação nos níveis de evolução dos participantes nas notas dos testes aplicados em cada fase do programa. A pesquisa qualitativa utilizou-se de múltiplos procedimentos para a coleta de dados, como a entrevista em profundidade, e a realização de um grupo focal com alguns integrantes das equipes. A abordagem multimétodo objetivou triangular o procedimento de coleta de dados para reforçar a pesquisa. Os dados obtidos na pesquisa foram avaliados de acordo com o modelo lógico de avaliação de ambientes apoiados pelos jogos de empresa proposto por Kriz e Hense (2006). Os resultados obtidos indicam que o PVGP alinha-se aos critérios de qualidade sugeridos pelo modelo lógico adotado em destaque para o avanço no aprendizado em gestão de projeto, assim como nas contribuições reveladas pelos participantes do programa.
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