Receita do DPVAT e o custo dos acidentes de trânsito no Brasil: uma análise para o período de 2006 a 2017
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12453 |
Resumo: | O presente estudo analisou os efeitos econômicos dos acidentes de trânsito no Brasil, em especial se os recursos arrecadados pelo seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores e Vias Terrestres (DPVAT) transferidos ao SUS foi suficiente para cobrir as despesas com as vítimas de acidentes de trânsito no Brasil entre 2006 a 2017. Os acidentes de trânsito constituem uma das maiores causas de óbitos no país e no mundo, por isso a necessidade de investimento em programas de prevenção relacionado a esse assunto. Além disso, pode-se levar em conta as despesas do Sistema Único de Saúde (SUS) com as vítimas acidentadas. Os resultados indicaram que a receita do SUS proveniente do DPVAT é capaz de cobrir os custos com tratamento das vítimas de trânsito, contudo, esse valor é transferido para o SUS via bloco de Média e Alta Complexidade (MAC), com recursos que não se limitam apenas ao tratamento de vítimas de acidentes de trânsito. Assim, o valor transferido ao SUS via bloco MAC não necessariamente é aplicado apenas no tratamento com acidentados. Ademais, não foi possível analisar os demais custos de tratamento, como resgate das vítimas, custos de retorno e acompanhamento do tratamento, etc |
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Receita do DPVAT e o custo dos acidentes de trânsito no Brasil: uma análise para o período de 2006 a 2017Acidentes de trânsito no BrasilDPVATSUSEfeito econômicoEconomiaAcidente de trânsitoSistema Único de Saúde (Brasil)Seguro obrigatórioTraffic accidentsDPVATSUSEconomic effectO presente estudo analisou os efeitos econômicos dos acidentes de trânsito no Brasil, em especial se os recursos arrecadados pelo seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores e Vias Terrestres (DPVAT) transferidos ao SUS foi suficiente para cobrir as despesas com as vítimas de acidentes de trânsito no Brasil entre 2006 a 2017. Os acidentes de trânsito constituem uma das maiores causas de óbitos no país e no mundo, por isso a necessidade de investimento em programas de prevenção relacionado a esse assunto. Além disso, pode-se levar em conta as despesas do Sistema Único de Saúde (SUS) com as vítimas acidentadas. Os resultados indicaram que a receita do SUS proveniente do DPVAT é capaz de cobrir os custos com tratamento das vítimas de trânsito, contudo, esse valor é transferido para o SUS via bloco de Média e Alta Complexidade (MAC), com recursos que não se limitam apenas ao tratamento de vítimas de acidentes de trânsito. Assim, o valor transferido ao SUS via bloco MAC não necessariamente é aplicado apenas no tratamento com acidentados. Ademais, não foi possível analisar os demais custos de tratamento, como resgate das vítimas, custos de retorno e acompanhamento do tratamento, etcThe present study analyzed the economic effects of traffic accidents in Brazil, in particular if the funds collected by the Personal Injury and Motorway Damage (DPVAT) Personal Injury Insurance transferred to SUS was sufficient to cover the expenses with the victims of traffic accidents. Traffic in Brazil from 2006 to 2017. Traffic accidents are one of the major causes of death in the country and in the world, so the need for investment in prevention programs related to this subject. In addition, the expenses of the Unified Health System (SUS) with injured victims can be taken into account. The results indicated that the SUS revenue from DPVAT can cover the costs of treating traffic victims, however, this amount is transferred to the SUS via the Medium and High Complexity (MAC) block, with resources that are not limited. treatment of victims of traffic accidents only. Thus, the value transferred to the SUS via the MAC block is not necessarily applied only to the treatment with accidents. Furthermore, it was not possible to analyze the other treatment costs, such as rescue of victims, return costs and treatment follow-up, etcUniversidade Federal FluminenseCampos dos GoytacazesCampos, Samuel Alex CoelhoProfeta, Graciela AparecidaRamos, Rodrigo ResendeHermes, Monique Montezuma2019-12-09T13:57:13Z2019-12-09T13:57:13Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfHERMES, Monique Montezuma. Receita do DPVAT e o custo dos acidentes de trânsito no Brasil: uma análise para o período de 2006 a 2007. 2019. 70 f. Trabalho de finalização de curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12453Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T00:24:53Zoai:app.uff.br:1/12453Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:40.096832Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O presente estudo analisou os efeitos econômicos dos acidentes de trânsito no Brasil, em especial se os recursos arrecadados pelo seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores e Vias Terrestres (DPVAT) transferidos ao SUS foi suficiente para cobrir as despesas com as vítimas de acidentes de trânsito no Brasil entre 2006 a 2017. Os acidentes de trânsito constituem uma das maiores causas de óbitos no país e no mundo, por isso a necessidade de investimento em programas de prevenção relacionado a esse assunto. Além disso, pode-se levar em conta as despesas do Sistema Único de Saúde (SUS) com as vítimas acidentadas. Os resultados indicaram que a receita do SUS proveniente do DPVAT é capaz de cobrir os custos com tratamento das vítimas de trânsito, contudo, esse valor é transferido para o SUS via bloco de Média e Alta Complexidade (MAC), com recursos que não se limitam apenas ao tratamento de vítimas de acidentes de trânsito. Assim, o valor transferido ao SUS via bloco MAC não necessariamente é aplicado apenas no tratamento com acidentados. Ademais, não foi possível analisar os demais custos de tratamento, como resgate das vítimas, custos de retorno e acompanhamento do tratamento, etc |
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