Educação em tempos de luta: história dos movimentos de educação e cultura popular (1958-1964)
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27623 |
Resumo: | Este trabalho visa analisar alguns dos principais movimentos de educação e cultura popular no Brasil entre 1958 e 1964. O Movimento de Educação de Base (MEB), o Movimento de Cultura Popular (MCP), a Campanha de Pé no Chão, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e os Centros Populares de Cultura (CPCs) atuaram no sentido de democratizar a cultura e a educação. Diante de um contexto marcado por uma grande desigualdade social, pelo analfabetismo de parcela significativa da população, e pela conseqüente exclusão do processo político desta mesma parcela. Surgiram os movimentos e as experiências de alfabetização de adultos, criadas a partir de iniciativas de grupos políticos de esquerda, no interior de uma luta entre correntes políticas opostas, separadas pela defesa ou não das Reformas de Base. Dessa forma, refletiram as idéias, os debates e as propostas colocadas em jogo naquele momento. A alfabetização de adultos acompanhada por um processo de conscientização tornou-se um dos principais instrumentos de mobilização política das classes populares. O temor dos setores conservadores, das conseqüências políticas e eleitorais da ação daqueles movimentos, foi crucial para a repressão, intervenção e destruição que sofreram depois do golpe civil/militar de 1964. |
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Educação em tempos de luta: história dos movimentos de educação e cultura popular (1958-1964)Educação PopularEsquerdasGolpe de 1964Movimento de educação de base - aspecto históricoCultura popularPolítica educacionalHistória da EducaçãoEducação básicaCultura políticaBrasilPopular educationLeftBlow of 1964Este trabalho visa analisar alguns dos principais movimentos de educação e cultura popular no Brasil entre 1958 e 1964. O Movimento de Educação de Base (MEB), o Movimento de Cultura Popular (MCP), a Campanha de Pé no Chão, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e os Centros Populares de Cultura (CPCs) atuaram no sentido de democratizar a cultura e a educação. Diante de um contexto marcado por uma grande desigualdade social, pelo analfabetismo de parcela significativa da população, e pela conseqüente exclusão do processo político desta mesma parcela. Surgiram os movimentos e as experiências de alfabetização de adultos, criadas a partir de iniciativas de grupos políticos de esquerda, no interior de uma luta entre correntes políticas opostas, separadas pela defesa ou não das Reformas de Base. Dessa forma, refletiram as idéias, os debates e as propostas colocadas em jogo naquele momento. A alfabetização de adultos acompanhada por um processo de conscientização tornou-se um dos principais instrumentos de mobilização política das classes populares. O temor dos setores conservadores, das conseqüências políticas e eleitorais da ação daqueles movimentos, foi crucial para a repressão, intervenção e destruição que sofreram depois do golpe civil/militar de 1964.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de JaneiroThis work aims at analyzing some of the main movements of education and popular culture in Brazil between 1958 and 1964. The Movement of Base Education (MBE), the Movement of Popular Culture (MPC), the “Pé no Chão” Campaign, the National Union of the Students (UNS) and the Popular Centers of Culture (PCCs) had acted in the direction to democratize the culture and the education. From this context, highlighted by a great social inequality, for the illiteracy of the population, and for the consequent exclusion of the political process from these people. The movements and the experiences of the adults learning process had appeared created from left politicians’ initiative, among an argument between opposing sides, separated by the defense or not of the base reforms. Therefore, they had reflected on the ideas, the debates and the proposals placed that moment. The adults learning process followed by a consciousness process became one of the main possibilities of political mobilization of the popular classes. The fear from conservative sections, from the electoral and political consequences and from the action of those movements was crucial for the repression, intervention and destruction which had suffered after 1964 the civil/military blow of.229 p.Ferreira, JorgeFávero, OsmarXavier, LibâniaFreire, AméricoNeves, Lucília de AlmeidaTeixeira, Wagner da Silva2023-01-19T14:31:08Z2023-01-19T14:31:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Wagner da Silva. Educação em tempos de luta: história dos movimentos de educação e cultura popular (1958-1964). 2008. 229f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27623CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-19T14:31:12Zoai:app.uff.br:1/27623Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:02.399609Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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