Leitura literária na educação infantil: desenvolvimento e fruição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Isabel Inacio Leite Nicolau
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30329
Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender o lugar da literatura na infância e a importância de se estabelecer uma rotina de leitura de fruição durante os primeiros anos de vida (0 a 6 anos), tanto nas escolas, quanto no âmbito familiar. Reconhecendo a primeira infância como a fase mais importante do desenvolvimento humano, defende-se a necessidade de oportunizar que as crianças construam, desde cedo e de forma prazerosa, o hábito de ler, o que as acompanhará por toda a vida, ajudando-as a se tornarem sujeitos com maior senso crítico e capacidade de compreender e resolver situações do cotidiano. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e como instrumento de coleta de dados, o envio de questionário on-line para professores de creches e pré- escolas. Como resultado, foi possível refletir sobre a dupla função que a presença da literatura na infância pode exercer: contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social da criança, ao mesmo tempo em que as auxilia na construção de caminhos à descoberta e produção de sentidos, ampliando sua compreensão de mundo.
id UFF-2_ea9415a8635c7ffa079e5a502cfa1726
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30329
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Leitura literária na educação infantil: desenvolvimento e fruiçãocriançaseducação infantilleituraliteraturaChildhood educationReadingChildrenLiteratureEsta pesquisa objetivou compreender o lugar da literatura na infância e a importância de se estabelecer uma rotina de leitura de fruição durante os primeiros anos de vida (0 a 6 anos), tanto nas escolas, quanto no âmbito familiar. Reconhecendo a primeira infância como a fase mais importante do desenvolvimento humano, defende-se a necessidade de oportunizar que as crianças construam, desde cedo e de forma prazerosa, o hábito de ler, o que as acompanhará por toda a vida, ajudando-as a se tornarem sujeitos com maior senso crítico e capacidade de compreender e resolver situações do cotidiano. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e como instrumento de coleta de dados, o envio de questionário on-line para professores de creches e pré- escolas. Como resultado, foi possível refletir sobre a dupla função que a presença da literatura na infância pode exercer: contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social da criança, ao mesmo tempo em que as auxilia na construção de caminhos à descoberta e produção de sentidos, ampliando sua compreensão de mundo.This research aimed to understand the role of literature in childhood and the importance of establishing a routine of reading for enjoyment during the early years of life (0 to 6 years), both in schools and within the family context. Recognizing early childhood as the most crucial phase of human development, it advocates the need to provide children with early and enjoyable opportunities to cultivate the habit of reading, which will accompany them throughout their lives, helping them become individuals with a greater sense of critical thinking and the ability to understand and solve everyday situations. The methodological procedures involved bibliographic research, and the data collection instrument consisted of an online questionnaire sent to teachers in daycare centers and preschools. As a result, it was possible to reflect on the dual function that the presence of literature in childhood can serve: contributing to the cognitive and social development of children while aiding them in the exploration and creation of meaning, thus expanding their understanding of the world.29 p.Bergo, Renata SilvaBrandão, Isabel Inacio Leite Nicolau2023-09-13T21:56:06Z2023-09-13T21:56:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBRANDÃO, Isabel Inacio Leite Nicolau. Leitura literária na educação infantil: desenvolvimento e fruição. 2023. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30329CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-13T21:56:10Zoai:app.uff.br:1/30329Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-13T21:56:10Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura literária na educação infantil: desenvolvimento e fruição
title Leitura literária na educação infantil: desenvolvimento e fruição
spellingShingle Leitura literária na educação infantil: desenvolvimento e fruição
Brandão, Isabel Inacio Leite Nicolau
crianças
educação infantil
leitura
literatura
Childhood education
Reading
Children
Literature
title_short Leitura literária na educação infantil: desenvolvimento e fruição
title_full Leitura literária na educação infantil: desenvolvimento e fruição
title_fullStr Leitura literária na educação infantil: desenvolvimento e fruição
title_full_unstemmed Leitura literária na educação infantil: desenvolvimento e fruição
title_sort Leitura literária na educação infantil: desenvolvimento e fruição
author Brandão, Isabel Inacio Leite Nicolau
author_facet Brandão, Isabel Inacio Leite Nicolau
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bergo, Renata Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Isabel Inacio Leite Nicolau
dc.subject.por.fl_str_mv crianças
educação infantil
leitura
literatura
Childhood education
Reading
Children
Literature
topic crianças
educação infantil
leitura
literatura
Childhood education
Reading
Children
Literature
description Esta pesquisa objetivou compreender o lugar da literatura na infância e a importância de se estabelecer uma rotina de leitura de fruição durante os primeiros anos de vida (0 a 6 anos), tanto nas escolas, quanto no âmbito familiar. Reconhecendo a primeira infância como a fase mais importante do desenvolvimento humano, defende-se a necessidade de oportunizar que as crianças construam, desde cedo e de forma prazerosa, o hábito de ler, o que as acompanhará por toda a vida, ajudando-as a se tornarem sujeitos com maior senso crítico e capacidade de compreender e resolver situações do cotidiano. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e como instrumento de coleta de dados, o envio de questionário on-line para professores de creches e pré- escolas. Como resultado, foi possível refletir sobre a dupla função que a presença da literatura na infância pode exercer: contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social da criança, ao mesmo tempo em que as auxilia na construção de caminhos à descoberta e produção de sentidos, ampliando sua compreensão de mundo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-13T21:56:06Z
2023-09-13T21:56:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRANDÃO, Isabel Inacio Leite Nicolau. Leitura literária na educação infantil: desenvolvimento e fruição. 2023. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30329
identifier_str_mv BRANDÃO, Isabel Inacio Leite Nicolau. Leitura literária na educação infantil: desenvolvimento e fruição. 2023. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135364573331456