Escolarização de jovens de 15 a 17 anos em situação de privação de liberdade: reflexões sobre o sistema sócioeducativo do Estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Iris Menezes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15719
Resumo: O presente trabalho, de natureza quantitativa, reflete sobre a escolarização de jovens que cumprem medida socioeducativa de internação no estado do Rio de Janeiro, principalmente na faixa etária entre 15 a 17 anos, que ao longo da história tem se mostrado mais vulnerável e longe dos bancos escolares. Para a realização deste trabalho foi necessário o dialogo com autores como Dayrell, Carrano e Bourdieu sobre juventude. Sobre o ordenamento legal vigente, a perspectiva do direito à educação garantida pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assim como privação de liberdade, foi possível o diálogo com Antônio Carlos Gomes da Costa, Marc De Mayer e Francisco Scarfó. Para a análise do atual quadro da política para juventude no Brasil, bem como questões sobre vulnerabilidade e exposição à violência de jovens na sociedade contemporânea, dialogamos com Abramoway e Waiselfisz. Levando em consideração as diversas questões que envolvem hoje a escolarização de jovens na faixa etária de 15 a 17 anos, principalmente os que estão em cumprimento de medida socioeducativa de internação, através da análise dos questionários aplicados no sistema socioeducativo do Rio de Janeiro, a dissertação tem como objetivo compreender o processo educacional dos jovens que cumprem medida socioeducativa de internação e suas perspectivas em relação à mesma
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