A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marcelo André de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15793
Resumo: Tomando como questão central o território esta dissertação tem como objetivo, através da análise das características dos alunos matriculados na Educação de Jovens e adultos (EJA) no ensino médio da rede estadual na Zona Norte do município do Rio de Janeiro, contribuir para as discussões no campo da diversidade, desigualdade social e educação. Em síntese, o trabalho tem como hipótese o pressuposto que os discentes desta modalidade apresentam regularidades que podem variar de acordo com o território. Em diálogo com autores como Julião (2016), Carrano (2015), Peregrino (2014), Haddad (2000), Di Pierro (2000), Saquet (2013), Santos (2007), Haesbaert (2004) e Souza (1995), esta dissertação apresenta a análise de 27 variáveis contidas no banco de dados produzido para a pesquisa “Escola, Trabalho e território: elementos para a compreensão dos modos de transição para a vida adulta de jovens em ‘defasagem escolar’ no Rio de Janeiro” focando especialmente na busca de tendências e diferenças espaciais presentes no território em estudo. Em resumo, a pesquisa ressalta que as diferenças espaciais revelam diversidades, que por estarem associadas a indicadores como sexo, cor, idade e renda, evidenciam desigualdades sócio-espaciais intra-urbana no território municipal que em última instância ecoam dentro das escolas
id UFF-2_ebd90c8d6060d269eafc6916980addcd
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15793
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorialEducação de jovens e adultosEnsino médioTerritórioDiversidadesEducação de adultosEnsino médioDiversidade culturalTerritórioYouth and adult educationSecondary educationTerritoryDiversitiesTomando como questão central o território esta dissertação tem como objetivo, através da análise das características dos alunos matriculados na Educação de Jovens e adultos (EJA) no ensino médio da rede estadual na Zona Norte do município do Rio de Janeiro, contribuir para as discussões no campo da diversidade, desigualdade social e educação. Em síntese, o trabalho tem como hipótese o pressuposto que os discentes desta modalidade apresentam regularidades que podem variar de acordo com o território. Em diálogo com autores como Julião (2016), Carrano (2015), Peregrino (2014), Haddad (2000), Di Pierro (2000), Saquet (2013), Santos (2007), Haesbaert (2004) e Souza (1995), esta dissertação apresenta a análise de 27 variáveis contidas no banco de dados produzido para a pesquisa “Escola, Trabalho e território: elementos para a compreensão dos modos de transição para a vida adulta de jovens em ‘defasagem escolar’ no Rio de Janeiro” focando especialmente na busca de tendências e diferenças espaciais presentes no território em estudo. Em resumo, a pesquisa ressalta que as diferenças espaciais revelam diversidades, que por estarem associadas a indicadores como sexo, cor, idade e renda, evidenciam desigualdades sócio-espaciais intra-urbana no território municipal que em última instância ecoam dentro das escolasTaking as a central question the territory this dissertation aims, through the analysis of the characteristics of students enrolled in Youth and Adult Education (EJA) in the high school of the state network in the Northern Zone of the municipality of Rio de Janeiro, contribute to the discussions in the field of diversity, social inequality and education. In synthesis, the work has as hypothesis the presupposition that the students of this modality present regularities that can vary according to the territory. In a dialogue with authors like Julião (2016), Carrano (2015), Peregrino (2014), Haddad (2000), Di Pierro (2000), Saquet (2013), Santos (2007), Haesbaert (2004) and Souza (1995), this dissertation presents the analysis of 27 variables contained in the database produced for the research "School, Work and territory: elements for understanding the modes of transition to adult life of young people in 'school lag' in Rio de Janeiro" focusing especially in the search for spatial tendencies and differences present in the territory under study. In summary, the research emphasizes that spatial differences reveal diversities, which, because they are associated with indicators such as sex, color, age and income, show intra-urban socio-spatial inequalities in the municipal territory that ultimately echo within schools120 f.Julião, Elionaldo FernandesFerreira, Mônica Dias PeregrinoBezerra, Amélia Cristina AlvesSantos, Ênio José Serra dosOliveira, Marcos Marques dehttp://lattes.cnpq.br/8250121410855246http://lattes.cnpq.br/8517681757007026http://lattes.cnpq.br/8517681757007026http://lattes.cnpq.br/0220219029048296http://lattes.cnpq.br/0009821613766005http://lattes.cnpq.br/2886910172331641http://lattes.cnpq.br/3952286468152214Souza, Marcelo André de2020-11-04T16:31:01Z2020-11-04T16:31:01Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Marcelo André de. A Educação de Jovens e Adultos no ensino médio na zona norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15793http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T18:16:11Zoai:app.uff.br:1/15793Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-18T18:16:11Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial
title A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial
spellingShingle A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial
Souza, Marcelo André de
Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Território
Diversidades
Educação de adultos
Ensino médio
Diversidade cultural
Território
Youth and adult education
Secondary education
Territory
Diversities
title_short A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial
title_full A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial
title_fullStr A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial
title_full_unstemmed A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial
title_sort A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial
author Souza, Marcelo André de
author_facet Souza, Marcelo André de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Julião, Elionaldo Fernandes
Ferreira, Mônica Dias Peregrino
Bezerra, Amélia Cristina Alves
Santos, Ênio José Serra dos
Oliveira, Marcos Marques de
http://lattes.cnpq.br/8250121410855246
http://lattes.cnpq.br/8517681757007026
http://lattes.cnpq.br/8517681757007026
http://lattes.cnpq.br/0220219029048296
http://lattes.cnpq.br/0009821613766005
http://lattes.cnpq.br/2886910172331641
http://lattes.cnpq.br/3952286468152214
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marcelo André de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Território
Diversidades
Educação de adultos
Ensino médio
Diversidade cultural
Território
Youth and adult education
Secondary education
Territory
Diversities
topic Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Território
Diversidades
Educação de adultos
Ensino médio
Diversidade cultural
Território
Youth and adult education
Secondary education
Territory
Diversities
description Tomando como questão central o território esta dissertação tem como objetivo, através da análise das características dos alunos matriculados na Educação de Jovens e adultos (EJA) no ensino médio da rede estadual na Zona Norte do município do Rio de Janeiro, contribuir para as discussões no campo da diversidade, desigualdade social e educação. Em síntese, o trabalho tem como hipótese o pressuposto que os discentes desta modalidade apresentam regularidades que podem variar de acordo com o território. Em diálogo com autores como Julião (2016), Carrano (2015), Peregrino (2014), Haddad (2000), Di Pierro (2000), Saquet (2013), Santos (2007), Haesbaert (2004) e Souza (1995), esta dissertação apresenta a análise de 27 variáveis contidas no banco de dados produzido para a pesquisa “Escola, Trabalho e território: elementos para a compreensão dos modos de transição para a vida adulta de jovens em ‘defasagem escolar’ no Rio de Janeiro” focando especialmente na busca de tendências e diferenças espaciais presentes no território em estudo. Em resumo, a pesquisa ressalta que as diferenças espaciais revelam diversidades, que por estarem associadas a indicadores como sexo, cor, idade e renda, evidenciam desigualdades sócio-espaciais intra-urbana no território municipal que em última instância ecoam dentro das escolas
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-11-04T16:31:01Z
2020-11-04T16:31:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Marcelo André de. A Educação de Jovens e Adultos no ensino médio na zona norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15793
identifier_str_mv SOUZA, Marcelo André de. A Educação de Jovens e Adultos no ensino médio na zona norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135242382770176