A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15793 |
Resumo: | Tomando como questão central o território esta dissertação tem como objetivo, através da análise das características dos alunos matriculados na Educação de Jovens e adultos (EJA) no ensino médio da rede estadual na Zona Norte do município do Rio de Janeiro, contribuir para as discussões no campo da diversidade, desigualdade social e educação. Em síntese, o trabalho tem como hipótese o pressuposto que os discentes desta modalidade apresentam regularidades que podem variar de acordo com o território. Em diálogo com autores como Julião (2016), Carrano (2015), Peregrino (2014), Haddad (2000), Di Pierro (2000), Saquet (2013), Santos (2007), Haesbaert (2004) e Souza (1995), esta dissertação apresenta a análise de 27 variáveis contidas no banco de dados produzido para a pesquisa “Escola, Trabalho e território: elementos para a compreensão dos modos de transição para a vida adulta de jovens em ‘defasagem escolar’ no Rio de Janeiro” focando especialmente na busca de tendências e diferenças espaciais presentes no território em estudo. Em resumo, a pesquisa ressalta que as diferenças espaciais revelam diversidades, que por estarem associadas a indicadores como sexo, cor, idade e renda, evidenciam desigualdades sócio-espaciais intra-urbana no território municipal que em última instância ecoam dentro das escolas |
id |
UFF-2_ebd90c8d6060d269eafc6916980addcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15793 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorialEducação de jovens e adultosEnsino médioTerritórioDiversidadesEducação de adultosEnsino médioDiversidade culturalTerritórioYouth and adult educationSecondary educationTerritoryDiversitiesTomando como questão central o território esta dissertação tem como objetivo, através da análise das características dos alunos matriculados na Educação de Jovens e adultos (EJA) no ensino médio da rede estadual na Zona Norte do município do Rio de Janeiro, contribuir para as discussões no campo da diversidade, desigualdade social e educação. Em síntese, o trabalho tem como hipótese o pressuposto que os discentes desta modalidade apresentam regularidades que podem variar de acordo com o território. Em diálogo com autores como Julião (2016), Carrano (2015), Peregrino (2014), Haddad (2000), Di Pierro (2000), Saquet (2013), Santos (2007), Haesbaert (2004) e Souza (1995), esta dissertação apresenta a análise de 27 variáveis contidas no banco de dados produzido para a pesquisa “Escola, Trabalho e território: elementos para a compreensão dos modos de transição para a vida adulta de jovens em ‘defasagem escolar’ no Rio de Janeiro” focando especialmente na busca de tendências e diferenças espaciais presentes no território em estudo. Em resumo, a pesquisa ressalta que as diferenças espaciais revelam diversidades, que por estarem associadas a indicadores como sexo, cor, idade e renda, evidenciam desigualdades sócio-espaciais intra-urbana no território municipal que em última instância ecoam dentro das escolasTaking as a central question the territory this dissertation aims, through the analysis of the characteristics of students enrolled in Youth and Adult Education (EJA) in the high school of the state network in the Northern Zone of the municipality of Rio de Janeiro, contribute to the discussions in the field of diversity, social inequality and education. In synthesis, the work has as hypothesis the presupposition that the students of this modality present regularities that can vary according to the territory. In a dialogue with authors like Julião (2016), Carrano (2015), Peregrino (2014), Haddad (2000), Di Pierro (2000), Saquet (2013), Santos (2007), Haesbaert (2004) and Souza (1995), this dissertation presents the analysis of 27 variables contained in the database produced for the research "School, Work and territory: elements for understanding the modes of transition to adult life of young people in 'school lag' in Rio de Janeiro" focusing especially in the search for spatial tendencies and differences present in the territory under study. In summary, the research emphasizes that spatial differences reveal diversities, which, because they are associated with indicators such as sex, color, age and income, show intra-urban socio-spatial inequalities in the municipal territory that ultimately echo within schools120 f.Julião, Elionaldo FernandesFerreira, Mônica Dias PeregrinoBezerra, Amélia Cristina AlvesSantos, Ênio José Serra dosOliveira, Marcos Marques dehttp://lattes.cnpq.br/8250121410855246http://lattes.cnpq.br/8517681757007026http://lattes.cnpq.br/8517681757007026http://lattes.cnpq.br/0220219029048296http://lattes.cnpq.br/0009821613766005http://lattes.cnpq.br/2886910172331641http://lattes.cnpq.br/3952286468152214Souza, Marcelo André de2020-11-04T16:31:01Z2020-11-04T16:31:01Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Marcelo André de. A Educação de Jovens e Adultos no ensino médio na zona norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15793http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T18:16:11Zoai:app.uff.br:1/15793Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-18T18:16:11Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial |
title |
A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial |
spellingShingle |
A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial Souza, Marcelo André de Educação de jovens e adultos Ensino médio Território Diversidades Educação de adultos Ensino médio Diversidade cultural Território Youth and adult education Secondary education Territory Diversities |
title_short |
A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial |
title_full |
A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial |
title_fullStr |
A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial |
title_full_unstemmed |
A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial |
title_sort |
A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial |
author |
Souza, Marcelo André de |
author_facet |
Souza, Marcelo André de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Julião, Elionaldo Fernandes Ferreira, Mônica Dias Peregrino Bezerra, Amélia Cristina Alves Santos, Ênio José Serra dos Oliveira, Marcos Marques de http://lattes.cnpq.br/8250121410855246 http://lattes.cnpq.br/8517681757007026 http://lattes.cnpq.br/8517681757007026 http://lattes.cnpq.br/0220219029048296 http://lattes.cnpq.br/0009821613766005 http://lattes.cnpq.br/2886910172331641 http://lattes.cnpq.br/3952286468152214 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Marcelo André de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Ensino médio Território Diversidades Educação de adultos Ensino médio Diversidade cultural Território Youth and adult education Secondary education Territory Diversities |
topic |
Educação de jovens e adultos Ensino médio Território Diversidades Educação de adultos Ensino médio Diversidade cultural Território Youth and adult education Secondary education Territory Diversities |
description |
Tomando como questão central o território esta dissertação tem como objetivo, através da análise das características dos alunos matriculados na Educação de Jovens e adultos (EJA) no ensino médio da rede estadual na Zona Norte do município do Rio de Janeiro, contribuir para as discussões no campo da diversidade, desigualdade social e educação. Em síntese, o trabalho tem como hipótese o pressuposto que os discentes desta modalidade apresentam regularidades que podem variar de acordo com o território. Em diálogo com autores como Julião (2016), Carrano (2015), Peregrino (2014), Haddad (2000), Di Pierro (2000), Saquet (2013), Santos (2007), Haesbaert (2004) e Souza (1995), esta dissertação apresenta a análise de 27 variáveis contidas no banco de dados produzido para a pesquisa “Escola, Trabalho e território: elementos para a compreensão dos modos de transição para a vida adulta de jovens em ‘defasagem escolar’ no Rio de Janeiro” focando especialmente na busca de tendências e diferenças espaciais presentes no território em estudo. Em resumo, a pesquisa ressalta que as diferenças espaciais revelam diversidades, que por estarem associadas a indicadores como sexo, cor, idade e renda, evidenciam desigualdades sócio-espaciais intra-urbana no território municipal que em última instância ecoam dentro das escolas |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-11-04T16:31:01Z 2020-11-04T16:31:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Marcelo André de. A Educação de Jovens e Adultos no ensino médio na zona norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/15793 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Marcelo André de. A Educação de Jovens e Adultos no ensino médio na zona norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135242382770176 |