Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/250977 http://lattes.cnpq.br/1463486445505331 |
Resumo: | Este trabalho tem como intuito estudar o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Campo Limpo, situado na zona sul do Município de São Paulo, como alternativa para a EJA na cidade, enquanto potência criativa e inovadora na educação, a partir de uma proposta de educação pública, territorializada, popular, comunitária, social e cidadã. A partir desse contexto inicial temos como questão principal apreender como o Cieja CL sobrevive, como resiste perante os tensionamentos impostos dentro das dificuldades e precariedades enfrentadas cotidianamente, utilizando como recorte temporal a abertura do Cemes, em 1993 até o momento de realização da pesquisa, em 2022. O objetivo geral é identificar como os sujeitos da comunidade Cieja CL (gestão, professores, funcionários, servidores, parceiros) constroem o centro enquanto território educativo (alternativo) de resistência, fazendo com que este se sustente no mundo. |
id |
UNSP_8b71a194958e5bcc2050ce0656cbf431 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/250977 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CLEntre la recepción y los niveles de aprendizaje: el tejido de la red en la construcción de territorio CIEJA CLEducação de jovens e adultosProjeto educacional territorializadoEducação e territórioYouth and adult educationTerritorialized educational projectEducation and territoryEste trabalho tem como intuito estudar o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Campo Limpo, situado na zona sul do Município de São Paulo, como alternativa para a EJA na cidade, enquanto potência criativa e inovadora na educação, a partir de uma proposta de educação pública, territorializada, popular, comunitária, social e cidadã. A partir desse contexto inicial temos como questão principal apreender como o Cieja CL sobrevive, como resiste perante os tensionamentos impostos dentro das dificuldades e precariedades enfrentadas cotidianamente, utilizando como recorte temporal a abertura do Cemes, em 1993 até o momento de realização da pesquisa, em 2022. O objetivo geral é identificar como os sujeitos da comunidade Cieja CL (gestão, professores, funcionários, servidores, parceiros) constroem o centro enquanto território educativo (alternativo) de resistência, fazendo com que este se sustente no mundo.The objective of this work is to study the Campo Limpo Integrated Youth and Adult Education Center, located in the south zone of the Municipality of São Paulo, as an alternative to EJA in the city, as a creative and innovative power in education, based on a proposal of public, territorialized, popular, community, social and citizen education. From this initial context, the main question is to apprehend how Cieja CL survived, how to resist in the face of tensions imposed within the difficulties and precariousness faced on a daily basis, using as a temporal cut the opening of Cemes, in 1993, and the moment of carrying out the research, in 2022. The general objective is to identify how the subjects of the Cieja CL community (management, teachers, employees, servants, partners) build the center as an educational (alternative) territory of resistance, making it sustainable in the world.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Turra Neto, Nécio [UNESP]Duarte, Diego Elias Santana2023-10-16T13:28:22Z2023-10-16T13:28:22Z2023-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfDUARTE, Diego Elias Santana. Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL. 2023. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Júlio de Mesquita Filho/UNESP. Presidente Prudente, 2023.https://hdl.handle.net/11449/250977http://lattes.cnpq.br/14634864455053310000-0002-1920-7744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-06T06:08:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250977Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:00:35.719277Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL Entre la recepción y los niveles de aprendizaje: el tejido de la red en la construcción de territorio CIEJA CL |
title |
Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL |
spellingShingle |
Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL Duarte, Diego Elias Santana Educação de jovens e adultos Projeto educacional territorializado Educação e território Youth and adult education Territorialized educational project Education and territory |
title_short |
Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL |
title_full |
Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL |
title_fullStr |
Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL |
title_full_unstemmed |
Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL |
title_sort |
Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL |
author |
Duarte, Diego Elias Santana |
author_facet |
Duarte, Diego Elias Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Turra Neto, Nécio [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Diego Elias Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Projeto educacional territorializado Educação e território Youth and adult education Territorialized educational project Education and territory |
topic |
Educação de jovens e adultos Projeto educacional territorializado Educação e território Youth and adult education Territorialized educational project Education and territory |
description |
Este trabalho tem como intuito estudar o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Campo Limpo, situado na zona sul do Município de São Paulo, como alternativa para a EJA na cidade, enquanto potência criativa e inovadora na educação, a partir de uma proposta de educação pública, territorializada, popular, comunitária, social e cidadã. A partir desse contexto inicial temos como questão principal apreender como o Cieja CL sobrevive, como resiste perante os tensionamentos impostos dentro das dificuldades e precariedades enfrentadas cotidianamente, utilizando como recorte temporal a abertura do Cemes, em 1993 até o momento de realização da pesquisa, em 2022. O objetivo geral é identificar como os sujeitos da comunidade Cieja CL (gestão, professores, funcionários, servidores, parceiros) constroem o centro enquanto território educativo (alternativo) de resistência, fazendo com que este se sustente no mundo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-16T13:28:22Z 2023-10-16T13:28:22Z 2023-08-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DUARTE, Diego Elias Santana. Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL. 2023. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Júlio de Mesquita Filho/UNESP. Presidente Prudente, 2023. https://hdl.handle.net/11449/250977 http://lattes.cnpq.br/1463486445505331 0000-0002-1920-7744 |
identifier_str_mv |
DUARTE, Diego Elias Santana. Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL. 2023. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Júlio de Mesquita Filho/UNESP. Presidente Prudente, 2023. 0000-0002-1920-7744 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/250977 http://lattes.cnpq.br/1463486445505331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128738742763520 |