Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Diego Elias Santana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/250977
http://lattes.cnpq.br/1463486445505331
Resumo: Este trabalho tem como intuito estudar o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Campo Limpo, situado na zona sul do Município de São Paulo, como alternativa para a EJA na cidade, enquanto potência criativa e inovadora na educação, a partir de uma proposta de educação pública, territorializada, popular, comunitária, social e cidadã. A partir desse contexto inicial temos como questão principal apreender como o Cieja CL sobrevive, como resiste perante os tensionamentos impostos dentro das dificuldades e precariedades enfrentadas cotidianamente, utilizando como recorte temporal a abertura do Cemes, em 1993 até o momento de realização da pesquisa, em 2022. O objetivo geral é identificar como os sujeitos da comunidade Cieja CL (gestão, professores, funcionários, servidores, parceiros) constroem o centro enquanto território educativo (alternativo) de resistência, fazendo com que este se sustente no mundo.
id UNSP_8b71a194958e5bcc2050ce0656cbf431
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250977
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CLEntre la recepción y los niveles de aprendizaje: el tejido de la red en la construcción de territorio CIEJA CLEducação de jovens e adultosProjeto educacional territorializadoEducação e territórioYouth and adult educationTerritorialized educational projectEducation and territoryEste trabalho tem como intuito estudar o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Campo Limpo, situado na zona sul do Município de São Paulo, como alternativa para a EJA na cidade, enquanto potência criativa e inovadora na educação, a partir de uma proposta de educação pública, territorializada, popular, comunitária, social e cidadã. A partir desse contexto inicial temos como questão principal apreender como o Cieja CL sobrevive, como resiste perante os tensionamentos impostos dentro das dificuldades e precariedades enfrentadas cotidianamente, utilizando como recorte temporal a abertura do Cemes, em 1993 até o momento de realização da pesquisa, em 2022. O objetivo geral é identificar como os sujeitos da comunidade Cieja CL (gestão, professores, funcionários, servidores, parceiros) constroem o centro enquanto território educativo (alternativo) de resistência, fazendo com que este se sustente no mundo.The objective of this work is to study the Campo Limpo Integrated Youth and Adult Education Center, located in the south zone of the Municipality of São Paulo, as an alternative to EJA in the city, as a creative and innovative power in education, based on a proposal of public, territorialized, popular, community, social and citizen education. From this initial context, the main question is to apprehend how Cieja CL survived, how to resist in the face of tensions imposed within the difficulties and precariousness faced on a daily basis, using as a temporal cut the opening of Cemes, in 1993, and the moment of carrying out the research, in 2022. The general objective is to identify how the subjects of the Cieja CL community (management, teachers, employees, servants, partners) build the center as an educational (alternative) territory of resistance, making it sustainable in the world.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Turra Neto, Nécio [UNESP]Duarte, Diego Elias Santana2023-10-16T13:28:22Z2023-10-16T13:28:22Z2023-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfDUARTE, Diego Elias Santana. Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL. 2023. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Júlio de Mesquita Filho/UNESP. Presidente Prudente, 2023.https://hdl.handle.net/11449/250977http://lattes.cnpq.br/14634864455053310000-0002-1920-7744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-06T06:08:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250977Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:00:35.719277Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL
Entre la recepción y los niveles de aprendizaje: el tejido de la red en la construcción de territorio CIEJA CL
title Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL
spellingShingle Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL
Duarte, Diego Elias Santana
Educação de jovens e adultos
Projeto educacional territorializado
Educação e território
Youth and adult education
Territorialized educational project
Education and territory
title_short Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL
title_full Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL
title_fullStr Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL
title_full_unstemmed Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL
title_sort Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL
author Duarte, Diego Elias Santana
author_facet Duarte, Diego Elias Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Turra Neto, Nécio [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Diego Elias Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Projeto educacional territorializado
Educação e território
Youth and adult education
Territorialized educational project
Education and territory
topic Educação de jovens e adultos
Projeto educacional territorializado
Educação e território
Youth and adult education
Territorialized educational project
Education and territory
description Este trabalho tem como intuito estudar o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Campo Limpo, situado na zona sul do Município de São Paulo, como alternativa para a EJA na cidade, enquanto potência criativa e inovadora na educação, a partir de uma proposta de educação pública, territorializada, popular, comunitária, social e cidadã. A partir desse contexto inicial temos como questão principal apreender como o Cieja CL sobrevive, como resiste perante os tensionamentos impostos dentro das dificuldades e precariedades enfrentadas cotidianamente, utilizando como recorte temporal a abertura do Cemes, em 1993 até o momento de realização da pesquisa, em 2022. O objetivo geral é identificar como os sujeitos da comunidade Cieja CL (gestão, professores, funcionários, servidores, parceiros) constroem o centro enquanto território educativo (alternativo) de resistência, fazendo com que este se sustente no mundo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16T13:28:22Z
2023-10-16T13:28:22Z
2023-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUARTE, Diego Elias Santana. Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL. 2023. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Júlio de Mesquita Filho/UNESP. Presidente Prudente, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/250977
http://lattes.cnpq.br/1463486445505331
0000-0002-1920-7744
identifier_str_mv DUARTE, Diego Elias Santana. Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL. 2023. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Júlio de Mesquita Filho/UNESP. Presidente Prudente, 2023.
0000-0002-1920-7744
url https://hdl.handle.net/11449/250977
http://lattes.cnpq.br/1463486445505331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128738742763520