Direitos autorais e a autoria de obras criadas por inteligência artificial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreiro Junior, Jorge Luiz Amorim
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34561
Resumo: Tendo em vista os rápidos avanços da Inteligência Artificial (IA) e seu impacto global na vida das pessoas e os questionamentos que a utilização dessa tecnologia vem proporcionando em diversas áreas da sociedade, o presente estudo trata sobre a autoria das obras literárias, artísticas e científicas geradas por Inteligências Artificiais à luz dos Direitos Autorais a fim de analisar as proteções e a adequação das obras à legislação atual de Direitos Autorais, averiguando, portanto, a quem pertence à autoria das obras nesses casos. Para alcançar esse objetivo, foi preciso explorar conceitos fundamentais relacionados à Propriedade Intelectual e principalmente, ao Direito Autoral, a fim de conceber seu exercício; assim como se fez necessário entender o funcionamento da tecnologia das aplicações de Inteligência artificial, assim como compreender sua evolução histórica, para que pudesse então ser feita uma análise entre os conceitos que fundamentam a legislação vigente de Direitos Autorais e como a legislação atual, portanto, se adequa a realidade das obras geradas por Inteligência Artificial e lidam com a autoria dessas obras. Realizou-se, então, uma revisão bibliográfica de livros, artigos científicos e publicações acadêmicas. Diante disso, verificou-se que os Direitos Autorais possuem como fundamentação a divisão de sua proteção em duas vertentes que regulam o modelo de sua proteção jurídica, a dos direitos morais do autor e dos direitos patrimoniais, sendo a legislação atual do Brasil defensora da ideia de priorização aos direitos morais do autor; verificou-se também que apesar dos inúmeros desafios a Inteligência Artificial não é uma novidade e vem evoluindo e estado cada vez mais presente na sociedade desde a década de 1950, mas que sua tecnologia, por mais avançada e útil que seja, ainda possui diversas limitações em suas aplicações. Realizou-se que, inclusive pela existência dessas limitações, a Inteligência Artificial atualmente possui uma realidade muito diferente da inteligência humana, podendo superá-la em alguns quesitos, falhar miseravelmente em outros, principalmente em questões que envolvem interpretação e ambiguidade. Por fim, verificou-se que nas legislações atuais, tanto a Convenção de Berna, quanto a nacional, ainda não há a proteção com relação à autoria de obras geradas por IAs de forma autônoma, inclusive, na legislação brasileira, não havendo intervenção humana, a obra sequer é considerada uma obra intelectual passível de proteção, onde foi possível concluir então que, devido à visão antropocêntrica das legislações vigentes com relação aos Direitos Autorais, é necessária que seja feita a adequação dos dispositivos a fim de abarcarem a utilização das IAs na criação de obras intelectuais literárias, artísticas e científicas, também sendo necessário considerar mecanismos de proteção e regulamentação para garantir uma distribuição justa dos benefícios e reconhecimentos gerados pelas obras de IA
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Para alcançar esse objetivo, foi preciso explorar conceitos fundamentais relacionados à Propriedade Intelectual e principalmente, ao Direito Autoral, a fim de conceber seu exercício; assim como se fez necessário entender o funcionamento da tecnologia das aplicações de Inteligência artificial, assim como compreender sua evolução histórica, para que pudesse então ser feita uma análise entre os conceitos que fundamentam a legislação vigente de Direitos Autorais e como a legislação atual, portanto, se adequa a realidade das obras geradas por Inteligência Artificial e lidam com a autoria dessas obras. Realizou-se, então, uma revisão bibliográfica de livros, artigos científicos e publicações acadêmicas. Diante disso, verificou-se que os Direitos Autorais possuem como fundamentação a divisão de sua proteção em duas vertentes que regulam o modelo de sua proteção jurídica, a dos direitos morais do autor e dos direitos patrimoniais, sendo a legislação atual do Brasil defensora da ideia de priorização aos direitos morais do autor; verificou-se também que apesar dos inúmeros desafios a Inteligência Artificial não é uma novidade e vem evoluindo e estado cada vez mais presente na sociedade desde a década de 1950, mas que sua tecnologia, por mais avançada e útil que seja, ainda possui diversas limitações em suas aplicações. Realizou-se que, inclusive pela existência dessas limitações, a Inteligência Artificial atualmente possui uma realidade muito diferente da inteligência humana, podendo superá-la em alguns quesitos, falhar miseravelmente em outros, principalmente em questões que envolvem interpretação e ambiguidade. Por fim, verificou-se que nas legislações atuais, tanto a Convenção de Berna, quanto a nacional, ainda não há a proteção com relação à autoria de obras geradas por IAs de forma autônoma, inclusive, na legislação brasileira, não havendo intervenção humana, a obra sequer é considerada uma obra intelectual passível de proteção, onde foi possível concluir então que, devido à visão antropocêntrica das legislações vigentes com relação aos Direitos Autorais, é necessária que seja feita a adequação dos dispositivos a fim de abarcarem a utilização das IAs na criação de obras intelectuais literárias, artísticas e científicas, também sendo necessário considerar mecanismos de proteção e regulamentação para garantir uma distribuição justa dos benefícios e reconhecimentos gerados pelas obras de IAConsidering the rapid advances of Artificial Intelligence (AI) and its global impact on people's lives, as well as the questions raised by the use of this technology in various areas of society, this study addresses the authorship of literary, artistic, and scientific works generated by Artificial Intelligence in light of Copyright Law. Its aim is to analyze the adequacy of protections for these works under current Copyright Law, thereby investigating the ownership of authorship in these cases. To achieve this goal, it was necessary to explore fundamental concepts related to Intellectual Property and, especially, Copyright Law in order to understand its exercise. It was also necessary to comprehend the functioning of Artificial Intelligence applications and its historical evolution, in order to conduct an analysis between the concepts that underlie the current Copyright Law and how the legislation currently aligns with the reality of works generated by Artificial Intelligence and addresses their authorship. A bibliographic review of books, scientific articles, and academic publications was conducted. As a result, it was observed that Copyright Law is based on the division of its protection into two aspects that regulate its legal protection model: the author's moral rights and the economic rights. The current legislation in Brazil prioritizes the author's moral rights. It was also noted that despite the numerous challenges, Artificial Intelligence is not a novelty and has been increasingly present in society since the 1950s. However, its technology, advanced and useful as it may be, still has various limitations in its applications. It was found that due to these limitations, Artificial Intelligence currently is very different from human intelligence, surpassing it in some aspects while miserably failing in others, particularly in matters involving interpretation and ambiguity. Finally, it was found that in current legislations, both the Berne Convention and national laws do not provide protection for the authorship of works generated autonomously by AI. In fact, in Brazilian legislation, if there is no human intervention, the work is not even considered an intellectual work eligible for protection. Therefore, it was concluded that, due to the anthropocentric view of current Copyright Laws, it is necessary to adapt the provisions in order to encompass the use of AI in the creation of literary, artistic, and scientific intellectual works. It is also necessary to consider mechanisms of protection and regulation to ensure a fair distribution of benefits and recognition generated by AI works.53 f.Cardozo, Raquel Neryhttp://lattes.cnpq.br/7088683682172431Veras, Cristiana Viannahttp://lattes.cnpq.br/6855615140494189Lima, Arthur Cunha da Costahttp://lattes.cnpq.br/0956096918452291Carreiro Junior, Jorge Luiz Amorim2024-09-05T11:43:40Z2024-09-05T11:43:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARREIRO JUNIOR, Jorge Luiz Amorim. Direitos autorais e a autoria de obras criadas por inteligência artificial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34561CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-09-05T11:43:44Zoai:app.uff.br:1/34561Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-09-05T11:43:44Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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