Juventudes, consumo e educação escolar: narrativas de estudantes da EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Peter da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22762
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo compreender a relação de jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da rede municipal de Itaboraí (RJ) com o consumo e as mediações realizadas pela escola a respeito desta temática. A abordagem teórico-metodológica privilegiou autores e autoras afinados(as) com as perspectivas crítica e pós-crítica. Em relação ao “consumismo” e à “sociedade de consumidores”, destacamos as contribuições de Bauman (2000; 2008). Quanto à “cultura do consumo” e ao conceito de “consumo cultural”, privilegiamos, respectivamente, as obras de Fontenelle (2017) e Canclini (1997; 1999). Também dialogamos com Momo e Costa (2010), Costa M. (2009c), Kapczynski (2019) e Bastos et al. (2015) sobre a relação consumo e educação. No que tange às reflexões sobre “juventudes”, destacam-se as teorizações de Groppo (2016; 2017), Melucci (1997), Dayrell (2003) e Dayrell e Carrano (2014). Nas discussões sobre EJA enfatizamos as obras de Costa e Evangelista (2017), Rummert (2007; 2019) e Carrano (2007). A pesquisa está inserida numa metodologia de base qualitativa e a seleção de cinco sujeitos para a entrevista foi realizada a partir da aplicação de um questionário. As entrevistas foram realizadas com base nas narrativas dos sujeitos na perspectiva da “história de vida temática” proposta por Goodson (2015). Inspirados na obra de Walter Benjamin (1987) e nas releituras de Rosa et al. (2011) e Goodson e Rosa (2020), adotamos o tratamento e a ressignificação das narrativas a partir do suporte teórico-metodológico das mônadas. Dentre os sentidos produzidos, destacamos a prevalência, entre os/as jovens, da noção material e objetiva do consumo fortemente associada à circulação do dinheiro e à aquisição de bens, inerentes à lógica da “sociedade de consumidores”. Ressaltamos que, apesar de os/as jovens não sinalizarem questionamentos em relação ao modus operandi do sistema capitalista e/ou sobre o consumismo e suas consequências, eles/as deixaram evidente que suas práticas de consumo não são realizadas de forma irrefletida. Ao contrário, integram aspectos conscientes/reflexivos inerentes aos seus contextos socioculturais. Os/as estudantes não identificaram e/ou explicitaram o desenvolvimento da temática do consumo pela escola, indicando problemas estruturais atrelados ao sistema hegemônico em relação à educação e agravados pelo contexto pandêmico. Porém, as experiências e trajetórias de superação e de resistência desses sujeitos revelaram-se bastante potentes, o que pode ser integrado ao processo educativo associado a temáticas como o consumo, viabilizando a formação integral e a construção de novos caminhos que corroborem para o questionamento e as transformações política, social e ambiental.
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spelling Juventudes, consumo e educação escolar: narrativas de estudantes da EJAJuventudesConsumoNarrativasEducação de jovens e adultos (EJA)JuventudeConsumoEducação de adultosEducação ambientalYouthConsumptionNarrativesYouth and adult education (YAE)Esta dissertação tem como objetivo compreender a relação de jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da rede municipal de Itaboraí (RJ) com o consumo e as mediações realizadas pela escola a respeito desta temática. A abordagem teórico-metodológica privilegiou autores e autoras afinados(as) com as perspectivas crítica e pós-crítica. Em relação ao “consumismo” e à “sociedade de consumidores”, destacamos as contribuições de Bauman (2000; 2008). Quanto à “cultura do consumo” e ao conceito de “consumo cultural”, privilegiamos, respectivamente, as obras de Fontenelle (2017) e Canclini (1997; 1999). Também dialogamos com Momo e Costa (2010), Costa M. (2009c), Kapczynski (2019) e Bastos et al. (2015) sobre a relação consumo e educação. No que tange às reflexões sobre “juventudes”, destacam-se as teorizações de Groppo (2016; 2017), Melucci (1997), Dayrell (2003) e Dayrell e Carrano (2014). Nas discussões sobre EJA enfatizamos as obras de Costa e Evangelista (2017), Rummert (2007; 2019) e Carrano (2007). A pesquisa está inserida numa metodologia de base qualitativa e a seleção de cinco sujeitos para a entrevista foi realizada a partir da aplicação de um questionário. As entrevistas foram realizadas com base nas narrativas dos sujeitos na perspectiva da “história de vida temática” proposta por Goodson (2015). Inspirados na obra de Walter Benjamin (1987) e nas releituras de Rosa et al. (2011) e Goodson e Rosa (2020), adotamos o tratamento e a ressignificação das narrativas a partir do suporte teórico-metodológico das mônadas. Dentre os sentidos produzidos, destacamos a prevalência, entre os/as jovens, da noção material e objetiva do consumo fortemente associada à circulação do dinheiro e à aquisição de bens, inerentes à lógica da “sociedade de consumidores”. Ressaltamos que, apesar de os/as jovens não sinalizarem questionamentos em relação ao modus operandi do sistema capitalista e/ou sobre o consumismo e suas consequências, eles/as deixaram evidente que suas práticas de consumo não são realizadas de forma irrefletida. Ao contrário, integram aspectos conscientes/reflexivos inerentes aos seus contextos socioculturais. Os/as estudantes não identificaram e/ou explicitaram o desenvolvimento da temática do consumo pela escola, indicando problemas estruturais atrelados ao sistema hegemônico em relação à educação e agravados pelo contexto pandêmico. Porém, as experiências e trajetórias de superação e de resistência desses sujeitos revelaram-se bastante potentes, o que pode ser integrado ao processo educativo associado a temáticas como o consumo, viabilizando a formação integral e a construção de novos caminhos que corroborem para o questionamento e as transformações política, social e ambiental.This dissertation aims to understand the relation of young people in Youth and Adult Education (YAE) from a school in the municipal department of education of Itaboraí (RJ) with consumption and mediations accomplished by the school regarding this topic. The theoretical- methodological approach privileged authors tuned with critical and post-critical perspectives.fIn relation to “consumerism” and the “consumers society”, we highlight Bauman’s contributions (2000; 2008). As for the “consumption culture” and the concept of “cultural consumption”, we privilege, respectively, the works of Fontenelle (2017) and Canclini (1997; 1999). We also dialogued with Momo and Costa (2010), Costa M. (2009c), Kapczynski (2019) and Bastos et al. (2015) about the relationship between consumption and education. Concerning the reflections on “youths”, the theories of Groppo (2016; 2017), Melucci (1997), Dayrell (2003) and Dayrell and Carrano (2014) stand out. In discussions about EJA, we emphasize the works of Costa and Evangelista (2017), Rummert (2007; 2019) and Carrano (2007). The research is part of a qualitative-based methodology and the selection of five subjects for the interview was carried out through the application of a questionnaire. The interviews were conducted based on the subjects' narratives from the perspective of the “thematic life story” proposed by Goodson (2015). Inspired by the work of Walter Benjamin (1987) and the reinterpretations of Rosa et al. (2011) and Goodson and Rosa (2020), we adopted the treatment and resignification of narratives based on the theoretical-methodological support of monads. Among the meanings produced, we highlight the prevalence, among young people, of the material and objective notion of consumption strongly associated with the circulation of money and the acquisition of goods, inherent to the logic of the “consumers society”. We emphasize that, despite the young people do not indicate questions in relation to the modus operandi of the capitalist system and/or about consumerism and its evident that their consumption practices are not accomplished in an unthinking way. Instead, they integrate conscious/reflective aspects inherent to their sociocultural contexts. Students did not identify and/or explain the development of the theme of consumption by the school, indicating structural problems tied to the hegemonic system in relation to education and exacerbated by the pandemic context. However, the experiences and trajectories and resistance of these subjects proved to be quite powerful, which can be integrated into the educational process associated with themes such as consumption, enabling comprehensive training and the construction of new paths that support the questioning and political, social and environmental transformations139 f.Lima, Maria Jacqueline Girão Soares deCarrano, Paulo César RodriguesBarzano, Marco Antonio LeandroSantos, Maria Cristina Ferreira dosRosa, Peter da Silva2021-07-28T14:38:44Z2021-07-28T14:38:44Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSA, Peter da Silva. Juventudes, consumo e educação escolar: narrativas de estudantes da EJA. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22762http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T00:40:13Zoai:app.uff.br:1/22762Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:47.285892Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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