"Retrato escravo" através das lentes fotográficas de João Ripper e Sérgio Carvalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Isadora Nogueira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33890
Resumo: O livro ”Retrato Escravo" é fruto de um trabalho fotojornalístico, dos fotógrafos João Ripper e Sérgio Carvalho, que relata parte da trajetória dos mesmos que sempre esteve voltada para movimentos políticos e sociais com papel primordial na defesa dos direitos e na melhoria das condições de trabalho dos fotógrafos no Brasil e desenvolvendo a fotografia como expressão artística documental, buscando abordar o lado humanista da fotografia documental brasileira, sobre o qual a análise se debruça e constitui o objeto, na construção de uma contra-hegemonia. A análise se fundamenta nas imagens enquanto ferramenta etnográfica simbólica, revelando costumes, tradições, ritos, a identidade desses povos e como instrumento da comunicação. Será estudada e analisada a representação imagética dos povos tradicionais e ribeirinhos, que trabalham como carvoeiros e em outras funções de forma análoga a escravidao, em sua maioria na Fronteira Agrícola Amazônica. Nosso objetivo central é pensar nessas fotografias como dispositivo e sua função como ferramenta de emancipação e autoimagem.
id UFF-2_ed6e080e0b879c7f304038fde3d0937d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33890
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling "Retrato escravo" através das lentes fotográficas de João Ripper e Sérgio CarvalhoTrabalhoEscravoContemporâneoFotografiaDireitosCarvoeirosComunicaçãoAuto-representaçãoMídiaHistóriaIndígenaFotojornalismoTrabalho escravoPopulação ribeirinhaO livro ”Retrato Escravo" é fruto de um trabalho fotojornalístico, dos fotógrafos João Ripper e Sérgio Carvalho, que relata parte da trajetória dos mesmos que sempre esteve voltada para movimentos políticos e sociais com papel primordial na defesa dos direitos e na melhoria das condições de trabalho dos fotógrafos no Brasil e desenvolvendo a fotografia como expressão artística documental, buscando abordar o lado humanista da fotografia documental brasileira, sobre o qual a análise se debruça e constitui o objeto, na construção de uma contra-hegemonia. A análise se fundamenta nas imagens enquanto ferramenta etnográfica simbólica, revelando costumes, tradições, ritos, a identidade desses povos e como instrumento da comunicação. Será estudada e analisada a representação imagética dos povos tradicionais e ribeirinhos, que trabalham como carvoeiros e em outras funções de forma análoga a escravidao, em sua maioria na Fronteira Agrícola Amazônica. Nosso objetivo central é pensar nessas fotografias como dispositivo e sua função como ferramenta de emancipação e autoimagem.38 p.Queiroz, André Luis dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1382398449392571Enne, Ana Lucia Silvahttp://lattes.cnpq.br/2823557639080127Oliveira Júnior, Antônio Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/6819589877128083Costa, Isadora Nogueira2024-08-05T15:05:43Z2024-08-05T15:05:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Isadora Nogueira. "Retrato escravo" através das lentes fotográficas de João Ripper e Sérgio Carvalho. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33890CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-05T15:05:47Zoai:app.uff.br:1/33890Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-05T15:05:47Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv "Retrato escravo" através das lentes fotográficas de João Ripper e Sérgio Carvalho
title "Retrato escravo" através das lentes fotográficas de João Ripper e Sérgio Carvalho
spellingShingle "Retrato escravo" através das lentes fotográficas de João Ripper e Sérgio Carvalho
Costa, Isadora Nogueira
Trabalho
Escravo
Contemporâneo
Fotografia
Direitos
Carvoeiros
Comunicação
Auto-representação
Mídia
História
Indígena
Fotojornalismo
Trabalho escravo
População ribeirinha
title_short "Retrato escravo" através das lentes fotográficas de João Ripper e Sérgio Carvalho
title_full "Retrato escravo" através das lentes fotográficas de João Ripper e Sérgio Carvalho
title_fullStr "Retrato escravo" através das lentes fotográficas de João Ripper e Sérgio Carvalho
title_full_unstemmed "Retrato escravo" através das lentes fotográficas de João Ripper e Sérgio Carvalho
title_sort "Retrato escravo" através das lentes fotográficas de João Ripper e Sérgio Carvalho
author Costa, Isadora Nogueira
author_facet Costa, Isadora Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, André Luis dos Santos
http://lattes.cnpq.br/1382398449392571
Enne, Ana Lucia Silva
http://lattes.cnpq.br/2823557639080127
Oliveira Júnior, Antônio Ribeiro de
http://lattes.cnpq.br/6819589877128083
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Isadora Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Escravo
Contemporâneo
Fotografia
Direitos
Carvoeiros
Comunicação
Auto-representação
Mídia
História
Indígena
Fotojornalismo
Trabalho escravo
População ribeirinha
topic Trabalho
Escravo
Contemporâneo
Fotografia
Direitos
Carvoeiros
Comunicação
Auto-representação
Mídia
História
Indígena
Fotojornalismo
Trabalho escravo
População ribeirinha
description O livro ”Retrato Escravo" é fruto de um trabalho fotojornalístico, dos fotógrafos João Ripper e Sérgio Carvalho, que relata parte da trajetória dos mesmos que sempre esteve voltada para movimentos políticos e sociais com papel primordial na defesa dos direitos e na melhoria das condições de trabalho dos fotógrafos no Brasil e desenvolvendo a fotografia como expressão artística documental, buscando abordar o lado humanista da fotografia documental brasileira, sobre o qual a análise se debruça e constitui o objeto, na construção de uma contra-hegemonia. A análise se fundamenta nas imagens enquanto ferramenta etnográfica simbólica, revelando costumes, tradições, ritos, a identidade desses povos e como instrumento da comunicação. Será estudada e analisada a representação imagética dos povos tradicionais e ribeirinhos, que trabalham como carvoeiros e em outras funções de forma análoga a escravidao, em sua maioria na Fronteira Agrícola Amazônica. Nosso objetivo central é pensar nessas fotografias como dispositivo e sua função como ferramenta de emancipação e autoimagem.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-05T15:05:43Z
2024-08-05T15:05:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Isadora Nogueira. "Retrato escravo" através das lentes fotográficas de João Ripper e Sérgio Carvalho. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33890
identifier_str_mv COSTA, Isadora Nogueira. "Retrato escravo" através das lentes fotográficas de João Ripper e Sérgio Carvalho. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838793878732800