O Político, o público e o comum: a produção coletiva do carnaval de rua do Rio de Janeiro e a sua captura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/32947 |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o processo de apropriação privada que historicamente interfere na ocupação das ruas e dos territórios simbólicos das manifestações culturais do carnaval de rua do Rio de Janeiro. A partir da ideia de carnaval como um bem comum cultural coletivamente produzido, discorre-se sobre os diferentes formatos que a festa assumiu ao longo dos séculos XX e XXI, entendidos como resultantes da captura da festa em prol de interesses de agentes públicos, privados, midiáticos e comerciais. Assim, a pesquisa segue a análise de conflitos oriundos da apropriação e reconfiguração da festa ocorrida em prol de um projeto de capitalização e espetacularização das manifestações culturais na construção imagética da cidade. As distensões sofridas pelo carnaval ao longo das décadas, evidenciam as pretensões de uma cidade voltada ao turismo e ao espetáculo, com intervenções e projetos urbanísticos que, a despeito de seus objetivos, muitas vezes são subvertidos em seu uso por grupos sociais, por foliões e articuladores da festa que, embora entendam que o carnaval não se enquadra mais na festa original, persistem para que o mesmo possa sobreviver na cidade como uma manifestação popular coletiva |
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O Político, o público e o comum: a produção coletiva do carnaval de rua do Rio de Janeiro e a sua capturaBem comumManifestação culturalCarnavalCarnavalIdentidade socialTurismo culturalUrban commonsCultural manifestationCarnivalO presente trabalho propõe uma reflexão sobre o processo de apropriação privada que historicamente interfere na ocupação das ruas e dos territórios simbólicos das manifestações culturais do carnaval de rua do Rio de Janeiro. A partir da ideia de carnaval como um bem comum cultural coletivamente produzido, discorre-se sobre os diferentes formatos que a festa assumiu ao longo dos séculos XX e XXI, entendidos como resultantes da captura da festa em prol de interesses de agentes públicos, privados, midiáticos e comerciais. Assim, a pesquisa segue a análise de conflitos oriundos da apropriação e reconfiguração da festa ocorrida em prol de um projeto de capitalização e espetacularização das manifestações culturais na construção imagética da cidade. As distensões sofridas pelo carnaval ao longo das décadas, evidenciam as pretensões de uma cidade voltada ao turismo e ao espetáculo, com intervenções e projetos urbanísticos que, a despeito de seus objetivos, muitas vezes são subvertidos em seu uso por grupos sociais, por foliões e articuladores da festa que, embora entendam que o carnaval não se enquadra mais na festa original, persistem para que o mesmo possa sobreviver na cidade como uma manifestação popular coletivaThe present work proposes a reflection on the process of private appropriation that has historically interfered in the occupation of the streets and symbolic territories of the cultural manifestations of the street carnival in Rio de Janeiro. Based on the idea of carnival as a collectively produced common cultural asset, the article discusses the different formats that the party took on throughout the 20th and 21st centuries, which are understood as resulting from the capture of the party in favor of interests from public authorities, individuals, the media, and businesses. Thus, the research follows the analysis of conflicts arising from the appropriation and reconfiguration of the party that took place in favor of a project of capitalization and spectacularization of cultural manifestations in the imagery construction of the city. The distensions suffered by carnival over the decades, show the pretensions of a city dedicated to tourism and spectacle, with interventions and urban projects that, despite their objectives, are often subverted in their use by social groups, by revelers and party organizers who understand that carnival no longer fits the original party, persist so that it can survive in the city as a collective popular manifestation123 f.Mesentier, Leonardo Marques deCarvalho, Tarcísio Motta deLamounier, Alex AssunçãoStender, Nathalia Cristina Cordeiro2024-07-03T14:32:02Z2024-07-03T14:32:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSTENDER, Nathalia Cristina Cordeiro. O Político, o público e o comum: a produção coletiva do carnaval de rua do Rio de Janeiro e a sua captura. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/32947CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-03T14:32:07Zoai:app.uff.br:1/32947Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:57.668771Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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