EAD no Brasil: políticas e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25541 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é analisar as políticas e as perspectivas relacionadas à implementação da modalidade de ensino que promete crescer e ter ainda mais espaço na sociedade brasileira nos próximos anos. Com o crescimento recente da modalidade EaD e o seu atual protagonismo, principalmente após a pandemia de COVID-19, as análises e estudos acerca do ensino à distância ganharam espaço. Soma-se a isso o fato de que na nova dinâmica das relações sociais, em que a geração de conhecimento é responsável por vantagens políticas e econômicas. Foi realizado um levantamento bibliográfico para elaboração de um panorama do contexto social geral das principais políticas ao longo da trajetória da modalidade e em especial das duas principais políticas públicas para a EaD recentes: a LDB e a UAB, além de uma problematização dessas duas últimas. Foi constatado que ambas as políticas tinham por finalidade a expansão de vagas tendo por justificativa que ampliar o acesso ao ensino superior significaria também uma melhoria das condições de vida, o que está atrelado a uma concepção da Teoria do Capital Humano, onde existe uma relação em que maior qualificação se reflete em melhores os retornos financeiros. Uma outra justificativa usada para as políticas foi a de valorização dos professores, o que se constatou como uma contradição na realidade, uma vez que representaram na realidade uma precarização das relações de trabalho docentes. |
id |
UFF-2_edc328236ec2d720daa7be01b1c35cf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25541 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
EAD no Brasil: políticas e perspectivasEducação a distânciaLei de Diretrizes e BasesUniversidade Aberta do BrasilEnsino a distânciaLei de diretrizes e basesUniversidade Aberta do BrasilDistance learningLei de Diretrizes e BasesOpen University of BrazilO objetivo do presente trabalho é analisar as políticas e as perspectivas relacionadas à implementação da modalidade de ensino que promete crescer e ter ainda mais espaço na sociedade brasileira nos próximos anos. Com o crescimento recente da modalidade EaD e o seu atual protagonismo, principalmente após a pandemia de COVID-19, as análises e estudos acerca do ensino à distância ganharam espaço. Soma-se a isso o fato de que na nova dinâmica das relações sociais, em que a geração de conhecimento é responsável por vantagens políticas e econômicas. Foi realizado um levantamento bibliográfico para elaboração de um panorama do contexto social geral das principais políticas ao longo da trajetória da modalidade e em especial das duas principais políticas públicas para a EaD recentes: a LDB e a UAB, além de uma problematização dessas duas últimas. Foi constatado que ambas as políticas tinham por finalidade a expansão de vagas tendo por justificativa que ampliar o acesso ao ensino superior significaria também uma melhoria das condições de vida, o que está atrelado a uma concepção da Teoria do Capital Humano, onde existe uma relação em que maior qualificação se reflete em melhores os retornos financeiros. Uma outra justificativa usada para as políticas foi a de valorização dos professores, o que se constatou como uma contradição na realidade, uma vez que representaram na realidade uma precarização das relações de trabalho docentes.The objective of the present work is to analyze the policies and perspectives related to the implementation of an educational modality that promises to grow and have even more space in Brazilian society in the coming years. With the recent growth of the distance learning modality and its current role, especially after the COVID-19 pandemic, analysis and studies on distance learning have gained space. Besides the fact that in the new dynamics of social relations, in which the generation of knowledge is responsible for political and economic advantages. A bibliographic survey was carried out to prepare an overview of the general social context of the main policies along the modality's trajectory and in particular of the two major recent public policies: LDB and UAB, in addition to a problematization of the latter two. It was found that both policies aimed at expanding vacancies, with the justification that expanding access to higher education would also mean an improvement in living conditions, which is linked to a conception of the Theory of Human Capital, where there is a relationship in which higher qualifications are reflected in better financial returns. Another justification used for the policies was that of valuing teachers, which was found to be a contradiction in reality, since they actually represented a precariousness of teaching work relationships.Teixeira, Carlos Sávio GomesMoreira, Jaqueline de Oliveira2022-07-04T17:05:49Z2022-07-04T17:05:49Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25541CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-04T17:05:53Zoai:app.uff.br:1/25541Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-07-04T17:05:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EAD no Brasil: políticas e perspectivas |
title |
EAD no Brasil: políticas e perspectivas |
spellingShingle |
EAD no Brasil: políticas e perspectivas Moreira, Jaqueline de Oliveira Educação a distância Lei de Diretrizes e Bases Universidade Aberta do Brasil Ensino a distância Lei de diretrizes e bases Universidade Aberta do Brasil Distance learning Lei de Diretrizes e Bases Open University of Brazil |
title_short |
EAD no Brasil: políticas e perspectivas |
title_full |
EAD no Brasil: políticas e perspectivas |
title_fullStr |
EAD no Brasil: políticas e perspectivas |
title_full_unstemmed |
EAD no Brasil: políticas e perspectivas |
title_sort |
EAD no Brasil: políticas e perspectivas |
author |
Moreira, Jaqueline de Oliveira |
author_facet |
Moreira, Jaqueline de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Carlos Sávio Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Jaqueline de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Lei de Diretrizes e Bases Universidade Aberta do Brasil Ensino a distância Lei de diretrizes e bases Universidade Aberta do Brasil Distance learning Lei de Diretrizes e Bases Open University of Brazil |
topic |
Educação a distância Lei de Diretrizes e Bases Universidade Aberta do Brasil Ensino a distância Lei de diretrizes e bases Universidade Aberta do Brasil Distance learning Lei de Diretrizes e Bases Open University of Brazil |
description |
O objetivo do presente trabalho é analisar as políticas e as perspectivas relacionadas à implementação da modalidade de ensino que promete crescer e ter ainda mais espaço na sociedade brasileira nos próximos anos. Com o crescimento recente da modalidade EaD e o seu atual protagonismo, principalmente após a pandemia de COVID-19, as análises e estudos acerca do ensino à distância ganharam espaço. Soma-se a isso o fato de que na nova dinâmica das relações sociais, em que a geração de conhecimento é responsável por vantagens políticas e econômicas. Foi realizado um levantamento bibliográfico para elaboração de um panorama do contexto social geral das principais políticas ao longo da trajetória da modalidade e em especial das duas principais políticas públicas para a EaD recentes: a LDB e a UAB, além de uma problematização dessas duas últimas. Foi constatado que ambas as políticas tinham por finalidade a expansão de vagas tendo por justificativa que ampliar o acesso ao ensino superior significaria também uma melhoria das condições de vida, o que está atrelado a uma concepção da Teoria do Capital Humano, onde existe uma relação em que maior qualificação se reflete em melhores os retornos financeiros. Uma outra justificativa usada para as políticas foi a de valorização dos professores, o que se constatou como uma contradição na realidade, uma vez que representaram na realidade uma precarização das relações de trabalho docentes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-04T17:05:49Z 2022-07-04T17:05:49Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25541 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838782893850624 |