EAD no Brasil: políticas e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Jaqueline de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25541
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar as políticas e as perspectivas relacionadas à implementação da modalidade de ensino que promete crescer e ter ainda mais espaço na sociedade brasileira nos próximos anos. Com o crescimento recente da modalidade EaD e o seu atual protagonismo, principalmente após a pandemia de COVID-19, as análises e estudos acerca do ensino à distância ganharam espaço. Soma-se a isso o fato de que na nova dinâmica das relações sociais, em que a geração de conhecimento é responsável por vantagens políticas e econômicas. Foi realizado um levantamento bibliográfico para elaboração de um panorama do contexto social geral das principais políticas ao longo da trajetória da modalidade e em especial das duas principais políticas públicas para a EaD recentes: a LDB e a UAB, além de uma problematização dessas duas últimas. Foi constatado que ambas as políticas tinham por finalidade a expansão de vagas tendo por justificativa que ampliar o acesso ao ensino superior significaria também uma melhoria das condições de vida, o que está atrelado a uma concepção da Teoria do Capital Humano, onde existe uma relação em que maior qualificação se reflete em melhores os retornos financeiros. Uma outra justificativa usada para as políticas foi a de valorização dos professores, o que se constatou como uma contradição na realidade, uma vez que representaram na realidade uma precarização das relações de trabalho docentes.
id UFF-2_edc328236ec2d720daa7be01b1c35cf7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25541
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling EAD no Brasil: políticas e perspectivasEducação a distânciaLei de Diretrizes e BasesUniversidade Aberta do BrasilEnsino a distânciaLei de diretrizes e basesUniversidade Aberta do BrasilDistance learningLei de Diretrizes e BasesOpen University of BrazilO objetivo do presente trabalho é analisar as políticas e as perspectivas relacionadas à implementação da modalidade de ensino que promete crescer e ter ainda mais espaço na sociedade brasileira nos próximos anos. Com o crescimento recente da modalidade EaD e o seu atual protagonismo, principalmente após a pandemia de COVID-19, as análises e estudos acerca do ensino à distância ganharam espaço. Soma-se a isso o fato de que na nova dinâmica das relações sociais, em que a geração de conhecimento é responsável por vantagens políticas e econômicas. Foi realizado um levantamento bibliográfico para elaboração de um panorama do contexto social geral das principais políticas ao longo da trajetória da modalidade e em especial das duas principais políticas públicas para a EaD recentes: a LDB e a UAB, além de uma problematização dessas duas últimas. Foi constatado que ambas as políticas tinham por finalidade a expansão de vagas tendo por justificativa que ampliar o acesso ao ensino superior significaria também uma melhoria das condições de vida, o que está atrelado a uma concepção da Teoria do Capital Humano, onde existe uma relação em que maior qualificação se reflete em melhores os retornos financeiros. Uma outra justificativa usada para as políticas foi a de valorização dos professores, o que se constatou como uma contradição na realidade, uma vez que representaram na realidade uma precarização das relações de trabalho docentes.The objective of the present work is to analyze the policies and perspectives related to the implementation of an educational modality that promises to grow and have even more space in Brazilian society in the coming years. With the recent growth of the distance learning modality and its current role, especially after the COVID-19 pandemic, analysis and studies on distance learning have gained space. Besides the fact that in the new dynamics of social relations, in which the generation of knowledge is responsible for political and economic advantages. A bibliographic survey was carried out to prepare an overview of the general social context of the main policies along the modality's trajectory and in particular of the two major recent public policies: LDB and UAB, in addition to a problematization of the latter two. It was found that both policies aimed at expanding vacancies, with the justification that expanding access to higher education would also mean an improvement in living conditions, which is linked to a conception of the Theory of Human Capital, where there is a relationship in which higher qualifications are reflected in better financial returns. Another justification used for the policies was that of valuing teachers, which was found to be a contradiction in reality, since they actually represented a precariousness of teaching work relationships.Teixeira, Carlos Sávio GomesMoreira, Jaqueline de Oliveira2022-07-04T17:05:49Z2022-07-04T17:05:49Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25541CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-04T17:05:53Zoai:app.uff.br:1/25541Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-07-04T17:05:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv EAD no Brasil: políticas e perspectivas
title EAD no Brasil: políticas e perspectivas
spellingShingle EAD no Brasil: políticas e perspectivas
Moreira, Jaqueline de Oliveira
Educação a distância
Lei de Diretrizes e Bases
Universidade Aberta do Brasil
Ensino a distância
Lei de diretrizes e bases
Universidade Aberta do Brasil
Distance learning
Lei de Diretrizes e Bases
Open University of Brazil
title_short EAD no Brasil: políticas e perspectivas
title_full EAD no Brasil: políticas e perspectivas
title_fullStr EAD no Brasil: políticas e perspectivas
title_full_unstemmed EAD no Brasil: políticas e perspectivas
title_sort EAD no Brasil: políticas e perspectivas
author Moreira, Jaqueline de Oliveira
author_facet Moreira, Jaqueline de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Carlos Sávio Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Jaqueline de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Lei de Diretrizes e Bases
Universidade Aberta do Brasil
Ensino a distância
Lei de diretrizes e bases
Universidade Aberta do Brasil
Distance learning
Lei de Diretrizes e Bases
Open University of Brazil
topic Educação a distância
Lei de Diretrizes e Bases
Universidade Aberta do Brasil
Ensino a distância
Lei de diretrizes e bases
Universidade Aberta do Brasil
Distance learning
Lei de Diretrizes e Bases
Open University of Brazil
description O objetivo do presente trabalho é analisar as políticas e as perspectivas relacionadas à implementação da modalidade de ensino que promete crescer e ter ainda mais espaço na sociedade brasileira nos próximos anos. Com o crescimento recente da modalidade EaD e o seu atual protagonismo, principalmente após a pandemia de COVID-19, as análises e estudos acerca do ensino à distância ganharam espaço. Soma-se a isso o fato de que na nova dinâmica das relações sociais, em que a geração de conhecimento é responsável por vantagens políticas e econômicas. Foi realizado um levantamento bibliográfico para elaboração de um panorama do contexto social geral das principais políticas ao longo da trajetória da modalidade e em especial das duas principais políticas públicas para a EaD recentes: a LDB e a UAB, além de uma problematização dessas duas últimas. Foi constatado que ambas as políticas tinham por finalidade a expansão de vagas tendo por justificativa que ampliar o acesso ao ensino superior significaria também uma melhoria das condições de vida, o que está atrelado a uma concepção da Teoria do Capital Humano, onde existe uma relação em que maior qualificação se reflete em melhores os retornos financeiros. Uma outra justificativa usada para as políticas foi a de valorização dos professores, o que se constatou como uma contradição na realidade, uma vez que representaram na realidade uma precarização das relações de trabalho docentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-04T17:05:49Z
2022-07-04T17:05:49Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/25541
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838782893850624