Planejamento e registro na educação infantil: itinerários de professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Samara Guedes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15939
Resumo: A presente monografia investiga o uso dos registros na educação infantil e suas possíveis relações com o planejamento, tomando como referência a criança, que deve ser o centro do projeto pedagógico. Tais instrumentos fazem parte do cotidiano de muitas escolas de infâncias, mas a dúvida é: estes se relacionam na prática e reconhecem a criança como sujeito dos processos de ensino-aprendizagem? Na tentativa de responder a essa pergunta, o estudo foi realizado na articulação de três procedimentos: 1) levantamento das bases legais que sustentam a educação infantil no Brasil, para reconhecimento das concepções e orientações nelas presentes; 2) discussão dos conceitos de registro e planejamento, por meio de estudo bibliográfico, principalmente de autoras brasileiras; 3) entrevistas com professoras que atuam na educação infantil, sobre a utilização do registro e do planejamento no chão da escola. Notou-se que os registros escritos e fotográficos são os mais utilizados pelas professoras entrevistadas e que sim, tais instrumentos alimentam diretamente o planejamento, organizado principalmente por projetos de trabalho, compreendendo a criança como protagonista
id UFF-2_ee10bb5861bae7b216eec7acf110d6cb
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15939
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Planejamento e registro na educação infantil: itinerários de professorasEducação infantilRegistroPlanejamentoCriança protagonistaEducação infantilProcesso de ensino-aprendizagemEarly childhood educationRegisterPlanningChild protagonistA presente monografia investiga o uso dos registros na educação infantil e suas possíveis relações com o planejamento, tomando como referência a criança, que deve ser o centro do projeto pedagógico. Tais instrumentos fazem parte do cotidiano de muitas escolas de infâncias, mas a dúvida é: estes se relacionam na prática e reconhecem a criança como sujeito dos processos de ensino-aprendizagem? Na tentativa de responder a essa pergunta, o estudo foi realizado na articulação de três procedimentos: 1) levantamento das bases legais que sustentam a educação infantil no Brasil, para reconhecimento das concepções e orientações nelas presentes; 2) discussão dos conceitos de registro e planejamento, por meio de estudo bibliográfico, principalmente de autoras brasileiras; 3) entrevistas com professoras que atuam na educação infantil, sobre a utilização do registro e do planejamento no chão da escola. Notou-se que os registros escritos e fotográficos são os mais utilizados pelas professoras entrevistadas e que sim, tais instrumentos alimentam diretamente o planejamento, organizado principalmente por projetos de trabalho, compreendendo a criança como protagonistaThis monograph investigates the use of records in early childhood education and its possible relationships with planning, taking as reference the child, which should be the center of the pedagogical project. Such instruments are part of the daily life of many schools of childhoods, but the question is: do they relate in practice and recognize the child as the subject of teaching-learning processes? In an attempt to answer this question, the study was conducted in the articulation of three procedures: 1) survey of the legal bases that support early childhood education in Brazil, in order to recognize the conceptions and orientations present in them; 2) discussion of the concepts of registration and planning, through bibliographic study, mainly of Brazilian authors; 3) interviews with teachers working in early childhood education, about the use of registration and planning on the school floor. It was noticed that the written and photographic records are the most used by the interviewed teachers and that yes, such instruments directly feed the planning, organized mainly by work projects, understanding the child as the protagonistOstetto, Luciana EsmeraldaMaia, Marta Nidia Varella GomesSilva, Samara Guedes da2020-11-15T18:25:37Z2020-11-15T18:25:37Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15939http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-18T13:21:00Zoai:app.uff.br:1/15939Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:29.482949Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento e registro na educação infantil: itinerários de professoras
title Planejamento e registro na educação infantil: itinerários de professoras
spellingShingle Planejamento e registro na educação infantil: itinerários de professoras
Silva, Samara Guedes da
Educação infantil
Registro
Planejamento
Criança protagonista
Educação infantil
Processo de ensino-aprendizagem
Early childhood education
Register
Planning
Child protagonist
title_short Planejamento e registro na educação infantil: itinerários de professoras
title_full Planejamento e registro na educação infantil: itinerários de professoras
title_fullStr Planejamento e registro na educação infantil: itinerários de professoras
title_full_unstemmed Planejamento e registro na educação infantil: itinerários de professoras
title_sort Planejamento e registro na educação infantil: itinerários de professoras
author Silva, Samara Guedes da
author_facet Silva, Samara Guedes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ostetto, Luciana Esmeralda
Maia, Marta Nidia Varella Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Samara Guedes da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Registro
Planejamento
Criança protagonista
Educação infantil
Processo de ensino-aprendizagem
Early childhood education
Register
Planning
Child protagonist
topic Educação infantil
Registro
Planejamento
Criança protagonista
Educação infantil
Processo de ensino-aprendizagem
Early childhood education
Register
Planning
Child protagonist
description A presente monografia investiga o uso dos registros na educação infantil e suas possíveis relações com o planejamento, tomando como referência a criança, que deve ser o centro do projeto pedagógico. Tais instrumentos fazem parte do cotidiano de muitas escolas de infâncias, mas a dúvida é: estes se relacionam na prática e reconhecem a criança como sujeito dos processos de ensino-aprendizagem? Na tentativa de responder a essa pergunta, o estudo foi realizado na articulação de três procedimentos: 1) levantamento das bases legais que sustentam a educação infantil no Brasil, para reconhecimento das concepções e orientações nelas presentes; 2) discussão dos conceitos de registro e planejamento, por meio de estudo bibliográfico, principalmente de autoras brasileiras; 3) entrevistas com professoras que atuam na educação infantil, sobre a utilização do registro e do planejamento no chão da escola. Notou-se que os registros escritos e fotográficos são os mais utilizados pelas professoras entrevistadas e que sim, tais instrumentos alimentam diretamente o planejamento, organizado principalmente por projetos de trabalho, compreendendo a criança como protagonista
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-15T18:25:37Z
2020-11-15T18:25:37Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/15939
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823614811439104